.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

COMO MÉDICO, ESTAVA TERMINANDO UMA OPERAÇÃO - Dr. João Baptista Cottas

REFLEXO - Como médico que fui, estava terminando uma operação no meu paciente, mas fui afastado de lá. Estou neste ambiente que não conheço, mas estou me sentindo bem e vendo Luzes.

DOUTRINAÇÃO - Também estás compreendendo que não tens mais braços e nem pernas para executar teu trabalho como médico. O espírito liberto da matéria nada mais tem a executar na Terra, e a falta desses conhecimentos retardou a tua ascensão ao teu mundo espiritual. Somente agora, através dessa corrente fluídica, organizada pelas Forças Astrais Superiores, estás conhecendo esse fenômeno natural.
Como médico que foste, desconhecias a parte espiritual, e o desconhecimento causou retardamento na tua evolução espiritual, pois pensavas que ainda trabalhavas naquele hospital.

REFLEXO Hoje ele resolveu vir a esta Casa, mas é evangélico. Deixou a Bíblia de lado e veio conhecer esta Doutrina, pois ouviu falar muito nela. Eu não estou satisfeito, porque estava sempre ao lado dele.

DOUTRINAÇÃO É, meu amigo, estavas acostumado a sentimentalismo, o que é muito prejudicial à evolução espiritual. Jesus Cristo, quando veio à Terra, foi muito franco, sincero, verdadeiro, genuíno, não dizia coisas para agradar, e sim, para acordar. É o que se faz nas Casas Racionalistas Cristãs, nas sessões que são realizadas às segundas, quartas e sextas feiras. Tudo é feito para ensinar à criatura que deve higienizar seu ambiente através das irradiações, disciplinarmente, às 7 e às 20 horas.

Não nos interessa se ele é evangélico ou de outra religião qualquer, o que importa é que é um cristão. Tem ele o mesmo direito de fazer o que Cristo recomendava: examinem todas as coisas e retenham o que é bom. Por isso, é preciso que as criaturas pesquisem, analisem, estudem e tirem conclusões com raciocínio livre, buscando, na luz dessa mesma razão, a clareza da Verdade, porque ela pertence a todos.

REFLEXO Ela não está coordenando seus pensamentos. Mantém se em atitudes muitas vezes estranhas; uma confusão contra ela mesma.

DOUTRINAÇÃO O que tu estavas fazendo lá?

REFLEXO Estava socorrendo ela.

DOUTRINAÇÃO Por isso ela não tem condições de coordenar os pensamentos; era a tua presença. Nada acontece por acaso, para tudo há uma razão de ser. A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para ensinar a criatura a viver as duas vidas, a material e a espiritual, e ocupar o tempo com coisas úteis, no trabalho produtivo, para que o pensamento fique ligado a uma fonte produtiva, de bem pensar para bem atrair. Mas quando a criatura desconhece sua composição astral e física, não tem ela o conhecimento de que o pensamento é um poder espiritual, e que através desse mesmo pensamento ela se conturba, e uma vez conturbado seu espírito, pela influência deletéria de elementos astrais negativos, como é o teu caso, ela não pode orientar os pensamentos, por desconhecer o que é o pensamento.

No dia em que a humanidade se conhecer como Força e Matéria e souber que o pensamento é um poder espiritual, terá mais cuidado para pensar bem e atrair o bem, e não ocupar o tempo em coisas inúteis, porque é isso que está faltando na Terra: orientações sadias de leis espirituais, e essas lições têm sido desfraldadas, desde 1910, pela bandeira do Racionalismo Cristão, que não tem outra finalidade senão dizer à criatura que tenha cuidado com seus pensamentos, porque é no pensamento que está o segredo, o êxito, mas é também pelos pensamentos que a criatura poderá se tornar infeliz.

E agora, como espírito liberto da matéria, irás alar ao teu mundo espiritual para compreenderes de perto teu estado, e ela que venha mais vezes a esta Casa, não pense em espíritos, ocupe o tempo no trabalho produtivo, não fale da vida alheia e procure ler bons autores, para se orientar espiritualmente e ter uma vida regular.

