.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

ELE TEM O VÍCIO DA BEBIDA E DO FUMO - Dulce Romero Pereira

REFLEXO - Meu assistido aí se encontra pela primeira vez. Veio a convite do seu amigo. Ele tem o vício da bebida e do fumo. Foi a vários lugares, mas nada resolveu. Está prestando bastante atenção, pois pretende deixar esses vícios.

DOUTRINAÇÃO - É claro, quando ele encarnou não tinha vícios. O espírito envolvendo aquele corpo de criança não tinha vício. O vício é fruto do mal uso do livre-arbítrio, não resta a menor dúvida. Se as criaturas compreendessem não iriam atrás de antídoto para largar de beber, porque o remédio está na própria vontade. O ser humano é superior a qualquer tipo de vício.
Não é admissível que a criatura diga que não é capaz de abandonar o vício, principalmente quando o vício está degradando a sua moral, a sua dignidade. Este que vos fala também fumou, mas depois que conheceu o Racionalismo Cristão disse a mim mesmo: “Não fumarei mais”; faz trinta e seis anos que abandonei esse vício e jamais fumarei.

São deliberações que o espírito tem que tomar. Tomar uma postura na vida e colocar-se em condições de dizer a si próprio: “de hoje em diante não beberei, nem fumarei mais”. Podemos afirmar que ninguém levará o copo ou o cigarro a sua boca. Quem faz todos esses movimentos é o próprio viciado. Então, o remédio está na própria criatura, é só ter força de vontade.

Não viemos ao planeta Terra para ser uma chaminé ambulante. Não viemos ao mundo físico para ser um trapo humano, porque o viciado desrespeita a sua família e a sociedade a que pertence, torna-se uma criatura indesejável e não é para isso que o espírito encarna.

O espírito encarna para realizar um programa que estabeleceu no seu mundo espiritual. Ele elabora esse programa e, aqui chegando, não poderá desvirtuá-lo, porque seria desrespeito a ele mesmo. É o que está acontecendo com teu assistido. Deixe os vícios de lado, seja uma criatura positiva, olhe longe, pise na Terra com firmeza e terá força suficiente para abandonar qualquer tipo de vício. Porque o homem e a mulher são superiores a qualquer vício.

REFLEXO - O meu assistido entrou nesta Casa desiludido, não acreditando mais na vida, sem força de vontade e, de repente, está se sentindo outra pessoa. Está com o pensamento bem mais claro e está pensando, com ele mesmo: “por que essa transformação tão de repente?”

DOUTRINAÇÃO - Porque foste afastado do lado dele. Não é verdade?

REFLEXO - Isso é verdade. Eu o acompanhava.

DOUTRINAÇÃO - Nós sabemos, e quem estuda o Racionalismo Cristão sabe, que não há efeito sem causa. Para todos os efeitos existe uma causa. Se alguém está cabisbaixo, desanimado na vida é porque não está sozinho: está acompanhado de um desanimado. Não foste assim na vida física?

REFLEXO - Fui mesmo. Não tinha ânimo para nada.

DOUTRINAÇÃO - Também não realizaste nada.

REFLEXO - Exatamente.

DOUTRINAÇÃO - Tudo o que de valor se realizar demanda ânimo, coragem, discernimento. Fora disso não há progresso, é querer tampar o sol com a peneira. Portanto, o teu assistido que venha mais vezes a esta Casa, peça um folheto que é distribuído gratuitamente por um dos nossos auxiliares, para fazer a higiene mental diariamente, às 7 e às 20 horas.

Quando algo de anormal está acontecendo, a criatura tem que olhar longe, levantar a cabeça e elevar o seu pensamento; observar as manifestações da natureza e ver quanta grandeza deixamos de observar pela indolência mental ou, melhor dizendo, pela apatia mental. Foi o que aconteceu contigo na vida física e apoderou-se do teu espírito o desânimo, a fraqueza e desencarnaste neste estado deplorável. Estavas observando o mesmo no teu assistido e pensavas que o ajudavas, mas estavas atrapalhando, porque na realidade quem não tem não pode dar.

