.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

SOFREU UM ACIDENTE E QUEBROU A PERNA - Antônio de Ornellas Flor

REFLEXO - Era para ele estar aqui, mas sofreu um acidente e quebrou a perna. Mas está com o pensamento aqui.

DOUTRINAÇÃO - Não dá para vir com o corpo físico, mas ninguém pode proibi-lo de estar aqui com o pensamento. E o que estavas fazendo lá? Não foste o causador do acidente? Não existe efeito sem causa. Como espírito livre da matéria, nada mais tens a realizar na Terra e as Forças Astrais Superiores acharam por bem coarctar teu livre-arbítrio. Agora, estás aqui dando o teu parecer um pouco frustrado, porque querias atrapalhar e foste beneficiado, pois recebeste os eflúvios.



Por isso, estás presenciando a grandeza astral. E no dia em que a humanidade aprender a agir e a raciocinar com mais liberdade e disciplina, muitos dissabores desaparecerão da Terra.

REFLEXO - Ele veio pela primeira vez e está admirado com esse silêncio e com a disciplina. Ele não viu isso nos outros lugares por onde passou.

DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã, como filosofia de vida e como ciência, é uma escola de alto psiquismo. A presença de Forças Astrais Superiores nestes momentos só é possível quando há disciplina rígida. Fora da disciplina elas não poderão estar presentes para espargirem seus fluidos e, através desses fluidos, beneficiarem as criaturas que necessitam desse bálsamo, que dá vigor ao espírito, e o espírito revigorado enfrentará os problemas que a vida oferece a todos nós. Só assim é possível realizar um trabalho útil.

Assim funcionam as Casas Racionalistas Cristãs, através de uma disciplina rígida. Muitas criaturas não gostam de disciplina, mas sem disciplina não podem chegar aos seus objetivos.

REFLEXO - Ele encontrou esta Doutrina há pouco tempo. Está gostando e pretende estudá-la para conhecer melhor seus princípios.

DOUTRINAÇÃO - Está completamente certo, porque uma ciência não se compreende sem estudo. Para compreendê-la, é preciso estudar seus fundamentos, seus princípios e suas leis. A criatura vai desenvolvendo seus conhecimentos de acordo com a capacidade de seu raciocínio, e nada passa despercebido do ser evoluído. Ele fala pouco e pensa bastante, raciocina muito, e através desses exercícios fará o seu progresso, observando que nada acontece por acaso. Nem mesmo as folhas caem das árvores fora do devido tempo.

O espírito vem à Terra para evoluir, mas a maior parte se perde dentro desse materialismo, fica como que empedernido, sendo conduzido pela vontade alheia. Mas o espírito não veio à Terra para ser envolvido pela vontade alheia, uma vez que está assessorado pelos seus atributos, para ele mesmo dar expansão aos seus conhecimentos, compreendendo que o espírito é imortal, e perante sua imortalidade tem condição de analisar tudo e observar essa imortalidade. Assim explana a Doutrina; cada um tem aquilo a que faz jus. É pelo pensamento que ele atrai, mas é também pelo pensamento que ele pode repelir. Portanto, o pensamento tem duas funções, produz efeitos benéficos e também maléficos.

REFLEXO - Lá no seu lar ela estava pensando mal, e agora neste instante está fazendo as irradiações. Eu estava lá com ela, e agora estou aqui.

DOUTRINAÇÃO - A criatura, quando desconhece sua sensibilidade mediúnica, causa transtorno na vida da família, e esta fica toda apavorada, pensando que é o fim do mundo. Mas não é nada disso. São a falta de conhecimento e a indisciplina que geram tudo isso.

Para viver as duas vidas, a material e a espiritual, não devemos confundir uma com a outra, e o que mais se faz na Terra é essa confusão. A criatura confunde a vida material com a espiritual, faz delas uma salada mista e, assim, está sendo um estorvo no meio da sociedade. O espírito não veio à Terra para perder tempo e ser um joguete de elementos astrais como tu. É claro que a criatura indisciplinada abre sempre uma janela para o astral inferior.