REFLEXO - Eu sempre andei do lado dela, sempre dei intuições para que ela fizesse as coisas certas. Hoje ela veio a esta Casa a convite de uma amiga, e eu não estou nada satisfeito, porque estou preso. Separaram-me dela.

DOUTRINAÇÃO - É claro, porque estavas contrariando as leis comuns e imutáveis, e também desrespeitando tua assistida, porque não cuidaste de ti mesmo. Quem não tem não pode dar. Querias atrapalhar aquela criatura, e ela contrariando a tua vontade, veio a esta Casa hoje, e tu estás sendo beneficiado. Vê aí a diferença. Quando mandavas na vontade dela, nenhum dos dois progredia. Hoje ela contrariou a tua vontade, e não deu vazão aos teus pensamentos, para investigar o que aqui se fala, e foi o suficiente para te afastar do lado dela.

Agora, irás ao teu mundo espiritual, e ela que procure estudar os porquês da vida, para não ficar de um lado para outro, como um joguete de elementos astrais da tua categoria.

REFLEXO - Estávamos todos naquele lar, mas eles fizeram as irradiações e agora estamos todos aqui. Não podemos fazer nada.

DOUTRINAÇÃO - Se as criaturas compreendessem o que é a vontade posta em ação, e conhecendo o valor dessas irradiações, não deixariam nunca de praticá-las nos horários determinados, às 7 e às 20 horas, porque é uma prática sadia que deve ser posta em evidência todos os dias, para bem pensar, bem atrair, e auxiliar os espíritos dessa categoria, que existem na atmosfera da Terra como chuva miudinha, a evoluírem. Essa evolução só será feita através do alto psiquismo que é ensinado nas Casas Racionalistas Cristãs, evidenciando os fatos, porque contra os fatos não há argumento, todos sabemos.

Uma vez conhecendo nossa composição astral e física, e que tudo nos vem de fora, atraímos os elementos invisíveis pelos nossos pensamentos. Naquela casa, no horário regulamentar, fizeram as irradiações mentais. Foi o suficiente. Agora, estão à espera das determinações do Astral Superior para poderem alar ao seu mundo. Partam com a nossa irradiação.

REFLEXO - Foi difícil terminar meu sofrimento naquele hospital. Preso naquela cama, foi muito difícil a minha transição. Estou me sentindo bem, apesar de não conhecer este ambiente.

DOUTRINAÇÃO - É, meu amigo, isso acontece com milhares e milhares de espíritos que ao se desgarrarem da matéria, sofrem as injunções produzidas por um viver errôneo.

Se tu tivesses o conhecimento da verdadeira vida espiritual, quem sabe terias uma desencarnação mais tranqüila.

O sofrimento é oriundo do planeta Terra, e muitas vezes o espírito necessita sofrer, mesmo no final da existência física, para depurar-se, espiritualmente falando. O sofrimento faz bem ao espírito, ninguém sofre por acaso, existe sempre a razão desse sofrimento. Agora, como espírito liberto da matéria, não tens mais aquele corpo físico que te fazia sofrer. Estás entre amigos, sendo irradiado pelas Forças Astrais Superiores, essas almas boníssimas que trabalham em entrosamento com as Casas Racionalistas Cristãs, fluidificando o ambiente através dos fluidos espargidos pelos Espíritos Superiores, beneficiando o encarnado e levando conforto também ao desencarnado.

Uma vez esclarecido e compreendendo que não há mais nada a realizar na Terra, irás ao teu plano espiritual para analisar o teu quadro fluídico. Poderás ver não só esta encarnação que passaste de sofrimento, de torturas e de angústia, mas também rever algumas encarnações que tiveste e que foram aproveitadas.

Assim é a luta constante do espírito, até que ele possa um dia atingir os conhecimentos máximos e não mais voltar ao planeta Terra para evoluir, porque a evolução será realizada em outros planos.

