.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

9. Emir Nunes de Oliveira

REFLEXO - É a primeira vez que a minha assistida vem a esta Casa, e gostaria de saber se os espíritos ajudam as pessoas. Ela está muito necessitada de um conforto, porque está passando por muitas agruras neste momento.

DOUTRINAÇÃO - Em primeiro lugar, a tua assistida vai ficar sabendo que Racionalismo Cristão é a continuação da doutrina de Jesus, o Cristo. Foram esses princípios explanados por ele, há dois mil anos, quando afirmava que conforme a criatura pensa assim ela é. A criatura pensando bem está bem assistida pelos pensamentos que está irradiando, e se pensar mal está mal assistida, em razão dos pensamentos irradiados por ela.

Os espíritos nada podem fazer pelos seres encarnados; pelo contrário, têm prejudicado as criaturas, porque na atmosfera da Terra existem milhões e milhões de espíritos desencarnados e a linguagem deles é o pensamento.

Por isso, Jesus, o Cristo, há dois mil anos dizia francamente: “serás o que pensares”, “só a verdade vos libertará”. Se a criatura guarda ódio no seu ser, se irradia pensamentos de inveja, ciúme, perversidade, ela é assediada por sentimentos de igual natureza. Quando a criatura está dominada por pensamentos negativos não tem alegria, nem felicidade, ela tem que sofrer as conseqüências do mau uso do livre-arbítrio, da irradiação perversa do seu próprio pensamento. Portanto, tais espíritos nada podem fazer pelo bem dos seres humanos. As criaturas, quando vêm a uma Casa Racionalista Cristã, aprendem a se conhecer a si próprias como Força e Matéria, e a saber que tudo depende da sua vontade e do seu querer. Jamais pedirão algo a quem quer que seja, aos espíritos e aos supostos deuses, porque ninguém poderá ajudá-las, a não ser elas a si mesmas.

Ao adquirir essa personalidade, a criatura coloca sua vontade para o bem, o que é a alavanca do progresso, ocupa o tempo em trabalho produtivo, e assim não dá vazão a pensamentos de enfermidades, ódio, vingança, inveja e nem de sentimentalismo, porque são os sentimentos negativos que retardam o progresso do espírito.

REFLEXO - Minha assistida tem tudo materialmente, mas sente uma tristeza inexplicável.
DOUTRINAÇÃO - É uma prova evidente da vida fora da matéria. Ela tem tudo materialmente, e tem, pela sua sensibilidade, essa tristeza. Prova é que tudo vem de fora, inclusive o nosso espírito está fora do nosso corpo, animando-o através de cordões fluídicos ligados ao cérebro e ao coração, envolvendo-o através da Força e impulsionando-o para que possa se locomover no meio da sociedade de que faz parte.

De acordo com o grau de evolução alcançado, o espírito tem a sua intensidade de pensamento. Quanto mais evoluído o espírito, mais Força dará aos seus pensamentos. É através dessa intensidade que ele colhe as vibrações saturadas de negativismo que pairam na atmosfera da Terra, e que vêm ocasionar essa tristeza, essa melancolia ao ser encarnado.

Mas tudo passa na vida. Ela que se mantenha em condições positivas de bem pensar para bem atrair, porque é pelo pensamento que a criatura atrai ou repele.

REFLEXO - Ele veio pelo sofrimento, e eu estou sofrendo com ele.

DOUTRINAÇÃO - És um espírito livre da matéria e ele, sem conhecimento do que seja o pensamento em ação, atraía-te, porque percebias através da aura dele o sofrimento nos seus pensamentos.

Procuravas transmitir a tua energia negativa, prova é que estavas sofrendo até o presente momento. Quem está sofrendo nada tem a dar aos outros, tem que cuidar de si próprio. Por isso é que as Forças Astrais Superiores coarctaram teu livre-arbítrio. Neste instante estás aqui dando o teu depoimento e ele, como ser pensante, é um composto de Força e Matéria, como todos nós.

