.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

4. Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - Lendo o livro "A morte não interrompe a vida", meu assistido veio a despertar. Ele tomou conhecimento da Verdade E até o recomenda aos seus amigos.
DOUTRINAÇÃO - Nesse livro, o seu autor foi feliz até no título que lhe deu: A morte não interrompe a vida, porque sabia, com plena convicção, que a morte não existe. O que existe é a transformação da Matéria e a evolução da Força. É claro que a criatura estudiosa, adquirindo uma obra como esta e analisando o seu conteúdo, vai assimilar ensinos maravilhosos, que lhe darão orientação dos porquês da vida espiritual. Luiz de Souza, seu autor, desdobrou-se no seu trabalho quando encarnado. Legou-nos três obras.

A primeira foi Espiritualismo que hoje se denomina "Ao encontro de uma nova era". A segunda, "A felicidade existe" e a terceira "A morte não interrompe a vida". São obras maravilhosas que o leitor poderá estudar e analisar os seus conteúdos, buscando, nas entrelinhas, explicações perfeitas da vida, que o autor transportou para o papel, através da sua habilidade e do seu sentimento. Com sua grande sensibilidade, deixou legado a nós e à Doutrina Racionalista Cristã estas três obras monumentais que citei anteriormente.

REFLEXO - Meu sofrimento era atroz, pois conhecia o meu estado.
DOUTRINAÇÃO - O sofrimento do espírito desencarnado, como era o teu caso, que desconhecias a realidade da vida fora da matéria, é atroz, porque quer se comunicar com as pessoas, ter contato com o cotidiano delas, mas na sua invisibilidade as pessoas ignoram-no. Isso faz com que ele sofra tenazmente. É justamente a falta de espiritualidade que te ocasionava esse estado perturbativo.

As Forças Astrais Superiores, observando-te nestes momentos, e condoendo-se dos teus sofrimentos, coarctaram o teu livre-arbítrio e agora estás aqui dando o teu depoimento. O que passou, passou.

O importante é que estás sendo esclarecido sobre a imortalidade do espírito. Poderás, livre do degredo Terra, atingir o mundo espiritual e lá, uma vez estando, poderás fazer um exame de consciência e constatar tua negligência. Quando encarnado, causaste grandes dissabores aos seres, justamente pela falta do uso do raciocínio, porque, se o tivesses usado, buscando-o na voragem dos acontecimentos, ao desencarnar não ficarias aqui na Terra a sofrer.

REFLEXO - Foi a convite de um amigo que ele começou a freqüentar esta Casa. E procurando os esclarecimentos que são dados aqui, faz uso deles, mantendo a disciplina no seu lar, querendo bem aos seus familiares, fazendo-os ver que o ambiente é acolhedor.

DOUTRINAÇÃO - É por isso que através desta tribuna afirmamos sempre que a Casa Racionalista Cristã é uma escola de princípios e de moral, porque dá orientação básica ao encarnado para os nossos atos, nossas atitudes e a nossa maneira de ser no meio da família, da sociedade, transmitindo ao nosso semelhante o respeito e a nossa irradiação amiga.


Baixe este e outros
livros RC sem custo
Assim, o espírito, paulatinamente, vai adquirindo conhecimentos, vai agregando esses conhecimentos à sua esfera espiritual, vai tendo mais facilidade e aumentando sua percepção e sua sensibilidade para, então, sentir as asperezas do meio ambiente em que vivemos, cotidianamente.

E natural que tudo isso exista, porque estamos habitando num mundo de escolaridade. O nosso espírito é sacudido interiormente para podermos buscar na extensão do infinito a sua grandiosidade e o seu amor espiritual. Portanto, o seu assistido está de parabéns; ele que procure, como chefe de família, transmitir o seu amor aos seus familiares.

REFLEXO - A minha intuída, conhecendo esta Doutrina, conheceu a felicidade. Está estudando a obra básica. Seu esposo também está frequentando esta Casa.

DOUTRINAÇÃO - Esta Casa foi inaugurada em 21 de junho de 1912 e entregue à sociedade. Aqui não se pergunta sobre a vida de ninguém, nem se quer saber de que classe é a criatura; o importante é que ela é um ser pensante.