REFLEXO - Eu sei que sou uma boa enfermeira, cuido bem dos meus pacientes, e agora me tiraram de lá, não conheço nada, não sei determinar nada. Estava muito acostumada com o meu serviço. Quero uma explicação. Onde me encontro?

DOUTRINAÇÃO - É porque já desencarnaste. Não estás falando num corpo de enfermeira e, sim, através de um médium. Agora estás aqui entre amigos, não no hospital, mas numa Casa Racionalista Cristã, para compreender tudo isso. Não podemos realizar nada sem o corpo físico, que é uma veste, é um agasalho do espírito, e é através desse corpo matéria, usado pelo espírito, que nós trabalhamos.

Como enfermeira tinhas teu trabalho e, uma vez desencarnada, nada mais tens a realizar na Terra, não tens mais laços familiares, o espírito pertence à família astral e tu desconhecias essas Verdades. Estavas na Terra pensando que ainda estavas encarnada. Isso é um atraso para o progresso do espírito, mas ocorre por falta de espiritualidade, e o que mais falta é o conhecimento das leis espirituais. Fala-se muito em deuses, em santos, em proteções de “A” ou de “B”, mas a realidade que a maioria desconhece é que somos partículas da Inteligência Universal.

Quando a criatura compreender essas Verdades, o espírito ao desencarnar não ficará na atmosfera da Terra, na invisibilidade, perdendo tempo, como tu estavas até o presente momento. Foi preciso o Astral Superior coarctar o teu livre-arbítrio para estares aqui externando teus sentimentos, como enfermeira que eras. Agora és um espírito liberto da matéria, e não podes cuidar de pacientes. Precisas cuidar de ti mesmo. Parte com a nossa irradiação amiga.

REFLEXO - É a primeira vez que ela vem a esta Casa. Veio a conselho de uma amiga. Seu companheiro foi embora, deixando-a com três filhos. Ela está desnorteada e não sabe o que fazer.

DOUTRINAÇÃO - É preferível viver sozinha a ter que viver mal acompanhada. Esta é a realidade da vida. Se ele deixou a esposa com três filhos, é porque não tem qualidade moral, apenas estava fazendo número, perdendo tempo, porque um companheiro dessa categoria é muito mais prejudicial para essas criaturas.

Ela como mãe, com seu amor, vai encontrar soluções para seus problemas, esquecendo aquela criatura que foi ingrata, que não soube respeitá-la, nem aos filhos. A vida tem que ser vivida com amor, e deixando a esposa ele não merece ser chamado de pai. Deve ser esquecido até pelos próprios filhos, que são a verdadeira razão da vida. E a Doutrina não fala para agradar ao espírito. Se ela vier mais vezes a esta Casa vai espiritualizar-se aos poucos. Quantas mães já passaram por isso! Depois de abandonadas educaram os filhos, e são chamadas de heroínas!

Quem sabe ela vai ser uma heroína sem a presença desse pai ingrato? Procure fazer a higiene mental todos os dias.

REFLEXO - Eu não agüentava mais meu sofrimento. Pus fim à minha vida. Para que viver daquela maneira? Agora estou sofrendo mais ainda do que quando tinha o corpo físico. Estou arrependido, mas fazer o quê?

DOUTRINAÇÃO - Foste um covarde. O espírito é Força, é indestrutível, é partícula da Força Criadora que se desprende dessa Força e vem à Terra fazer um curso de evolução. Não há nada que possa destruí-lo, ele é imortal. Desconhecias essas Verdades, e causaste esse crime que lesou a tua espiritualidade, porque quem age dessa forma é indigno, e nós não podemos ser indignos. Agora estás arrependido, porque estás reconhecendo o crime que praticaste, tirando tua própria vida, para resolver problemas, quando os problemas são de ordem espiritual. Como podemos solucioná-los, se o mal não está na matéria, e, sim, no espírito?

Se a criatura compreender tudo isso, ela procura pautar sua vida através de exemplos, dar mais valor ao pensamento, falar menos e pensar mais, ter tranqüilidade de espírito, dar mais valor às orientações criteriosas, dar mais força ao ser humano, para que ele vença as batalhas que a vida oferece.