Ele que venha mais vezes a esta Casa. Peça um folheto de limpeza psíquica que será entregue gratuitamente, e faça o que determina esse folheto, a higiene mental às 7 e às 20 horas. Prepare-se espiritualmente, saiba ocupar o tempo com coisas úteis, com trabalho, com leitura, para que seu espírito adquira o devido esclarecimento. Ele que não dê ensejo a espíritos de tua categoria, para não infligir sofrimento à vida dele.

Deixarás a Terra e partirás para teu mundo de origem. Lá chegando, farás um exame da tua consciência. Parte.

REFLEXO - Ele agora melhorou, mas quando entrou nesta Casa estava muito perturbado.

DOUTRINAÇÃO - São cargas deletérias que cruzam o espaço em todas as direções. O planeta Terra é envolvido por uma atmosfera completamente negativa, oriunda dos pensamentos dos encarnados e desencarnados.

O egoísmo, a prepotência, a vaidade, a presunção, tudo isso faz parte dessa atmosfera. Quanto mais ganância tem a criatura, mais prejudica o fator social do planeta Terra. Infelizmente o planeta Terra está envolvido por pensamentos negativos.

A finalidade da Doutrina é preparar o encarnado para saber pensar, porque sabemos que, quando esclarecermos 60% da humanidade, o planeta será um ambiente diferente. O que está faltando é o entrosamento das criaturas, e o que se vê é uma guerra violenta entre os seres encarnados e desencarnados. Há falanges terríveis na atmosfera da Terra organizadas por espíritos de enorme sagacidade. Quando a criatura não tem conhecimento disso, ela é conduzida de maneira sorrateira ao descalabro social. Muitas vezes a criatura demonstra ser irracional, age imprudentemente, com violência e desrespeito a si mesma. Por isso Cristo dizia: “Serás o que pensares”.

A Doutrina veio à Terra para ensinar a criatura a ser verdadeira com ela mesma, não pedir nem implorar nada a ninguém, mas em primeiro lugar precisa saber pensar.

REFLEXO - O meu assistido não queria vir, mas agora está percebendo que é um bom ambiente.

DOUTRINAÇÃO - É claro, ele tem seu próprio livre-arbítrio. Agora, eu pergunto: o que estavas fazendo lá?

REFLEXO - Eu sempre o acompanhava.

DOUTRINAÇÃO - Por isso ele não queria vir. És um indisciplinado e precisavas de Luz. Até o presente momento, estavas vivendo como os morcegos que, quando vêem luz, saem todos espavoridos e tu estás um pouco apavorado por esse clarão espiritual que envolve este ambiente.

Se o teu assistido voltar mais vezes a esta Casa, encontrará sempre um ambiente de respeito e bom acolhimento.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas de princípios de moral. Aqui os seres vêm aprender a serem eles próprios, a terem consciência e vontade – o que mais falta faz no mundo é os seres terem vontade própria, saberem o que querem e por que querem. Assim é que tem que ser a vida.

Não devemos ser robôs conduzidos pela vontade dos outros, devemos usar a nossa vontade, agindo com bom senso e razão, analisando tudo e compreendendo, porque temos as faculdades inerentes ao nosso espírito para agirmos racionalmente. Foi justamente isso que não fizeste quando encarnado; por isso não deverias interferir na vida dos outros.

REFLEXO - Fui vítima de uma enfermidade incurável, mas estou feliz sabendo que meu espírito continua vivendo.

DOUTRINAÇÃO - O espírito é partícula da Inteligência Universal, portanto é imperecível, indestrutível e eterno. Como partícula, faz estágio pelo reino mineral, reino vegetal e reino animal. Só então, tem condições de encarnar em um corpo humano.

Como ser humano, ele é dotado dos atributos espirituais que são: pensamento, vontade, raciocínio e inteligência. Aí vem o grande problema, porque passa a ser responsável pelos seus atos. Muitas criaturas deixam de pensar e agir contra as ondas vibratórias negativas que envolvem o planeta Terra.