Nós, que servimos a esta Doutrina livre e conscientemente, sabemos que todos os seres humanos têm o mesmo direito de serem relativamente felizes no planeta Terra. A Doutrina Racionalista Cristã, não sendo uma religião acrescida às oito mil e tantas que existem na face da Terra, é uma filosofia de vida.

Baixe este e outros
livros RC sem custo
A criatura, adentrando nesta escola de princípios e de moral, procurando compreender seus ensinamentos, adquirindo as obras que são editadas com a finalidade de esclarecer a criatura sobre o porquê da imortalidade do espírito, então terá uma base para um viver ameno neste planeta. A Terra é um ambiente de sofrimento e de muita luta, lutas titânicas. Se as criaturas não tiverem um preparo emocional e psíquico, com estabilidade, poderão ser levadas pela emoção.

Fugir da razão e do bom senso é transviar-se do caminho que vinha trilhando no progresso material e espiritual. E a Doutrina veio à Terra para transmitir esses ensinamentos aos seres encarnados.

Sabemos, perfeitamente, que uma vez esclarecida, a criatura terá ao seu dispor as faculdades inerentes ao próprio espírito, para sozinha analisar o que é certo e o que é errado. O bom senso repugna e a razão acusa o que é errado.

REFLEXO - O meu assistido analisa como se é feliz quando se tem o conhecimento da Verdade, quando se dá valor ao que valor tem a quando não se perde tempo.

DOUTRINAÇÃO - É uma grande verdade. Quando a criatura adquire o conhecimento da Verdade, para um viver terreno de posse de um corpo físico, ela levanta a cabeça e enxerga mais longe, tem maior campo de visão para os pormenores da vida. Analisando os prós e os contras, vai concluindo que ela é invencível e que sua invencibilidade está dentro da Verdade. E, então, viverá com mais tranqüilidade no planeta Terra.
É para isso que se constroem Casas Racionalistas Cristãs e se as entregam à sociedade como escolas, para ensinarem à humanidade os porquês da vida espiritual.

Hoje estamos completando 156 Sessões Públicas de Limpeza Psíquica, durante este ano de 1994, perfazendo um total de 45.000 pessoas que se fizeram presentes. Tivemos a felicidade de realizar 102 Sessões Particulares de Limpeza Psíquica à distância, com a presença de 4.200 pessoas, sendo estas realizadas somente com companheiros inscritos que trabalham em comum acordo com as Forças Astrais Superiores, para o benefício da humanidade.

Tivemos também a alegria de realizar 12 palestras nos últimos domingos de cada mês, com a presença de 1.258 pessoas. No atendimento ao público, no horário das 13 às 14 horas, 521 pessoas foram atendidas, perfazendo na sua totalidade 52.000 pessoas que aqui estiveram. Suas presenças, seu carinho causam-nos grandes alegrias e emoção, por estarmos juntos lutando para o bem da humanidade. Esta é a nobre finalidade desta Doutrina, abrindo suas portas, como dizia o saudoso Antonio Cottas “de par em par”, para receber as criaturas que muitas vezes necessitam de orientação e, aqui chegando, recebem essa orientação e procuram, através de um incentivo recebido, erguer a cabeça, caminhar com firmeza e confiar em si.

Saberão que tudo depende delas, que não há proteção de “A” nem de “B”, que há, sim, seres em evolução e, então, procurarão, como seres pensantes, raciocinar com mais clareza, observando a vida com mais exemplos e com mais respeito a si mesmas.

Para nós é uma grande alegria, uma grande felicidade ver transcorrer um ano, como foi o de 1994, de grandes realizações. Recebemos da Sra. Olívia um buquê de flores dedicado a todos os companheiros e companheiras; pelo cartão ela está agradecendo o carinho recebido durante sua freqüência no ano de 1994. Os nossos sinceros agradecimentos a essa ilustre senhora pela oferta aos companheiros desta Casa. Assim é a vida, assim é a luta. Aqui estamos para continuar nesta luta; vamos esperar que o ano de 1995 seja de resoluções, como foi o de 1994.

Vamos inaugurar no ano de 1995 a nossa biblioteca na parte superior do prédio. Será inaugurada a sala do adolescente; assim é o nosso trabalho. Mas esse trabalho não seria possível sem a presença das senhoras e senhores no cotidiano das Sessões Públicas de Limpeza Psíquica. São grandezas, feitos imorredouros, tudo é registrado nos Planos Astrais Superiores.
E para nós, que servimos a esta grandiosa Doutrina, é uma alegria e grande satisfação ver transcorrer um ano como 1994, de compensações, lutas, trabalho, mas tudo isso é a razão da nossa existência.