A Doutrina veio à Terra para esclarecer o espírito, porque uma vez esclarecido saberá, através da vontade própria, espancar as trevas da ignorância – com a vontade voltada para o bem, é claro – com estudo, com aprimoramento para ser positivo e andar sempre pisando com firmeza, ter alegria pela vida, saber raciocinar com liberdade e não ter medo de nada.

REFLEXO - No meio dessas Luzes estou me sentindo tão pequeno! Não acreditava em espírito, só na matéria. Agora observo essa grandeza e essas Luzes cercando este ambiente.

DOUTRINAÇÃO - É isso aí, meu amigo; não foste o primeiro a sentir apenas a materialidade; existem milhões e milhões de espíritos desencarnados que tiveram uma vida desregrada e deixaram a matéria falar mais alto; ficam envolvidos com a matéria e pensando somente nas coisas dela, mas a vida não é só essa matéria, nem mesmo o ar que aspiramos podemos ver, ele é invisível, e quantas coisas são invisíveis.

O espírito é Força, é Inteligência, não tem forma, pode manifestar-se de múltiplas maneiras, como tu estás observando o prédio sendo envolvido interna e externamente. Está todo iluminado por essas Luzes, e elas não estão aqui por acaso; estão aqui para trabalhar, e com o apoio dessas correntes fluídicas vêm ao planeta Terra com grande dificuldade, porque não é fácil para o espírito de luz manifestar-se, porque as vibrações da Terra são pesadíssimas, são vibrações materialistas.

Agora, estás presenciando as vibrações superiores pela visão do espírito, mas não pudeste vê-las quando tinhas teu corpo físico, porque estavas com tua mente obscurecida pelas coisas da matéria. Isso é triste, é doloroso e desagradável. Sabemos que a maior parte da humanidade ainda vive nesse estado de ignorância da vida real. Os espíritos deixam de evoluir, marcam passo, ficam como um pelotão militar que, por ordem do seu comandante, não sai do lugar. Isso não é viver, é vegetar. Agora estás acordando para a vida real, que é a vida espiritual. Parte com a nossa irradiação.

REFLEXO - Eu estava bem longe, não sei como vim parar aqui. Não conheço este lugar.

DOUTRINAÇÃO - Não existe distância para o espírito desencarnado; uma vez desencarnado ele é apenas Força, não precisa de transporte para ir de um lugar a outro. A Força é a Inteligência, é partícula da Força Criadora; também para o pensamento não há distância, podemos estar a milhares e milhares de quilômetros, mentalmente falando. A linguagem do espírito é o pensamento; não pode se comunicar de outra forma. As palavras articuladas só são admissíveis aos seres encarnados, que têm o corpo matéria.

Teu corpo já morreu, já se decompôs, estás aí a perder tempo e nós não estamos para falar às paredes. Tu estás acordando, isso é o mais importante. Parte, pois.

REFLEXO - Ele veio aqui com intenção de perturbar o ambiente. Nós o acompanhamos a pedido dele, mas nada conseguimos. Que força é essa que nos segurou?

DOUTRINAÇÃO - Foste sempre a lugares em que não há disciplina, e faltando a disciplina falta o amor. Ninguém vence o amor, meu amigo! Quando nos referimos ao amor é o amor espiritual, não o amor da carne, esse amor que se comercializa: esse não é amor, é interesse. Mas esse que se manifesta, espontaneamente, neste instante, é o amor espiritual e, é claro, quando ele atinge este ambiente, acabam toda a revolta e a vontade inflamada que existem nos espíritos encarnados e desencarnados.

O que produz o desrespeito? Que progresso tem a criatura que se revolta e quer bagunçar o ambiente? Não tem progresso algum, é uma falta de educação quando isso ocorre. Isso só existe quando há falta de espiritualidade e de amor próprio. Todo aquele que tem amor próprio sabe respeitar o ambiente em que adentra.

É uma demonstração de que teu assistido tem qualidade, apenas não sabia que a possuía, para se colocar no seu devido lugar. Mas aqui chegando e observando a disciplina e o respeito que imperam neste ambiente, se manteve condignamente e teus comandados também. Estás recebendo amor e com esse amor compreendes que estás sendo demais na Terra. E nós não estamos aqui para agradar, mas, sim, para falar a Verdade.