A matéria fala sempre mais alto do que as leis espirituais, mas não podemos colocar o carro adiante dos bois. Assim tem que ser a vida do encarnado: viver as duas vidas, material e espiritual, dando trato ao raciocínio e ao livre-arbítrio, que lhe dá plena liberdade de ação, mas dentro dessa liberdade ele está sujeito a adquirir doenças incuráveis. Então, o espírito vai sofrer e, através do sofrimento, começa a pensar na morte do físico. A morte do espírito não existe, prova é que estás falando através de um corpo que não é o teu. O que aconteceu a ti está sujeito a acontecer com qualquer criatura. Muitos estão sujeitos a adquirir uma enfermidade incurável, mas o importante é a lucidez espiritual, porque o espírito é Força e jamais será destruído. O que pode atingir o espírito é a falta de respeito e de caráter, mas enfermidade não.

REFLEXO - Ele está lendo o livro Como cheguei à Verdade, de Maria de Oliveira, e está vendo como é grande a criatura que tem sua espiritualidade avançada.

DOUTRINAÇÃO - De fato, o leitor pode observar nesse livro o que explica o Racionalismo Cristão.

Todos temos mediunidade intuitiva, mas além dessa modalidade existem outras várias e Maria de Oliveira foi um instrumento dócil das Forças Astrais Superiores. Ela possuía mediunidade de incorporação e de vidência. Foi um espírito que, quando encarnado, implantou a Casa Racionalista Cristã de Luanda, em Angola, África Portuguesa, da qual foi presidente, e legou-nos a obra Como cheguei à Verdade explicando um pouco de sua vida, o que passou, o que sofreu com guerras cruentas. Quantas vezes foi atacada, caluniada, guerreada! E sempre com aquela convicção nas Forças Astrais Superiores, na Grande Luz, como ela sempre se referia, venceu todos os obstáculos e lutas próprias do viver neste mundo.

Enquanto vivendo no planeta, estamos sujeitos às vicissitudes do meio ambiente; por isso recomendamos sempre àqueles que nos procuram que tenham calma e cautela, porque a cautela é como caldo de galinha, não faz mal a ninguém. Quanto mais cautela tem a criatura, mais condições tem de elevar seus pensamentos, porque ninguém sabe o que estamos pensando. Esta é a grande Verdade. O meio de comunicação espiritual é o pensamento.

A criatura pode estar num meio de perturbação e de revolta, onde todos perdem a calma, mas ela tendo conhecimento da inviolabilidade do espírito, mantém-se íntegra elevando seus pensamentos, porque ninguém sabe o que ela está pensando, sendo certo que ela está atraindo Forças positivas para suplantar as vicissitudes da vida.

Muitas vezes pessoas nos procuram chorando e reclamando que levam uma vida de sacrifícios e que sofrem muito. Mas qual seria a razão de nossa existência se não houvesse sofrimento na Terra? Nenhuma. O planeta Terra é um mundo propício a encarnarmos milhares e milhares de vezes. Aqui é o meio mais prático de evoluir, e, é claro, para evoluir é preciso que soframos as injunções do planeta Terra.

O sofrimento é oriundo da Terra e quanto mais sofre, mais a criatura faz uso do seu raciocínio, passando então a compreender que existe uma razão para esse sofrimento. Quando chegar a determinado conhecimento, ela diz para si: “feliz o dia em que sofri em minha vida”, “foi através desses sofrimentos, que aprendi essas Verdades cristalinas”. Portanto, o sofrimento faz parte da evolução do espírito. Nenhum espírito pode evoluir sem sofrer.

Muitos espíritos vieram à Terra sem necessidade; vieram em missões especiais e passaram por esses sofrimentos. É a própria história de Jesus, o Cristo. Quanto sofreu o Cristo! Teve uma existência de apenas 33 anos, fisicamente falando. Guerrearam-no, caluniaram-no, prenderam-no, condenaram-no, massacraram-no e crucificaram-no, como diz a História, como um bandido e, no entanto, nada devia. O importante é a consciência de cada um.

Se alguém nos calunia e a nossa consciência diz que estamos certos, deixemos a Terra girar, deixemos quebrar tudo, mas a nossa consciência limpa e tranqüila é a peça mais importante para a evolução do nosso espírito. Por isso, não importa o que dizem dele, o importante é que ele está vivendo corretamente.

REFLEXO - É a primeira vez que ela vem a esta Casa e está achando interessante. Pretende se aprofundar mais nestes conhecimentos.