REFLEXO - A minha assistida está aí pensando... Encerra este ano com chave de ouro, pois esses ensinamentos devolveram-lhe a alegria de viver.

DOUTRINAÇÃO - É a luta do bem contra o mal, vamos bater nesta tecla como gota d'água que bate em pedra dura, mas que tanto bate até que fura.

Assim é o ser humano, quando tem consciência da sua imortalidade, tem absoluta certeza que ele é o responsável pela sua felicidade relativa no planeta Terra.

Somos invencíveis e, se a criatura pensar profundamente nestes itens: invencibilidade, imortalidade e eternidade, não irá se atemorizar com nada no viver. Sabe, perfeitamente, que pela sua invencibilidade enfrentará tudo com galhardia, andará de cabeça erguida pisando com firmeza, sorrindo; é assim que tem que ser o viver do ser encarnado.

REFLEXO - Ela é assídua frequentadora desta Casa. A pessoa que atende o público precisa estar sempre com o semblante alegre, com muita calma, para poder atender as pessoas e desculpar as ofensas recebidas. Ela, como professora, tem que ter muita responsabilidade e dar sempre uma boa resposta para o adolescente.

DOUTRINAÇÃO - É um belo pensamento, porque não somos perfeitos. Na Terra não há seres perfeitos, todos nós temos defeitos e, às vezes, há momentos na vida em que deixamos de receber bem, mas são momentos. O espírito esclarecido, que conhece a vida espiritual, sabe que tudo vem de fora e que as rajadas fluídicas são pesadíssimas e produzem efeitos espontâneos e momentâneos no ser humano. Incontinenti, ele usa o raciocínio e, se constata que ofendeu alguém, retrata-se e pede desculpa, porque pedir desculpa não é humilhante.
A criatura, às vezes, comete falhas involuntariamente. O mal do ser humano é cometer falhas propositais; é quando entra o egoísmo, a prepotência, a vaidade, a mania de grandeza.

Como professora, tem o dever de transmitir conhecimentos, através do ensino, com o objetivo de preparar jovens para o futuro. E, para isso, terá que ter muita renúncia. Às vezes, somos ofendidos, atacados e guerreados, mas a renúncia é uma ponderação do espírito. Ela que analise o que acabou de ouvir, friamente. Sem se desesperar, coloque o raciocínio em ação, eleve os pensamentos aos Mundos Superiores e imediatamente estará em condições normais para dialogar com quem de direito. Assim é a vida de cada ser humano na Terra.

Imperando essas grandes realidades, não haveria tanta discórdia no planeta Terra. Haveria mais compreensão, mais respeito entre as demais criaturas, entre os governantes e governados. Portanto, a tua assistida está de parabéns. Seja calma! Porque calma e cautela são como caldo de galinha, que não faz mal a ninguém. Quanto mais cautela tem a criatura, melhor condição terá para raciocinar, quanto mais raciocinar, menos erros irá cometer.
REFLEXO - Meu intuído, através desta Doutrina, está aprendendo e se esclarecendo sobre a vida espiritual. Está estudando as obras com bastante força de vontade para ser um militante da Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Faça isso; nada é impossível, porque o gênero humano já mostrou com a evidência dos fatos que nada é impossível. Servir à Doutrina Racionalista Cristã é fácil. Depende da vontade da criatura, não há segredo porque é uma Doutrina franca, leal e sincera, fala com objetividade e, através dessa objetividade, o espírito encarnado vai analisando os fenômenos que existem, devendo estudar e analisar esses fenômenos com a razão de ser.

Tudo vem de fora. Recebemos pensamentos bons, mas também recebemos pensamentos maus. É preciso analisar se os pensamentos que recebemos são admissíveis ou não. A criatura é um aparelho receptor que atrai ou repele. No exercício da espiritualidade, é preciso que ela venha aprimorar a evolução espiritual justamente naquela parte que frisava Jesus Cristo: “não as faças que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”.

Esses ensinamentos são explanados pela Doutrina Racionalista Cristã, que é a doutrina de Jesus Cristo, ensinando às criaturas não desejarem aos outros o que não desejariam a si próprias. Neste viver disciplinado, digno e altruísta encontrarão sempre abnegação a seu favor e a favor do seu semelhante.