Todos nós temos problemas, uns mais outros menos. Há criatura que perde um membro do corpo, um braço ou uma perna ou mesmo as duas pernas, e executa seu trabalho. Ele dá exemplo às demais criaturas, que têm o corpo perfeito. O querer é um poder, ele executa trabalhos admiráveis, sendo realizado por uma criatura que tem o corpo físico defeituoso.

Vejamos o que aconteceu com Braille: depois de cego criou o alfabeto em relevo para ajudar os cegos, porque sabia que pelo contato com as letras daria para identificá-las. Esse foi exemplo legado à sociedade.

O espírito é imortal, é detentor da Verdade e tu causaste todo esse prejuízo a ti mesmo. Mas, passou, e não estamos aqui para julgar. Quem somos nós, para julgar? Ao chegares ao teu mundo, poderás analisar de perto teu quadro fluídico e observarás que cometeste uma barbaridade para o teu progresso.

REFLEXO - Ela está observando esta sessão e está gostando muito. Tem esperança de trabalhar como todos esses que estão em volta dessa mesa. Para isso está estudando, para se oferecer a trabalhar por essa Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Qual é o problema? Não há problema. Tudo o que os outros fazem nós podemos realizar, depende de nossa vontade, do querer, dando tempo ao tempo, estudando e analisando a Doutrina Racionalista Cristã. Ela é clara e objetiva, não há nela rodeios, fala diretamente a Verdade nua e crua, como dizia Jesus, como dizia Luiz de Mattos, Luiz Thomaz e Antônio Cottas.

Milhares e milhares de espíritos que vieram à Terra, simples e desprendidos, foram francos e verdadeiros e assim tem que ser a vida do ser humano na Terra. Saber que não há diploma nesta vida, mas que há vontade da criatura. O ser humano é o que pensa e o que quer ser. Uma vez se conhecendo, vai tendo aquela responsabilidade à toda prova e depois se apresenta para trabalhar numa Casa Racionalista Cristã. E, quando é aceita, é uma festa e alegria, porque a criatura sabe que não está trabalhando para ela, mas, sim, para toda a humanidade.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas de princípios e de moral, onde as Forças Astrais Superiores se apóiam nestas correntes fluídicas, e vêm espargir seus fluidos sobre todos os que estão presentes e os ausentes que estão com os pensamentos voltados para essas Casas. O Astral Superior não perde tempo para amenizar a dor e o sofrimento do ser humano. É preciso que tenhamos confiança e disciplina, porque sem disciplina nada podemos realizar.

REFLEXO - Hoje ela acordou indisposta, com mal-estar, só tinha vontade de chorar, sem saber o motivo. Não queria fazer nada, como não fez, e veio a esta Casa para sentir um alívio e sair melhor do que estava.

DOUTRINAÇÃO - Isso é sintoma de obsessão. É uma prova evidente da tua presença ao lado da tua assistida, porque nada acontece por acaso. A obsessão é anormalidade que é produzida por seres desencarnados. A criatura disciplinada é um composto de Força e Matéria, ela atrai e repele. A indisciplinada, não repele os pensamentos ruins, tétricos e inferiores. É o que tu produzias ao lado dela. Não é verdade?

REFLEXO - Eu só queria fazer o bem.

DOUTRINAÇÃO - Por isso ela não sabia o que estava fazendo, nem o que estava pensando, só tinha vontade de chorar, outros só têm vontade de falar da vida alheia, outros, de comer com exagero, de falar sozinho, são todos tipos de obsessão. Tudo isso deve ser observado no ser humano. Se a criatura tem conhecimento de sua composição astral e física, e sabe o que é o pensamento em ação, ela é uma pessoa equilibrada, não fica a rir, a chorar, nem há razão para isso; tem que enfrentar a vida com seriedade. Se ela vier mais vezes a esta Casa, vai deixar de chorar, irá ter confiança e enfrentará as vicissitudes da vida, que todos temos que enfrentar.