DOUTRINAÇÃO - Pois ela que adquira a obra básica Racionalismo Cristão, estude-a minuciosamente, leia como se lê um livro de ciência pura, porque a Doutrina é uma ciência vasta, profunda e eclética e, quanto mais estudarmos, mais iremos compreender que sabemos pouco, porque os conhecimentos na Terra são muito limitados.

Os maiores conhecimentos estão no espaço superior e só atingimos parte desses conhecimentos através de estudos minuciosos. O livro Racionalismo Cristão foi estruturado, elaborado para dar oportunidade ao ser encarnado para que, através do estudo com uma leitura constante, possamos entender a nossa composição astral e física, como Força e Matéria que somos, começando pelo capítulo I - TRAÇOS GERAIS, capítulo II - FORÇA E MATÉRIA, capítulo III - GRANDE FOCO, capítulo IV - O ESPAÇO, capítulo V - O ESPÍRITO, capítulo VI - ENCARNAÇAO DO ESPÍRITO, capítulo VII - DESENCARNAÇÃO DO ESPÍRITO, capítulo VIII - O PENSAMENTO. Ela que estude e analise esses capítulos que são códigos de vida.

Não deve ler esse livro como se fosse um romance. É preciso analisar as suas entrelinhas. Assim, o leitor penetrará no conhecimento da Doutrina Racionalista Cristã, explanada na Casa Chefe, no Rio de Janeiro, e seus filiados.

Temos nossas palestras que são realizadas no último domingo de cada mês às 15h30. Temos também nossos livros e o nosso jornal A Razão, na parte baixa do prédio.

E dessa forma, com uma vontade férrea, a criatura vai dando ao espírito o que é do espírito e à matéria o que é da matéria, higienizando-a e alimentando-a racionalmente, para ter saúde do físico e da mente. É o que recomenda a Doutrina Racionalista Cristã.

REFLEXO - Aqui ela se sente bem e fica tranqüila. Mas no seu lar não é bem assim.

DOUTRINAÇÃO - Só existe uma explicação para isso. O que está acontecendo é indisciplina, só isso. A criatura que adentra neste ambiente, onde estes trabalhos estão entregues ao Astral Superior, percebe que aqui há disciplina e ordem. E por que razão a criatura não impõe no seu lar a mesma disciplina? Por que é impossível?

Luiz de Mattos não codificou nada que não se pudesse realizar. Tudo o que ele impôs na disciplina, ele executou.

Só há ordem e progresso quando há disciplina; não há seres privilegiados, há seres em evolução. Isso são fatos preponderantes. Não estabelecendo ordem na casa, por exemplo, uns fazendo as irradiações, outros ouvindo televisão, aí nota-se falta de respeito, imoralidade e indisciplina.

Para tudo tem que haver hora própria: para trabalhar, descansar, recrear o espírito, para dar alimento ao corpo e assim sucessivamente. Observemos os animais irracionais que agem por instinto, eles obedecem às leis da natureza. Por que nós, que somos racionais, não podemos viver em paz com a nossa consciência?

Porque a criatura é negligente, ela despreza a si própria, nunca olhou para o espelho da vida e, quando isso ocorre, acontece o que está acontecendo com tua assistida. Aqui ela se sente bem, enquanto que na sua casa há um pandemônio; tudo isso é falta de vontade, de respeito e de disciplina de vida.

REFLEXO - Foi numa conversa com seu amigo de trabalho que lhe foi indicada esta Casa. Está agradecido porque se sente feliz.

DOUTRINAÇÃO - Não precisa agradecer ao amigo, deve agradecer a si mesmo. Porque o amigo, como já conhece esta Casa, ensinou o caminho, agora cabe a ele, como ser racional que é, colocar em prática esses ensinamentos. Não existem milagres, nem proteções, nem protegidos, existe a vontade e quando essa vontade é soberana realizamos tudo o que os outros realizam. Às vezes, demoramos um pouco para atingir os conhecimentos, mas chegamos lá.

Assim tem que ser o viver do ser humano na Terra, vivendo com raciocínio, critério, bom senso, colocando os pés na Terra e erguendo a cabeça. Isso é saber viver.

REFLEXO - Como foi rápido ser atraído a esta Casa. Estou admirado do que está acontecendo comigo.

