.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

MONSENHOR MOREIRA – Maria de Oliveira

REFLEXO - Ela sempre foi muito católica, mas agora recebeu de uma amiga o folheto de limpeza psíquica, começou a fazer a prática da higiene mental no seu lar e está-se sentindo bem.

DOUTRINAÇÃO - Aprendemos muito com nossos semelhantes. A criatura ao receber um folheto de limpeza psíquica, inicialmente não tem condições de avaliar o que lhe foi entregue em suas mãos. Mas, estudando o seu conteúdo com seriedade, não importa que ela seja católica ou protestante, não importa qual seja sua religião, o importante é que seja um ser humano pensante, terá condições de absorver todas as informações nele contidas.

Estás aqui no planeta Terra evoluindo; não podemos perder tempo com coisas desnecessárias, mas devemos ocupar o tempo com coisas úteis. Foi justamente o que a tua assistida fez. Analisou o folheto, começou a pôr em prática aquilo que ali se recomenda, percebeu a modificação e acabou com o seu nervosismo.

Sempre dizemos que para o nervosismo não existe remédio. O remédio está no pensamento e na vontade do ser humano. Quando a vontade começa a educar o pensamento, desaparece o nervosismo, porque se tudo vem de fora, nós atraímos ou repelimos pelos pensamentos. O pensamento é um poder do espírito.

Se a pessoa pensar bem, estará bem assistida, se pensar mal estará mal assistida. A tua assistida fazendo as irradiações compreendeu que a palavra Grande Foco é Luz e esta está em toda parte ao mesmo instante. Grande Foco, Força Criadora cria tudo o que tem vida e se manifesta em tudo que existe. Quando ela diz “aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores” compreende que ela está entrando em sintonia com essa Força Criadora, da qual ela é uma partícula em evolução.

Então começa a meditar sobre aquelas palavras, profundamente, o que significam e aí passa a entender que ela pertence a esse Universo e faz parte dele.

Aqui havia um padre, o Monsenhor Moreira, que pertenceu à colônia portuguesa e viveu mais de noventa anos; ele passava na frente deste prédio, no momento em que estavam sendo feitas as irradiações e dizia “Que lindas palavras estão sendo proferidas!” Por que ele dizia isto? Porque tinha certeza de que as palavras das irradiações, quando pronunciadas com respeito, produzem no espaço superior os seus efeitos e nós atraímos as Forças Superiores. São as palavras das irradiações que produzem os bons pensamentos, através do exercício nas horas certas.

REFLEXO - Meu assistido está pensando como estes ensinamentos fizeram-lhe bem, fizeram-no ver a vida com outros olhos.

DOUTRINAÇÃO - O espírito encarnado quando adentra numa Casa Racionalista Cristã e começa a analisar a disciplina, a ordem, o silêncio que impera no ambiente, as explicações que são dadas pela presidência, bem como os ensinamentos que estão nos livros editados e que se encontram na parte baixa do prédio, ele começa a compreender que o ser humano é como um diamante. Quanto mais burilada a pedra, mais clarão terá, porque tudo depende da vontade de cada um.

Ninguém pode abrir a cabeça da pessoa e colocar os ensinamentos lá dentro. Nós é que devemos nos doutrinar através de uma vontade férrea, educando nossos pensamentos, compreendendo que tudo é possível na vida, basta querer para conquistar.

A Doutrina oferece tudo isso gratuitamente. Os seus livros são oferecidos pelo preço do papel e da impressão. Não se faz comércio nas Casas Racionalistas Cristãs, não se explora a criatura pedindo óbolos para sustentar a Casa, mas impera o único desejo de ver a criatura esclarecida, porque sabemos perfeitamente que através do esclarecimento, do homem ou da mulher, é que se terá uma criatura a menos a engrossar o batalhão dos parasitas e nós temos que acabar com esses parasitas, ensinando ao ser humano que tudo depende dele mesmo, e que não adianta revirar os olhos e pedir proteção para “A” ou “B”, porque ela não existe.

Existe um potencial inesgotável, e depende dele aprimorá-lo e colocá-lo em exercício, para o progresso da sua vida material e também da espiritual, porque vivendo as duas vidas inteligentemente a criatura é feliz, tem mais saúde, tendo o tempo ocupado no trabalho. Nos momentos de folga recreia o espírito, fazendo parte da vida, também, estudar livros de bons autores, e, falando nisso, iremos inaugurar a nossa biblioteca.

Nosso sonho é colocá-la à disposição do público, duas ou três vezes por semana, porque sabemos que através da leitura a criatura aprimora-se e alcança conhecimentos. E, quando se alcançar o conhecimento da verdadeira vida, que é a espiritual, a criatura deixará de ser um parasita e terá os sentidos aguçados para as coisas reais da vida, observando o que essa vida oferece a cada um.

REFLEXO - O meu intuído analisa que a Inteligência Universal é um pólo positivo dentro desta Casa e em todas as Casas existentes em outras cidades e outros países. Ele comprou um livro que foi editado em português e francês.