A criatura não tendo conhecimento, não pode dá-lo. Ela precisa aprender primeiro. É isso o que se faz nas Casas Racionalistas Cristãs. Ensina-se a criatura a ser forte, ser digna, virtuosa e a saber que ela é uma partícula da Inteligência Universal. O espírito é imortal, não há cataclismo que possa destruí-lo, essa é uma grande Verdade. Prova que estás falando num corpo que não é o teu, mas o teu espírito jamais morrerá. Quem sabe em outra encarnação, deixarás a fraqueza de lado e procurarás, na medida do possível, usar toda a força do espírito para evoluir.

Cabe a ti resolver isso e a ninguém mais. E o teu assistido nunca esqueça que nada acontece por acaso, para tudo há uma razão de ser. Devemos compreender isso quando percebemos que alguém necessita da nossa palavra amiga, do nosso incentivo. Um tapinha nas costas da criatura, com pensamentos elevados, vem beneficiá-la. Ela não precisa saber quem a beneficiou, o importante é que se tornou uma criatura mais ágil, mais rápida com o pensamento. É isso que faz a criatura suportar as vicissitudes da vida.

REFLEXO - Ele se atrapalhou na condução e não foi possível chegar a tempo. Ficou desiludido, mas permaneceu na porta, ainda está lá e eu aqui sem saber o que fazer.

DOUTRINAÇÃO - Não sabias que estavas atrapalhando o teu assistido, mas veja, meu amigo, mesmo não encontrando abertas as portas desta Casa, foste beneficiado e ele também, porque não deu satisfação para as tuas intuições, apenas perdeu a condução. Isto está sujeito a acontecer a qualquer um. Era tua presença, não resta a menor dúvida. Para o espírito não existem portas nem paredes. Estás falando num corpo que não é o teu, estás observando?

REFLEXO - Estou até admirado disso.

DOUTRINAÇÃO - Admirado por quê ? O espírito é invisível não há nada que possa enclausurá-lo, só há uma coisa que atravanca o progresso do espírito: é a ignorância da própria vida espiritual. Jamais chamaríamos quem quer que seja de ignorante, pois nesta Casa seus ensinos pugnam pela boa educação e disciplina também. Quando dizemos ignorância, estamos nos referindo à ignorância da vida espiritual. Foi o que atravancou o teu progresso, fez com que vivesses na atmosfera da Terra até este presente momento, pensando que estavas ajudando alguém, mas estavas atrapalhando. E por isso, meu amigo, estás sendo irradiado pelo Astral Superior; aquele que serviu para trazê-lo aqui está lá fora em obediência à disciplina que tem essa orientação. Nós sabemos disso, não há distância para o pensamento.

Quando não podemos estar aqui fisicamente estaremos espiritualmente; não há distância para o espírito. Podemos provar isso cientificamente: a luz solar tem uma velocidade de trezentos mil quilômetros por segundo, e o espírito, sendo Luz Astral, nada fará de menos. Em fração de segundo atingirás o teu mundo espiritual; lá verás o teu quadro fluídico, e observarás quanto tempo perdeste neste mundo.

REFLEXO - A minha assistida tem o seu corpo físico saudável, mas, às vezes, tem insônia que a incomoda. Ela aí está.

DOUTRINAÇÃO - Perturbação espiritual, não resta a menor dúvida. Se a criatura foi ao médico e este constatou que o corpo é sadio e ela tem essas perturbações, isso é indisciplina mental. Se ela estudar o livro Racionalismo Cristão, e observar bem o capítulo VIII - O PENSAMENTO, compreenderá que tudo vem de fora, até a nossa vida está fora do corpo físico: não está dentro do corpo como muitos pensam, mas ligada por cordões fluídicos ao cérebro e ao coração, que são os órgãos mais sensíveis do corpo humano.