REFLEXO - A minha assistida analisa que a espiritualidade é uma oferta de amor construtiva. E que só pode fazer o bem aquele que é bafejado por esta Luz espiritual.

DOUTRINAÇÃO - Todos somos irradiados por essa Luz espiritual, porque somos da mesma fonte de origem. Por isso é que se diz que não há seres privilegiados; há seres em evolução.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para acabar com esse misticismo de proteção e protegidos. Nada disso existe. Quem se protege é a própria criatura quando age com dignidade. Quem dá, recebe; é uma troca recíproca na espiritualidade. Quem dá amor, recebe amor, porque produz efeitos astrais com pensamentos de amor aos semelhantes, com o respeito pelo próximo e, quem respeita é respeitado. Quem não respeita, não pode exigir respeito.

Baixe este e outros
livros RC sem custo
Os pais que não dão exemplos aos filhos não podem exigir exemplos deles. Sendo os pais virtuosos, exemplares, exigem respeito, porque é recíproco; quem dá, recebe.

A Doutrina Racionalista Cristã ensina tudo isso com clareza e objetividade. As criaturas que irradiam todos os dias às sete horas e às vinte horas fazem intercâmbio com as Forças Superiores e os seus viveres estão sempre preparados. Sabem ver as qualidades dos seus semelhantes e compreendem as falhas que podem ocorrer entre as criaturas; e estas acontecem, porque vivemos no meio de uma massa heterogênea, onde tudo pode acontecer.

O importante é como vamos encarar os acontecimentos. Se os encaramos com conhecimento de causa, os fatos são bem diferentes. Não tendo conhecimento de causa, tudo se complica, perturba-se o ambiente, tornando-o indesejável.
A espiritualidade vem solucionar tudo isso, como se referiu o teu assistido: se o amor espiritual envolve as criaturas, todos são igualmente envolvidos. Cada um tem aquilo que merece. Se a criatura não pensa bem, quem poderá ajudá-la? Ela tendo o seu livre-arbítrio, e não querendo agir para o bem, fica entregue ao mal, que produz esse mesmo mal e não há outra saída, porque dentro das leis de causa e efeito não há seres privilegiados; essas leis são extensivas a todos.

REFLEXO - Como é bom estar neste ambiente saudável! Para mim, era desconhecido.

DOUTRINAÇÃO - Como espírito liberto da matéria, estás aqui de passagem, porque a Terra, meu amigo, não é ambiente para o espírito desencarnado e, sim, para os encarnados. Fazendo uso do corpo físico que é uma máquina, poderá se locomover neste meio, que é uma massa heterogênea, produzir seus feitos pelo trabalho cotidiano e participar da vida.
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
Mas, no teu caso, ao desencarnar, deverias partir para o teu mundo espiritual e, pela falta do conhecimento das leis da vida, espiritualmente falando, ficaste aqui envolvido, pensando que ainda tinhas o teu corpo físico. Na realidade, teu corpo já não existe mais. Estás falando através de um corpo que não é o teu. Parte, pois!

REFLEXO - Ele esteve nesta Casa no horário das 13 às 14 horas, porque estava muito doente, e aqui recebeu esclarecimentos que o fortificaram e sentiu-se bem melhor. Quando chegou estava cambaleando, quando saiu sentiu-se firme, percebendo a transformação que se operou nele próprio.

DOUTRINAÇÃO - Quando a criatura comparece ao atendimento das 13 às 14 horas, que é feito às segundas, quartas e sextas-feiras, para fazer perguntas sobre a vida espiritual e material, ela se encontra sob a orientação do Astral Superior e esse fato ocorre quando há sinceridade da criatura. Mas quando chega aqui sem convicção e sinceridade, vem aqui por acaso, com pensamento de brincadeira, então nada aprende.