DOUTRINAÇÃO - A Casa Racionalista Cristã é uma escola, é uma estação receptora das Forças Superiores. Nesses momentos esses trabalhos são comandados e orientados pelas Forças Superiores. Portanto, uma Casa como esta é uma estrela cadente que está no infinito a brilhar.

Se avançássemos no infinito, e olhássemos de lá para cá, observaríamos nessa hora esta estrela brilhando no firmamento. É assim uma Casa Racionalista Cristã quando comandada pelas Forças Superiores, vista e descrita pelos médiuns videntes, o que é confirmado no livro A vida fora da matéria, quando se está desenvolvendo o trabalho de limpeza psíquica nas Sessões Públicas e nas de desdobramento de limpeza psíquica à distância.

Portanto, afirma a Doutrina Racionalista Cristã que o segredo está no pensamento e que não há distância para o pensamento. A Inteligência Universal é a detentora do mais alto saber em toda extensão do infinito e não só no minúsculo planeta Terra. Ela está presente em todo o infinito, e se assim não fosse deixaria de ser infinito sem essa mesma Inteligência que tudo rege e estabelece leis que são naturais e imutáveis, em função dos mundos que se movimentam nesse mesmo infinito.

Assim deve ser o ser humano, porque nós, encarnados, somos um universo em miniatura. Através da disciplina, entramos no equilíbrio espiritual e material, e dentro desse equilíbrio vivemos na harmonia do espírito com a matéria. Assim é o ser esclarecido.

REFLEXO - Com a leitura dos livros, o meu intuído deixou de ser um fraco para ser um forte.

DOUTRINAÇÃO - Com a leitura ele se educou e percebeu que nele está a fortaleza e não a fraqueza, porque não é admissível para um espírito encarnado se julgar um fraco, porque ele tem tudo o que as demais criaturas possuem: braços, pernas, ouvidos, sabe se comunicar, sabe ouvir, falar e tem sensibilidade. Pode observar a grandeza, pode sentir o perfume pelo olfato e sentir os objetos pelo tato.

Observe a criança, como ela tudo analisa; quando se põe de pé para dar os primeiros passos, ela não admite que ninguém a ajude. Então, por que o ser, depois de adulto, entrega-se ao desânimo e ao fracasso? Tudo isso porque não dá trato ao raciocínio.

Se o animal irracional executa trabalhos maravilhosos deixando-nos admirados, por que o ser humano, sendo racional, não os executa? Tudo isso é fraqueza, é indolência, é apatia mental.

Quando a criatura chega a uma Casa como esta e aprende a pensar e a raciocinar, põe de lado toda essa fraqueza, toda essa apatia mental, para então viver mais no seu cotidiano. É isso que fazemos questão de ressaltar através desta tribuna.

REFLEXO - Minha intuída está freqüentando há vários dias esta filosofia, e está percebendo que está no caminho certo.

DOUTRINAÇÃO - Esta filosofia é tão velha quanto o mundo. Já foi demonstrada em vários setores do planeta Terra por vários filósofos. Só depois vieram os mestres Luiz de Mattos e Luiz Thomaz e codificaram-na, estabelecendo essa disciplina, explicando a composição do Universo como Força e Matéria, falando ao ser humano que essa, também, é a sua composição.

A tua assistida, observando estes ensinamentos, e sentindo esta filosofia, a qual é primordial para um bom viver no planeta Terra, não pode deixá-la de lado, deve estudá-la com a freqüência assídua que fará vindo a esta Casa, porque quando a criatura quer, encontra tempo para estar presente em todas as sessões. Não deve vir para se fanatizar porque o fanático nada vê, fica bitolado e não evolui; é justamente isso que não admite a Doutrina Racionalista Cristã.

Devemos examinar todas as coisas e reter o que é bom, isso firmava Jesus Cristo há dois mil anos atrás.

Deve-se estudar e analisar profundamente se existe lógica, e onde existe lógica o bom senso admite. A criatura analisando tudo isso, criteriosamente, encontrará soluções para debelar seus problemas. Essa é a nossa finalidade no planeta Terra de posse de um corpo físico.
Se reencarnamos milhares e milhares de vezes é porque trazemos, na voragem do tempo das múltiplas encarnações, defeitos envolvidos no nosso duplo etéreo que precisam ser dissipados do nosso espírito, através de conhecimentos e disciplina. É o que veio ensinar o Racionalismo Cristão.

REFLEXO - Eu estava naquela casa e aquele casal lendo aquele livro e pronunciando aquelas palavras bonitas que vocês dizem aqui. Eu estava gostando e não sei como vim parar aqui. Por que não me deixaram ficar lá?

DOUTRINAÇÃO - São determinações, meu amigo, são ordens superiores, e quando se tem uma ordem superior não se deve satisfazer a vontade de quem quer que seja. A tua vontade era uma vontade fraca, mal-educada, portanto já chega de sofrer e de perder tempo.

Aquelas palavras que estavam sendo pronunciadas naquele lar foram o suficiente para estares aqui neste momento. As Forças Superiores não perdem tempo.