REFLEXO - É a primeira vez que meu assistido vem aqui. Ele quer saber tudo o que se passa. Está muito curioso.

DOUTRINAÇÃO - Já estás observando que aqui não há segredo. Tudo nas Casas Racionalistas Cristãs é feito às claras, não há subterfúgio, nem mais ou menos. Existe a exatidão e a consciência dessa Verdade. Ele que venha mais vezes, adquira a obra básica desta Doutrina e faça dela um livro de cabeceira. Não é um romance que está ali, mas um livro de ciência. Para podermos observar o que significa esse livro é necessário que o estudemos em voz alta e muitas vezes copiá-lo. Assim fazendo, vai-se penetrando no conteúdo da parte espiritual, na finalidade, no porquê da existência na Terra, que é exclusivamente o saber pensar. Viver não é fácil, viver todos nós vivemos, mas é preciso saber viver, ter equilíbrio, ter pensamentos dignos e saber raciocinar com cautela, com ponderação e justiça, porque a cautela é como caldo de galinha: não faz mal a ninguém.

A criatura cautelosa valoriza a sua personalidade, porque analisa, não usa muitas vezes palavras articuladas, mas, sim, o pensamento. Vejamos um cientista: ele fala pouco e pensa muito, porque sente necessidade de pensar. Pelo pensamento atraímos as Forças positivas, para sobrepujar a matéria e dar expansão às leis espirituais. É isso que desejamos a todos.

REFLEXO - Ela veio aqui com o intuito de fazer um pedido. Ela pensou que aqui podia consultar sobre o problema particular que está passando. Queria que a pessoa de quem ela gosta não a abandonasse e ficasse com ela, mas está percebendo que aqui é bem diferente dos lugares que ela freqüenta.

DOUTRINAÇÃO - Para tudo na vida existe o momento e a hora certa. A Doutrina Racionalista Cristã não veio à Terra para saber da vida particular de ninguém, ela veio para ensinar o ser humano a se valorizar e a ter conhecimento da vida material e espiritual.

Nos momentos das Sessões Públicas a criatura tem que ouvir, e é ouvindo que ela entende. Existe nas Casas Racionalistas Cristãs um horário das 13 às 14 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, para o atendimento. As pessoas que nos procuram podem formular as perguntas, que obterão as respostas para tudo. No último domingo de cada mês, às 15h30, realiza-se uma palestra para dar expansão às perguntas, oportunidade em que poderá ter as respostas no momento. Basta sentir essa harmonia, que é importante para o espírito.

Feliz da criatura que nunca viu nada, mas que sabe, pela sensibilidade, sentir as vibrações do bem emanante do Grande Foco, da Inteligência Universal da qual fazemos parte.

REFLEXO - Ela é crente, mas hoje resolveu deixar a Bíblia de lado e vir conhecer esta Doutrina. Está aí prestando muita atenção.

DOUTRINAÇÃO - O maior expoente da espiritualidade e do cristianismo não tinha Bíblia, mas tinha amor, tinha grandeza espiritual para dirigir-se àquelas criaturas da época, há dois mil anos. Não teve ele religião, mas teve o amor, e com esse amor deixou seus feitos na Terra; apenas pregou dezesseis meses, essa é a grande verdade.

Esta Casa não é ambiente para fanatismo, é uma escola de princípios de moral que ensina a criatura a conhecer-se a si mesma, vencer os percalços da vida através do raciocínio lúcido e a não ser fanática, porque o fanático fica bitolado naquilo que realiza e isso não é aplicação do raciocínio. Quando nós aplicamos nosso raciocínio, analisamos com mais profundidade, abrangendo outras dimensões, e a criatura tem mais facilidade de compreender os altos e baixos da vida.

A finalidade do Racionalismo Cristão não é atacar as religiões. Jesus Cristo foi simples, sincero, franco a leal, disse apenas “não as faças que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”.

