.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

FILOSOFIA ESPIRITUALISTA CRISTÃ – Maria Thomazia

REFLEXO - Ele está-se aprofundando nos estudos das obras desta Doutrina, pois acha que é muito importante para a criatura; e quer aprender, para poder ser um auxiliar da Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Ele está de parabéns! Realmente, a ciência explanada pela Doutrina Racionalista Cristã requer estudo, conhecimento e análise profunda da extensão dos ensinamentos. O que representa esta filosofia espiritualista no conceito humano? O que é seu significado como “ciência da vida”? Por que tem o nome de “ciência da vida”?

Porque nos esclarece todos os porquês da vida além túmulo, da vida transcendental do espírito e não só sobre a vida material.

O que é preciso é muito estudo, muita dedicação para entender o que sejam Força e Matéria, hoje divulgadas pelo Racionalismo Cristão, mas antes, grandes cientistas queimaram as pestanas, elaboraram pesquisas e estudos para explicarem o que são Força e Matéria, mas não chegaram a conclusão nenhuma; confundiram-nas com força material.

Explicamos Força e Matéria através do livro Racionalismo Cristão. A Força Inteligente é que movimenta, não só o minúsculo planeta Terra, mas todos os mundos que rolam no infinito absoluto e belo.

É preciso que a criatura estude, analise e compreenda o que são Força e Matéria na sua expressão correta, explanada pela Doutrina Racionalista Cristã. Assim compreendendo, ele poderá se apresentar numa sexta-feira, no horário das 13 às 14 horas, para expor seu ponto de vista, para depois, ser um soldado das Forças Superiores, para trabalhar juntamente conosco, para bem servir esta humanidade que tanto precisa de orientação sadia.

REFLEXO - A minha intuída veio a esta Casa Racionalista Cristã pela primeira vez. Está admirada com tantas explicações e tanta disciplina nesta escola de espiritualidade. Ela vai continuar estudando esta Doutrina, porque está-se sentindo muito bem neste ambiente.

DOUTRINAÇÃO - Volte sempre. E, se for a outra Casa Racionalista Cristã, observará que os trabalhos são desenvolvidos igualmente, no mesmo horário, e as explanações também são iguais, porque perante a ciência da Verdade não há subterfúgios e nem evasivas. Verdade é Verdade, dita aqui ou em qualquer outra parte, é sempre a Verdade. É isso que faz questão de frisar a Doutrina Racionalista Cristã, e feliz da criatura que procura estar sempre do lado da Verdade e não ser hipócrita com ela mesma.


REFLEXO - Eu estava na casa da minha família, mas ninguém me dava atenção. Falava com eles, mas era ignorado. De repente, vim parar aqui e não conheço ninguém. Poderia o senhor dar uma explicação?

DOUTRINAÇÃO - És um espírito desencarnado. O espírito desencarnado não tem mais o corpo físico e, se não tem corpo físico, não pode usar a palavra articulada. A linguagem do espírito é o pensamento. Podias conversar em pensamento, mas não articular as palavras. Agora sim, estás, através do médium, dando teu parecer e sentimentos. Foi preciso que as Forças Superiores preparassem este ambiente para que pudesses compreender que não tens mais a matéria, e não tendo mais esse invólucro material, não podes mais estar aqui no planeta Terra e perder tempo, porque este ambiente é para os seres encarnados e não para os espíritos desencarnados.

O espírito desencarnado tem o seu mundo espiritual de acordo com seu grau de espiritualidade. Abandonando a matéria e fazendo jus à encarnação que viveu, imediatamente o espírito ascende ao seu mundo espiritual. Só então, analisará de perto tudo aquilo que realizou em proveito próprio, ou se deixou de realizar. É isso que vais fazer em fração de segundo, porque para o espírito desencarnado não há distância. É como um presente eterno.


REFLEXO - A minha assistida está seguindo as orientações aqui recebidas para se ver livre dos sofrimentos.

DOUTRINAÇÃO - Quando a criatura sofre e não tem condições de amenizar os sofrimentos, ao comparecer aqui recebe orientações e livra-se deles. Para isso foram construídas, inauguradas e entregues à sociedade as Casas Racionalistas Cristãs, para que, através desse meio social, a criatura possa compreender que uma Casa Racionalista Cristã é uma escola onde se fala da vida espiritual, para que possa compreender que ela tem duas vidas e que não pode misturar uma com a outra. Deve, sim, procurar vivê-las paralelamente. Através da disciplina rígida e da educação da vontade, ela comanda seus pensamentos.

Não pensem mal, não pensem em fracasso, porque pensar em fracasso é caminhar para ele. Pensar em doença é estar sempre doente. A criatura tem que ter convicção e pensar positivamente. Se algo de anormal ocorrer, ela que reflita e dê valor ao pensamento, irradie esse pensamento com sentimento de nobreza, eleve-o aos mundos superiores, não se lembre de pessoas nessas horas, mas, sim, das Forças Superiores que trabalham em entrosamento no espaço luminoso e belo, cuidando da evolução espiritual do planeta Terra.

Se as criaturas soubessem da grandiosidade espiritual, jamais se lamuriariam, jamais se tornariam criaturas queixosas, a exigir tudo ao seu bel-prazer, procurariam ocupar o tempo em trabalho produtivo, agiriam de forma racional e humana, porque é assim que prolongamos a nossa existência física e a saúde do corpo.

Quem não trabalha está sempre doente, porque tem tempo para pensar mal. Quem trabalha tem a mente ocupada com coisa útil e produtiva, tem mais saúde, é mais eficiente no seu labor e tem mais responsabilidade nos seus atos e pensamentos.