DOUTRINAÇÃO - Por que a admiração?

REFLEXO - Não estou internado. O que se pratica aqui? Que força é essa?

DOUTRINAÇÃO - É uma força magnética produzida pelas Forças Astrais Superiores. Como partícula que és da Inteligência Universal, foste atraído como um imã que atrai os fragmentos de pregos. Portanto, estás envolvido por essa grande Força Astral que tudo faz em teu benefício e também daqueles que adentram nas Casas Racionalistas Cristãs. Não há distância para o pensamento, meu amigo.

O pensamento é um poder espiritual. Foi através desses pensamentos que foste atraído e agora estás observando esse fenômeno natural e despertando para a realidade da vida, porque ignoravas essa mesma realidade.

Como tu, existem milhões de espíritos na atmosfera da Terra, sem saberem que estão desencarnados, querendo participar da vida cotidiana, querendo ajudar os seus amigos, os seus supostos parentes. O espírito quando desencarna e continua nesse estado quer ter sua casa como se ainda estivesse encarnado.

Quando o espírito desencarna, não existem mais parentes nem amigos, pois sua família é a família Astral. Desconhecias tudo isto. Há seres encarnados e desencarnados. Os primeiros somente sabem pedir aos espíritos desencarnados. Pedir o que? Nada.

REFLEXO - Ela tem a mediunidade desenvolvida e esperou que vocês a convidassem para fazer parte nesses trabalhos.

DOUTRINAÇÃO - Não é bem assim. O sistema instituído pela Doutrina Racionalista Cristã é bem diferente daquele a que ela está acostumada. Primeiramente, é preciso que ela venha aprender que a finalidade desta Doutrina na Terra é a de esclarecer os espíritos e não a de curar corpos. Aqui não se fazem milagres, não se promete nada a ninguém e nem se pede aos espíritos nem aos deuses. Aqui se ensina a criatura a raciocinar, a pensar, a ser comedida em todos os atos da vida. Se ela pretender trabalhar como médium nesta Doutrina, terá, primeiramente, que estudar o livro Racionalismo Cristão, o livro Prática do Racionalismo Cristão e outras obras da Doutrina, e freqüentar a Casa durante um ano, pelo menos, para depois se manifestar e poder trabalhar, por livre e espontânea vontade, para o Astral Superior.

É preciso preparar um soldado para que ele possa manejar as armas, para poder executar seu trabalho. E assim somos nós nas Casas Racionalistas Cristãs.

A criatura tem que aprender a trabalhar desde o portão da entrada à cabeceira da mesa, tomar conta da assistência e falar com conhecimento de causa sobre a ciência da vida que é o Racionalismo Cristão.

Médiuns todos somos, intuitivamente falando, mas há várias modalidades de mediunidade, que são: de transporte, de incorporação, de vidência, de levitação, de materialização, a olfativa e assim sucessivamente.

Mas qual a vantagem do desenvolvimento da mediunidade sem disciplina? Em razão disso, muitos loucos estão falando sozinhos pelas ruas, são todos médiuns desenvolvidos que não têm disciplina na vida, e se entregam ao vício da bebida, do fumo, enfim. Ficam no meio da sociedade em estado deplorável. Portanto, já dizia Luiz de Mattos, no livro Cartas oportunas sobre espiritismo, que o médium perturbado “é a pior praga que existe no planeta Terra”. O médium é útil quando tem conhecimento, disciplina e está livre de vícios, porque é dono de sua vontade. Não pode ficar concentrado em qualquer lugar para receber espíritos, em casa de família, nas esquinas, porquanto é dono de sua vontade e tem o seu livre-arbítrio. Assim tem que ser dentro da Doutrina Racionalista Cristã.

REFLEXO - Ela está preocupada. Discutiu e quer saber se ele pode fazer um trabalho para prejudicá-la, e se tem algum poder.