REFLEXO - Eu me sentia muito bem onde estava. Por que foram me buscar? Eu não gosto de receber sermões. Estou vendo que todos aqui estão recebendo sermões.

DOUTRINAÇÃO - Mas o espírito, meu amigo, não veio à Terra para ser um indolente. Deixaste a matéria e ficaste acomodado. E aqui não é morada permanente dos espíritos. Estamos de passagem; sabendo disso, a criatura tem que deixar de ser indolente, para ser uma criatura positiva e eficiente, solucionar os problemas, não ficar acomodado como estás, parecendo um parasita que não sai do lugar. Veja o que te cerca, essas Forças que te envolvem, neste instante, para o cumprimento dos deveres, e que não tens tempo a perder.

O espírito não veio à Terra para perder tempo nababescamente, ele veio para evoluir através de múltiplas reencarnações. Se não fizer nesta encarnação, vai fazer em outras, milhares de vezes. Ele tem que atingir a meta final num extremo absoluto do qual faz parte, e não tem outra saída. Depois vem em outra encarnação a dizer: “não sei por que sofro tanto”, “o que é que estou fazendo?”. É indolência no passado, como aconteceu contigo, e é o que acontece no presente.

Para teu progresso cabe a ti solucionar todas essas indolências, todos os teus problemas, ninguém te poderá ajudar. São Verdades cristalinas, “não as faças, que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”, e tu estavas pensando indolentemente.

ASTRAL SUPERIOR
JOÃO BAPTISTA COTTAS

Nunca é tarde para a criatura esclarecer-se. O espírito não tem idade, é partícula da Inteligência Universal. E, conhecendo a sua composição astral e física, cuidando-se bem, poderá chegar a uma idade avançada, lúcido, consciente, trabalhando e não precisando de terceiros para se locomover. Mas a criatura tem que estar consciente de que as duas vidas caminham paralelamente uma a outra, tratando bem do corpo físico, tendo o máximo cuidado com a temperatura que está ocorrendo no planeta Terra, sabendo alimentar-se adequadamente, de acordo com seu físico e as recomendações médicas.

A criatura esclarecida sabe caminhar na vida, porque tem pensamentos elevados, fortes, bem conduzidos, pensando sempre no bem para destruir o mal.

O Racionalismo Cristão ensina gratuitamente, sem enganar ninguém. É desejo da plêiade do Astral Superior que a humanidade seja feliz. A criatura tem livre-arbítrio e faz uso dele indevidamente. É preciso eliminar vícios, educar o espírito, e só assim a felicidade poderá existir, relativamente, nos lares, na sociedade. Seja onde for, havendo fortaleza de pensamento, a plêiade do Astral Superior não falha, porque se fará presente através do pensamento, e as criaturas a atrairão, beneficiando-se, mas nunca pedindo para as favorecer. É preciso estarem cientes, uma vez por todas, de que a criatura é senhora de si própria e precisa ter confiança em si, destruindo o medo, que é o maior destruidor da humanidade, devendo ser combatido. As criaturas vêm sofrendo a sua conseqüência, sem poder acabar com esse mal.

O Racionalismo Cristão leva sua Doutrina avante. Ela não poderá parar nunca, ela tem que evoluir cada vez mais. Não é do conhecimento de todos, mas a sua filosofia de vida existe não só a partir de quando foi implantada no planeta Terra. Sempre existiu no mundo. Ela ensina que o espírito é Força, é Inteligência e Poder. Por isso, devemos fazer uso desses conhecimentos plenamente para o bem, porque o homem que não se educa, não se esclarece, não é consciente dos seus deveres, jamais poderá orientar e dar lições e provas de que é uma criatura esclarecida e que tem o poder de orientar sua prole e sua família.

Fiquem com a minha irradiação de amor e felicidade, com o desejo ardente de que todos se esclareçam.

Visite também: (apenas clic em cima do nome)
Noções de Racionalismo Cristão - Dr. João Baptista Cottas