Quando alguém eleva o pensamento positivo, esse pensamento causa uma vibração e essa vibração é conhecida por todos os espíritos superiores, causando um registro para o bem.

É claro que as Forças Astrais Superiores, neste horário principalmente no Brasil, não perdem oportunidade porque todas as Casas Racionalistas Cristãs estão trabalhando e, também, em outros países, de acordo com seus horários. Chegará um dia em que haverá mais Casas Racionalistas Cristãs em cada país, as quais funcionarão obedecendo ao fuso horário. Assim sendo, teremos uma corrente fluídica permanente no planeta Terra, estabelecida pelo Astral Superior.

É importante compreender isso porque temos que lutar e nessa luta vêm-se abrindo as Casas Racionalistas Cristãs em todos os países. O dia em que houver essas Casas em outros países, na mesma proporção que há no Brasil, o planeta Terra irá passar por uma transformação radical. Vai ser mudado para melhor, temos certeza absoluta. Irão desaparecer da Terra muitos problemas sociais que afligem e destroem a alegria de milhões e milhões de criaturas. Tudo isso acontece pela falta de espiritualidade e de amor espiritual.

Quando falamos em amor referimo-nos ao amor espiritual, porque o amor carnal não é amor. Amor existe nessas almas evoluídas que estão a nos envolver neste instante, jorrando estas Luzes e é através dessas Luzes que o teu espírito vai ascender ao seu mundo, com a exata compreensão da vida espiritual e através da tua consciência julgará teus próprios atos. Parte com a nossa irradiação amiga.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA DE OLIVEIRA

Estes são momentos felizes em que todos aqui se encontram a ouvir a palavra da Verdade espiritual, e oxalá pudessem compreender realmente estes momentos em que aqui passam e ouvir lições preciosas que lhes são oferecidas para serem espancadas as trevas da ignorância do saber espiritual. É um momento sublime em que seus espíritos estão recebendo rajadas de Luz oferecidas pelo Astral Superior.

Assim como aqui, em todas as Casas Racionalistas Cristãs, nestes momentos, podem dizer que, realmente, estão tendo uma parcela de felicidade espiritual. Infelizmente, não podemos falar ao paladar de cada um, cada um tem seu problema e gostaria que falássemos dele, mas é impossível. Falamos em tese, porque os Princípios Racionalistas Cristãos cabem a todos.

E, assim, para todos foi implantado o Racionalismo Cristão na Terra; para aproveitarem as lições, para trabalharem por si e por suas famílias, para educarem os seus filhos, a fim de que eles compreendam o que vieram fazer no planeta Terra.

Já estão compreendendo que são Força e Matéria. Transmitam isso aos filhos, a assim eles transmitirão aos que vierem futuramente aos seus lares. É uma corrente de saber, é uma corrente de felicidade, é uma corrente elevadíssima que poderá brilhar na trajetória evolutiva do espírito.

A ignorância vai sendo banida do planeta Terra, é só questão de querer, porque querer é poder. Nem todos aqueles que vêm às Casas Racionalistas Cristãs vêm pelo sofrimento, mas a maioria sim, porque no planeta Terra não havia uma diretriz para a humanidade.

Em 1910, neste país, surgiu essa Luz para a humanidade compreender que aqui vem não para gozar neste plano físico, mas, sim, somente para se despojar de suas dívidas de outras encarnações e das que porventura adquirirem para a próxima.

Elevem os seus pensamentos para que eles sejam dirigidos somente para o bem, e sendo dirigidos para o bem, haverá maior felicidade na vida de cada um, e que o raciocínio esteja sempre alerta, sempre forte, para que saibam separar o joio do trigo.

Todos trazem na sua bagagem espiritual os atributos inerentes ao espírito quando aqui vêm.

O pensamento é uma grande força; por isso, é preciso ter muito cuidado, dirigi-lo somente para o bem, e sabendo que, se pensar mal, atrairá o mal: isso é, definitivamente, uma coisa certa.

Não tenham dúvida sobre os esclarecimentos que o Racionalismo Cristão procura dar a todos, gratuitamente. Esperamos nós, da plêiade do Astral Superior, que todos se esforcem, porque sem esforço não haverá progresso e sem progresso não haverá felicidade neste plano físico.

Todos têm o direito de serem felizes, mas às suas custas e não às custas dos semelhantes. Muitas vezes cada um pensa em si mesmo, pensa no seu bem-estar, e assim, não se importa com aquele companheiro que está ao seu lado, seja um vizinho ou alguém conhecido que esteja sofrendo. Muitos dizem: “O que tenho eu com isso?”; “Ele sofre, a culpa é dele”. Às vezes o outro sofre por ser ignorante da vida, do saber espiritual.

Se puderem, tragam um lenitivo ao seu semelhante, ainda que seja pelo respeito que deverão ter ao outro e a si mesmo.

É para frente que se caminha, de fronte erguida, procurando trazer benefícios para aqueles que estejam necessitados de uma palavra amiga.

Por hoje é o que lhes tenho a dizer, e que seus espíritos se fortifiquem para cada vez mais progredirem na trajetória evolutiva.