Quando a criatura leva um susto, ela abala o seu ser espiritual, quando o susto é muito grave. Compreendendo isso ela ocupará o seu tempo, durante o dia, no trabalho produtivo, vivendo os preceitos que se coadunam com o bom viver dentro do respeito, da amizade, do entrosamento e do entendimento com as demais criaturas.

Procurará exercitar o seu dia de trabalho eficientemente, para então às 20 horas fazer o seu preparo mental, como está no folheto de limpeza psíquica, para que seu espírito possa ter um sono tranqüilo, indo ao seu mundo enquanto a matéria repousa, até que ele acorde, no dia seguinte, para trabalhar alegremente, e ser uma criatura virtuosa, confiando em si mesma. Ela tem que primeiro confiar em si, para depois observar se as demais pessoas merecem confiança.

É isso que ensina o livro Racionalismo Cristão, onde são explanados os maravilhosos princípios da Doutrina. E suas Casas são escolas de alto psiquismo, educando as criaturas através do pensamento orientado com critério e bom senso.

Quanto mais orientar os pensamentos, melhor será para a criatura encarnada. Irradiará pensamentos convictos, sabendo que o amor vence tudo. O amor está no reino espiritual e não na matéria. Isso afirmamos com plena convicção. É demonstrado até pelos animais inferiores que dão a vida para salvar seus filhotes. Tudo isso pertence ao amor espiritual, como muitas criaturas encarnadas que dão sua vida para salvar outras pessoas.

Vários bombeiros e militares deram suas vidas para salvar vidas. Fora do amor espiritual não resolvemos nada.

ASTRAL SUPERIOR
DULCE ROMERO PEREIRA

Munido de um corpo físico o espírito investiga, analisa e trabalha nas descobertas científicas para tratar do corpo físico. Mas ainda não são suficientes essas descobertas. As enfermidades vêm crescendo a cada dia que passa, por falta de conhecimentos e esclarecimentos.

Falamos a Verdade às criaturas. O que interessa é o esclarecimento do espírito, porque noventa e cinco por cento da humanidade sofre de enfermidades atraídas por maus pensamentos. Os espíritos sofrem e levam a enfermidade ao corpo físico.

A criatura esclarecida sabe raciocinar, sabe se conduzir, sabe ter disciplina, convencendo-se de que a saúde está em si própria. Muitas vezes o corpo físico necessita de reparo; é por isso que existe a medicina. Mas é preciso raciocinar um pouco mais. É raciocinando com acerto que o espírito não se engana no que vai realizar.

As criaturas esclarecidas, que têm conhecimento de si próprias e que aprenderam a ter disciplina, a se conduzirem com altivez e sabedoria por intuições das Forças Superiores, aprenderam a atraí-las e a saberem que essa Força não falha, havendo senso de responsabilidade. É preciso que as criaturas se esclareçam um pouco mais, através da disciplina, pois ela é fator importante para o ser humano prolongar sua existência no mundo Terra, dando ao espírito o conhecimento de que ele necessita dessa escola que é o Racionalismo Cristão.

Não é só vir a uma Casa Racionalista Cristã e se dizer ser racionalista cristão.

Ao entrar por este portão, deixem a conversa lá fora e procurem se disciplinar, silenciando qualquer conversa neste recinto. Cada um ocupe seu lugar, sem preferência por lugares. Os que desejam preferência não são esclarecidos, marcam passo e serão sempre duvidosos.

Nós queremos que compreendam o que significa a Doutrina e dêem valor ao seu merecimento, para o seu próprio bem, para sua felicidade, para sua saúde, porque é assim que o espírito vai-se lapidando. Uma vez conhecendo esses ensinamentos, fazemos votos que compreendam a disciplina e o que ela significa.

Aqui não se trata de coisas materiais; aqui dentro se realizam trabalhos sérios, trabalhos espirituais para beneficiarem a humanidade sequiosa de aprender.

O espírito vem em busca de esclarecimento e esse esclarecimento o fará feliz, quando souber aplicar a disciplina no seu viver, para bem de si próprio e do seu semelhante, dando exemplo de valor.