.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

SER UM MILITANTE DESTA DOUTRINA - Henrique Ribeiro Bastos


REFLEXO - Ele está estudando as obras desta Doutrina, está pondo disciplina no seu viver, com a finalidade de preparar-se para ser um militante desta Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - É um belo pensamento, porque as portas das Casas Racionalistas Cristãs não se abrem automaticamente. É preciso a presença de seres encarnados conscientes do que representa a Doutrina na Terra e que se predisponham a servi-la com liberdade de pensamentos, haja vista que não se obriga ninguém a ser racionalista cristão, porque tudo aquilo que é obrigado não tem valor.

É preciso que a criatura manifeste-se de livre e espontânea vontade, para entender a finalidade destes ensinamentos. Só assim terá valor sua presença aqui. Fora disso, ela nada representará perante a Doutrina Racionalista Cristã. Se o seu assistido está querendo estudar a analisar as obras, ele que continue com esses pensamentos e nunca estará sozinho, pois quem pensa bem, está sempre bem assistido.

A criatura que deseja o bem aos outros, também recebe este mesmo bem. Portanto, servir a esta Causa, que não é só nossa, mas de toda a humanidade, é um grande passo que dá o espírito encarnado. Conhecendo a finalidade destes ensinamentos, que são imorredouros, é que o espírito, como partícula da Inteligência Universal que também é indestrutível, tem a consciência plena de servi-la com desprendimento.

REFLEXO - Disseram que aqui os trabalhos eram diferentes, e ela aí está constatando a Verdade.

DOUTRINAÇÃO - É diferente mesmo, porque nas Casas Racionalistas Cristãs não há sensacionalismo, não se fala para agradar, nem se fala às paredes. Fala-se para o ser pensante que, uma vez aqui estando, vem para aprender a investigar, e através dessa investigação é que o espírito atinge o conhecimento da sua própria imortalidade. Quando ele atinge esses conhecimentos e toma consciência da sua composição astral e física, como Força e Matéria que é, começa a andar na Terra de cabeça erguida e descobre que está neste planeta de passagem, fazendo um curso de aprendizagem de posse de um corpo matéria.

Sentir as asperezas do meio ambiente é sentir de perto a vibração existente na atmosfera da Terra, como estamos sentindo agora. A cada ano que passa, a vibração de inferioridade, materialidade e de exploração do ser humano é mais intensa. É um absurdo o comércio que se faz em nome de Jesus Cristo; isso um dia irá desaparecer da face da Terra. Só assim o planeta Terra será um ambiente diferente. Porque agora só se pensa no estômago, não se pensa no espírito. É um erro muito grave do ser encarnado. Esta é a grande realidade.

A Doutrina é diferente, porque falando a Verdade é sempre diferente, como fez Jesus Cristo naquela época, e os homens pregaram-no na cruz. Disse ele, naquele tempo, a Verdade nua e crua e a Doutrina também a diz, porque ela é independente e tem melhores condições de dizê-la, pois ela é a Verdade.

REFLEXO - A minha intuída aí se encontra pensando que através desta Doutrina está vivendo os melhores dias da sua vida. Está estudando as obras e pondo em prática os princípios, com muita força de vontade de se esclarecer sobre a vida material e espiritual.

DOUTRINAÇÃO - É preciso ter muita força de vontade. A criatura que foi educada no meio místico desde sua infância, quando começa a estudar a Doutrina Racionalista Cristã, faz uma lavagem cerebral do que foi impregnado no seu subconsciente. Passa ela a mão no corpo, apalpando-se para saber se é ela mesma, de tantas coisas que adquiriu na sua infância e agora está retirando todo esse misticismo violento que atrofia a capacidade de raciocinar. A sua assistida, portanto, está certa; o campo de estudo é incomensurável, abrange toda a ciência da vida.

A Doutrina Racionalista Cristã é objetiva a clara. Uma vez a aprendendo, a criatura passa a viver livremente, porque liberdade quer dizer liberdade de raciocínio. Viver com esse raciocínio embotado no misticismo e dizer que é livre é uma mentira, é hipocrisia e a Doutrina fala isso com clareza.

REFLEXO - Pelas poucas vezes que o meu intuído veio a esta Casa, analisa que nunca freqüentou um ambiente com tanta calma, tanta serenidade, tanta disciplina e todos se mantêm em silêncio.

DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã é simples e objetiva. Não há rodeio dentro das suas Casas. Há, sim, sinceridade e o desejo de ver o seu semelhante esclarecer-se livremente. Portanto, onde está a presença desta cautela e desta calma, estão também as Forças Superiores, que têm capacidade para limpar psiquicamente as criaturas que aqui estão presentes. Não só as que estão presentes, como também as que estão ausentes, desde que tenham seus pensamentos voltados para as coisas sérias da vida. Onde estiver uma criatura com o pensamento positivo, há um pólo atrativo das Forças Superiores que são Forças do Bem. É por isso que ainda se abrem as Casas Racionalistas Cristãs.

O dia em que a humanidade atingir esses conhecimentos, não haverá mais necessidade de se abrirem Casas Racionalistas Cristãs, porque existirão lares bem formados, que serão as Casas Racionalistas Cristãs do futuro. Falarão pelos exemplos, pelas atitudes de bem, pela maneira franca de se conduzirem, pela sinceridade, pela espiritualidade e pelo amor ao próximo.


REFLEXO - Ele aceitou o convite do amigo para assistir a esta sessão, está maravilhado com tudo que está ouvindo e não sabe como o senhor tem capacidade para explicar tantas coisas.

DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã é diferente. Diferente porque nos seus ensinamentos não há rodeios, nem subterfúgios, há sim a Verdade. Quando se diz a Verdade, as coisas são mais objetivas, claras e fáceis de serem compreendidas. A Doutrina veio à Terra para ensinar as criaturas a viverem livremente. A liberdade faz parte da evolução do espírito, mas dentro dessa liberdade existe a responsabilidade de cada um.

Se a criatura veio a esta Casa e gostou destes ensinamentos, poderá voltar aqui quantas vezes quiser. Nesta Casa não se faz comércio, não há bandejas para pedir óbolos de quem quer que seja, há franqueza de alma a isso faz bem ao espírito, porque o espírito precisa da Verdade. “Somente a Verdade vos libertará”, disse o meigo Nazareno há dois mil anos.

Em 1910 esta Doutrina foi implantada por Luiz de Mattos juntamente com seu companheiro Luiz Thomaz, que é o Presidente Astral desta Casa, duas almas francas, leais, sinceras e desprendidas, vivendo mais para o imaterial, porque viviam mais para o espírito do que para a matéria. Souberam representar física e espiritualmente a Doutrina.

Logo em seguida surgiu Antonio do Nascimento Cottas que consolidou a Doutrina Racionalista Cristã. Trabalhou este em vida física mais de cinqüenta anos na cabeceira da mesa da Casa Chefe, no Rio de Janeiro. Foram recebidas e respondidas milhares de cartas por aquele espírito quando encarnado. São lições de vida que estão nos livros Cartas doutrinárias. Foram eles que nos legaram essa precisa Doutrina Racionalista Cristã.