.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

SEM DISCIPLINA NÃO HÁ ORDEM E SEM ORDEM NÃO HÁ PROGRESSO – Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - Ele estuda e analisa as obras desta Casa, porque para trabalhar nas fileiras do Racionalismo Cristão e ser instrumento das Forças Superiores é preciso uma disciplina férrea.

DOUTRINAÇÃO - Ele está pensando corretamente, porque sem disciplina não há ordem e sem ordem não há progresso. Observamos as leis da natureza: o próprio Universo que gira com suas galáxias, com os sistemas solares mantém esse equilíbrio maravilhoso sem se chocar um planeta com o outro; tudo isso é disciplina e ordem.


O ser humano, como frisei anteriormente, é um universo em miniatura, e é claro que ele não pode viver desequilibrado. Tem que haver equilíbrio nas suas emoções, na sua sensibilidade, no seu querer, nos seus pensamentos, colocando tudo em ordem para não entrar em choque com sua própria consciência. É o que ensina a Doutrina Racionalista Cristã nas obras que são editadas e que estão à disposição de todos.

Quando a criatura adquire a obra básica Racionalismo Cristão, começa a estudar e analisar seus capítulos com profundidade, compreende a razão de sua existência, o porquê da sua estada no planeta Terra e qual é a sua composição astral e física, como Força e Matéria.

Ela começa a se aprofundar no campo do alto psiquismo, analisando que sem estudo, sem ordem e sem disciplina não atingirá seus objetivos, e que isso causará ao espírito uma grande tristeza.
O espírito não veio encarnar para perder tempo e nem para viver de forma errônea. Encarna para evoluir, mas essa evolução exige estudo, método, ordem e vontade, porque sem vontade nada se faz. Dizendo isso, nós iremos organizar a nossa palestra com o tema "O pensamento e a vontade." Todos os amigos presentes com seus familiares estão convidados para estar aqui conosco às 15h30 do dia 30 de março de... Iremos debater assuntos concernentes ao pensamento e à vontade, porque a vontade é tudo na vida, sem vontade nada se realiza. A criatura às vezes projeta um plano, mas, se não o executa, ela está perdendo tempo.

Portanto, ele está certo em pensar dessa forma. É preciso estudar para ter consciência e ser um instrumento dócil do Astral Superior. É preciso ter muito conhecimento e, quanto mais tem, melhor desempenho terá nas suas funções dentro de uma Casa Racionalista Cristã.


ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos
santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas, e a criatura vindo a elas, vem para aprender a viver, porque viver não é tão difícil como pensam. Há criaturas que complicam suas próprias existências, porque não querem dar trato ao raciocínio, não sabem o que é o pensamento, mas, pouco a pouco, ouvindo as explanações, lendo as obras racionalistas cristãs, naturalmente, vão-se despojando das dívidas, dos erros que porventura existam em suas vidas.

Então, isso não é difícil. É apenas necessário o esforço próprio, porque só trabalhando pela espiritualidade, sabendo separar o joio do trigo, conhecendo-se
como Força e Matéria, as criaturas abrirão os olhos do espírito e caminharão acertadamente na vida. Saberão cumprir seus deveres, terão disciplina, horas para tudo e não perderão tempo ou até a encarnação.Como dizemos, é preciso ter força de vontade, pôr os atributos espirituais em ação, fazer justiça, e usar de ponderação em todas as provas que aparecerem nas suas vidas.

Os reveses estão aí; não é por isso que vão choramingar, eles têm que existir, porque, aqui, neste
plano físico, não é realmente para se passar em brancas nuvens. É para ter-se um pouquinho de sofrimento, porque o sofrimento ajuda a evoluir, ajuda o espírito a fortificar-se. Sendo assim, o que sempre aconselhamos é que lutem por si mesmos, auxiliem os seus semelhantes quando sentirem que precisam de uma palavra amiga.

Todo aquele que precise indicar o caminho de uma Casa Racionalista Cristã a uma pessoa que esteja sofrendo, somente indique o endereço e nada mais. Se a criatura tiver realmente força de vontade para deixar de sofrer e para se esclarecer, aqui virá e as portas estarão abertas para todos aqueles que querem vencer na vida e não serem vencidos.

Por hoje é o que tenho a lhes dizer.
A irradiação do Astral Superior estará sempre com aqueles que procuram se religar às Forças Superiores, fazendo a limpeza psíquica nos lares e nas horas certas, quando puderem; quando não, façam-na de acordo com a disponibilidade, mas não deixem de fazê-la.