Portanto, tua assistida que venha mais vezes a esta Casa, para se elevar espiritual e materialmente, e não ser um trapo humano a estender o braço para pedir proteção de “A” ou de “B”, porque ela inexiste. O que existe é a vontade inquebrantável de cada um. Quando a criatura descobrir o potencial que ela possui, deixará de ser mendiga para ser uma criatura digna e virtuosa.

É isso que desejamos à tua assistida. Ela que venha a esta Casa para valorizar-se e não para pedir, porque aqui não é ambiente para peditório, aqui é ambiente de espiritualização, onde se ensina a criatura a libertar-se pela própria força de vontade, pela educação dos seus pensamentos, porque educar os pensamentos é muito importante para o ser humano.


REFLEXO - Ele já esteve no atendimento das 13 às 14 horas. Está procurando pôr em prática tudo que lhe foi aconselhado e se sente feliz.

DOUTRINAÇÃO - Está observando que aqui não existe segredo; existe interesse em esclarecer as criaturas, mas segredo não. Perante a Inteligência Universal, somos todos da mesma essência. A partícula de Força faz o seu curso evolutivo do reino mineral ao vegetal, ao animal e finalmente atinge o reino hominal, quando, então, recebe o nome de espírito.

Enquanto essa partícula estava nos reinos da natureza, as coisas vinham bem. Ao encarnar, como espírito, complica-se quando faz mau uso dos seus atributos, por isso alertamos que é preciso saber usá-los. A Doutrina veio à Terra para orientar, para esclarecer e ensinar a criatura a viver as duas vidas, a material e a espiritual.

Não existe segredo na Doutrina Racionalista Cristã, nada é oculto, tudo é feito às claras, para que o ser humano possa compreender que não existem segredos em lugar nenhum, nem milagres e nem protetores. O que existe é a vontade soberana do ser humano.

No meio social sofremos, mas se não existisse o sofrimento, não haveria razão em nossa vida. Portanto, o teu assistido está-se sentindo feliz. Deve procurar pôr em prática aquilo que ouviu nesta Casa, no horário das 13 às 14 horas. Sempre ensinamos aos que nos procuram que tenham cuidado com seus pensamentos, que façam as irradiações às 7 e às 20 horas e que disciplinem a vida, pois a Inteligência Universal está em toda parte ao mesmo tempo.

É preciso que o ser encarnado compreenda que ele é um Universo em miniatura. Devemos ter disciplina para realizarmos nosso trabalho, isto é o que exige a Doutrina Racionalista Cristã. Se a criatura faz hoje as irradiações às 6 horas e amanhã às 7 horas, está sendo indisciplinada e não poderá ter contato com as Forças do Bem.

Predispondo-se a irradiar todos os dias às 5 horas da manhã, estará dentro de uma disciplina rigorosa, estabelecida por ela mesma, entrando em contato com a Inteligência Universal. São verdades cristalinas, não há evasivas, não se fala para agradar, mas para acordar o espírito adormecido, sobre o que seja a vida espiritual.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA THOMAZIA

A vida é sempre trabalhosa, seja no âmbito espiritual ou no material. O trabalho está em toda parte, está no Universo, está em todo o mundo e faz-se necessário para o progresso, tanto da matéria quanto do espírito. Nas Escolas Racionalistas Cristãs, as criaturas vêm instruir-se sobre a vida espiritual, vêm aprender a viver e aprendendo a viver de um modo certo e seguro, para não haver resvalo para o erro e para o fracasso.

Querer é poder. A força de vontade reside em cada um, porque faz parte dos atributos espirituais. O pensamento, o livre-arbítrio, a força de vontade, o raciocínio são atributos que o espírito possui e com essas ferramentas facilitará a sua trajetória.

O Racionalismo Cristão faz um alerta para todos aqueles que o procuram: para aprender é preciso esforço e estudo. Oferecemos as nossas obras; elas são simples para qualquer inteligência as assimilar. É preciso ter cuidado, não usar a maledicência contra o seu semelhante, não ter inveja, ódio e rancor de ninguém.

É preciso estar sempre com a corrente do bem para haver paz e harmonia no plano físico, para poderem trabalhar tranqüilos na vida material. Pensar sempre no bem para atraí-lo, porque atraindo o bem sempre haverá felicidade.

A felicidade é algo que todos procuram obter, mas não sabem onde encontrá-la e ela está bem próxima de todos. Procurem reconhecer que, sem esforço, não poderão vencer na vida. Tudo na vida requer esforço próprio. Não esperem milagres, porque milagres não existem. Caminhem sempre e sempre pela estrada retilínea da vida, deixando para trás aqueles que não querem acompanhar a evolução. Procurem dar exemplos aos seus filhos, aos seus familiares e, se não quiserem acompanhá-los a uma Casa Racionalista Cristã, não tem importância, porque a natureza não dá salto e, mais dia, menos dia, terão o seu ponto de partida. Poderá demorar, mas esse dia chegará.

Os pais devem dar bons exemplos aos filhos, dizerem não às vontadinhas, pois mimá-los demais é estragá-los. Façam dessas criaturas homens a mulheres de verdade. Pensem que estão preparando esses espíritos para a continuidade do ser humano, e essa continuidade será sempre valiosa para aqueles que sabem receber uma educação e sabem transmiti-la.

Tragam sempre o amor em seus pensamentos, em seus espíritos, transmitindo-o, assim, aos que os rodeiam, para que estes o transmitam aos que virão ao seio da família. Assim agindo, formarão uma corrente forte e valorosa, levando todos a evoluírem. Procurem fortificar os seus espíritos através das irradiações, sempre nas horas certas, mas, se isso não for possível, não deixem, de qualquer forma, de fazer a sua limpeza psíquica.