Contudo, quando vem acossada pela dor e com sinceridade espiritual, ela é atendida astralmente. Aqui sempre há uma pessoa encarnada para dialogar porque, é claro, a pessoa sem o corpo físico não pode usar a palavra articulada.
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
A maneira de se comunicar com os espíritos superiores é o pensamento. Nos mundos superiores não há palavras articuladas, existem afinidades espirituais que se comunicam sem o uso da palavra articulada. A palavra é própria de mundos-escola, como é o nosso planeta. Temos um aparelho que é o corpo físico para pronunciarmos as palavras, e seguindo a orientação do nosso raciocínio e os pensamentos de orientação superior, estas afluem, limpando o visitante psiquicamente, deixando-o no seu equilíbrio espiritual. Ele entrou cambaleando nesta Casa, e uma vez equilibrado espiritual e emocionalmente, levanta-se e sai com firmeza porta a fora. Tudo isso dependerá do seu procedimento, porque a vida é uma seqüência de lutas. Cada dia tem uma luta para ser desenvolvida por todos os seres humanos, não existe ninguém que não tenha lutas, todos temos a luta cotidiana.

Feliz da criatura que está preparada, em condições e posição de sentido, para enfrentar os vendavais que a vida oferece, porque só assim ela será uma vencedora. O espírito não encarna para ser um vencido, um fraco ou um desanimado: encarna para fazer uso dessa máquina humana que é o corpo e usufruir o meio em que está vivendo, para aprender no seu cotidiano a vencer as etapas da vida.
As barreiras que a vida oferece, as alegrias, as tristezas, tudo isso acontece ao encarnado. Aprendendo a raciocinar com clareza e com liberdade de pensamento, vai aprendendo com as lições da vida, vai fazendo perguntas, e só pergunta quem quer saber. Por isso, nossas palestras têm uma parte com esse título Quem pergunta quer saber.

Dizia o escritor Marden em sua obra O crime do silêncio: “a criatura que mantém o silêncio está, muitas vezes, cometendo um crime, porque ela não tem condições de raciocínio normal para solucionar um problema que está acontecendo”.

Falando com um amigo, expondo com sinceridade o que está acontecendo, ele poderá receber uma orientação amiga e, nestes momentos, as Forças do Bem se entrelaçam, em intercâmbio com o encarnado, dando orientações precisas. É isso que ocorre no atendimento das 13 às 14 horas.
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica
ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ
A evolução se faz sentir pela humanidade, pelos seus pensamentos, pelos procedimentos, pelo trabalho digno que vem realizando constantemente, pois nada estaciona, tudo evolui. O ser humano precisa se conscientizar de que a Verdade está para todos. A Doutrina é uma escola que ensina às criaturas como viver, como se desprender, num momento como este, das coisas materiais.

Nas Casas Racionalistas Cristãs as criaturas vêm em busca de uma palavra amiga, de um conselho para esclarecer o seu espírito. É sempre através das lutas constantes que se realiza tudo o que se tem a realizar.
O ser humano precisa conscientizar-se, esclarecer-se, e dar ao espírito, a cada ano que passa, mais estabilidade de esclarecimentos. Que felicidade ver a Doutrina usufruir as irradiações que são proferidas por criaturas que vêm aprender a se livrar das intempéries da vida, para evitar certos acontecimentos e viver melhor. É uma felicidade para as Forças Superiores que realizam estes trabalhos a cada ano que passa, esperando que criaturas de boa vontade se enfileirem no Racionalismo Cristão.

Muitos se acham impossibilitados, mas ao entrarem numa Casa Racionalista Cristã tomam-se criaturas esclarecidas, desprendidas, sabendo dividir as coisas materiais das espirituais, sempre vivendo paralelamente. O espírito precisa saber de onde veio, o que está fazendo neste mundo e para onde vai.

Os livros da Doutrina Racionalista Cristã têm todas as orientações necessárias para desvendarem quaisquer dúvidas. Cada um faz por si próprio, cada um se esclarece, cada um deve levar a sua vida constantemente equilibrada.

Tudo isso é uma felicidade para aqueles que estão a postos numa tribuna como esta. Todas as Casas Racionalistas Cristãs realizam os mesmos trabalhos, há o mesmo afeto e as mesmas irradiações, nada é modificado, pois quem dirige a Doutrina Racionalista Cristã não são os homens, mas sim as Forças Superiores, que são atraídas através de pensamentos fortes, pensamentos altruístas, dos que vêm trabalhando com todo amor e com toda dedicação. Sem medir esforços, sem sacrifício algum, procuram estar a postos, sempre nos horários determinados para enfrentar novas etapas.

Vai-se iniciando um novo ano; esperamos que ele seja superior, é o que desejamos para a humanidade. Mais uma vez desejo felicidades no término do ano e para o vindouro.