DOUTRINAÇÃO - Nenhum poder. O intruso que estava lá eras tu, para atemorizar aquela criatura. Quando esta encontra um trabalho na porta de casa, pega uma vassoura e uma pá, joga dentro do latão de lixo e o lixeiro leva embora. Acabou, não vale nada. Ela tem que ter cuidado com o que come, com o que fala, aquilo que pensa, com a disciplina na vida, tem que saber respeitar para ser respeitada. Não criar confusão com ninguém e não desejar para os outros aquilo que não quer para si. Este é um viver digno, honesto e correto. A criatura vivendo em paz dentro dos princípios da moral cristã não precisa ter medo, porque nada de mal poderá acontecer. Ela é invencível, porque é eterna. Todos nós somos invencíveis. Ela precisa se conscientizar disso, não por vaidade, e, sim, por conhecimento, porque a vaidade é prejudicial. O vaidoso é um ser pernicioso, porque prejudica as demais pessoas que estão vivendo com ele. É terrível tanto a pessoa que tem mania de grandeza quanto a que se julga inferior. Tem que haver o meio termo e o equilíbrio.

ASTRAL SUPERIOR
EMIR NUNES DE OLIVEIRA

Quantas lutas foram travadas no Astral Superior e no plano físico, e quantas ainda haverá, para se atingir o esclarecimento da humanidade!

Trabalhamos incansavelmente, numa luta tremenda, porque a humanidade sempre pende para o lado dos milagres. Quase nove décadas se passaram. Nessas lutas procuramos esclarecer as criaturas, para maior compreensão da verdadeira vida, como vivê-la sabendo separar o joio do trigo. E, temos certeza, um dia a humanidade terá que ser esclarecida; levará milênios, mas esse dia há de chegar, custe o que custar.

Lembrando sempre que as Casas Racionalistas Cristãs são escolas de princípios e de moral, alertamos que tenham cuidado com os pensamentos, com essa força poderosa que tem dois gumes, tanto para o bem, como para o mal.

As Escolas Racionalistas Cristãs abrem suas portas a todos aqueles que procuram um lenitivo para o sofrimento, como aos que já estão aptos para cultivar a vida espiritual, sendo recebidos com muito respeito, muita consideração e muito amor. Os militantes estão sempre prontos para uma palavra amiga, para um esclarecimento ao que porventura alguém pergunte. Os presidentes físicos, que estão à cabeceira da mesa no estrado, estão sempre batendo na mesma tecla, explicando o que é o Racionalismo Cristão, o que é essa Doutrina, falando sobre as obras que são editadas para que as criaturas procurem estuda-las, a fim de compreenderem o que vieram fazer no planeta Terra de posse de um corpo físico.

Há muitos que adentram numa Casa Racionalista Cristã somente com o intuito de se limpar psiquicamente, para que tudo corra bem materialmente. Tudo correrá bem, sim, material e espiritualmente, desde que a criatura se esforce para isso, tenha força de vontade.

Procurem entender o que é a vida espiritual, sejam amigos de si próprios e amigos dos seus semelhantes, não tenham vícios; se os tiverem, procurem se despojar desses vícios que, se tanto mal fazem ao corpo físico, imaginem ao espírito! Como é retardada a trajetória do espírito no plano físico quando a criatura mantém a ignorância da vida espiritual! É preciso alertar as consciências obscurecidas pela ignorância da espiritualidade.

A Doutrina Racionalista Cristã oferece meios à espiritualização da humanidade. Aqueles que nos procuram compreendem que, realmente, a vida não é fácil, mas se fizerem um pouco de sacrifício obterão facilidades maiores no seu dia-a-dia. E, quando estiverem no fim da jornada neste planeta e alcançarem os mundos de luz, lá chegando, verificarão em sua esteira fluídica se a vida foi bem vivida no plano físico. Se o foi, que felicidade! Poderão, então, trabalhar em plano astral pela humanidade, assim como outros espíritos estão fazendo.

Avante, pois! Precisam esclarecer-se cada vez mais, estudando, tendo disciplina no seu viver, fazendo a limpeza psíquica nos seus lares, cuidando da família e dos seus filhos, porque a desgraça no planeta Terra está sempre rondando os seres encarnados. O astral inferior não perde tempo. Se estão com a corrente do bem, não poderão estar com a corrente do mal.

Avante, mais uma vez repetimos. Sejam fortes no seu viver, nos seus pensamentos, nas suas ações e que elas sejam dignas, a toda prova. Tenham uma moral cristã, para poderem evoluir cada vez mais.