O homem vence a si próprio; quando dizemos o homem, também nos referimos à mulher, porque o espírito não tem sexo.

REFLEXO - Ele está com a consciência pesada. Foi falso com seu companheiro. Hoje está arrependido e não sabe como reparar essa falta.

DOUTRINAÇÃO - É muito fácil; de ti ele está livre. É abraçar o amigo, pedir desculpa a ele e retratar-se do erro. Todos estamos sujeitos a errar, mas o importante é a criatura reconhecer que errou, esta é a grandeza do espírito. O pior é a criatura ficar ruminando. A criatura tem que compreender isto: todos temos defeitos, uns mais outros menos.

O importante é procurar, na medida do possível, não errar. Nesta Casa fala-se sobre o amor, e através desse amor ele poderá abraçar seu amigo e pedir desculpa do mal que produziu. Fazer ver ao amigo,que ele estava errado, isto é grandeza de alma. E assim que devemos proceder.

REFLEXO - Ela chegou aqui e começou a passar mal, sentindo peso na cabeça, agonia, desespero e vontade de ir embora, mas se conteve depois das irradiações. Sentiu-se bem melhor.

DOUTRINAÇÃO - É uma prova evidente de que não era ela, eras tu que estavas do lado dela sugando a vida anímica daquela criatura. E o que mais há na Terra são espíritos que ficam na atmosfera dando vazão a pensamentos doentios, porque há criaturas neste mundo que só falam em doenças, só pensam em doenças, não podem ter saúde em absoluto. A mesma coisa acontece com um comerciante que só pensa em crise: nunca irá para frente; mas se pensar em trabalhar, sendo dedicado e aplicado, ele poderá produzir melhor. Devemos pensar em coisas boas, em coisas positivas, numa boa leitura, numa boa conversa, numa troca de idéias positivas. E aprendemos, e muito, com nossos semelhantes! Quantas lições aprendemos no cotidiano! Existem criaturas inteligentes, pois aqui estão encarnadas 17 classes de espíritos. A começar pela primeira até à décima sétima classe, em que há criaturas com grau de evolução bem adiantado.

A nossa finalidade é aprender com essas pessoas que têm mais conhecimentos, mais facilidade de raciocínio, para concluir e aplicar o que é certo. Esta ciência que se chama Racionalismo Cristão veio exclusivamente para ensinar tudo isso. Não há nenhum segredo, porque se o espírito não atingir grande evolução nesta encarnação, voltará milhares e milhares de vezes até chegar a se confundir com essa Inteligência da qual faz parte.

Estás compreendendo que és um espírito desencarnado e estavas espargindo fluidos deletérios em tua assistida. Foste atraído para ser esclarecido e, uma vez esclarecido, irás ao teu mundo espiritual. Lá chegando, analisarás o teu quadro fluídico, analisarás as outras encarnações que tiveste. Cabe ao espírito ver de perto aquilo que fez de útil e o que fez de errado.

REFLEXO - Devido ao mau tempo, ela teve dificuldade em vir aqui. Estava em seu lar com seus familiares, fazendo as irradiações; eu estava lá, porque fazia parte deles, fui retirado, mas eu não gostei muito.

DOUTRINAÇÃO - Veja o estado doentio em que te encontravas. Se em vida física pertencias àquele lar, qual o direito de permanecer naquele ambiente? Nenhum. São as leis espirituais. O espírito desencarnado aqui na Terra não tem laços familiares. Estavas prejudicando aquela criatura. Ela não está aqui, fisicamente, por causa da chuva, mas veio em pensamento.

Esta é a finalidade do Racionalismo Cristão na Terra. No dia em que as criaturas conhecerem esses ensinamentos, não haverá mais necessidade de construírem Casas Racionalistas Cristãs. Os lares serão as Casas Racionalistas Cristãs. As famílias bem constituídas, nas horas certas, farão as irradiações, com convicção, aos mundos superiores. Tudo será diferente, haverá mais compreensão, mais união entre as nações, e os povos viverão em paz. Desaparecerão a fome, a inveja, o ciúme, a ganância. Tudo isso são defeitos.

A falta de amor é ocasionada pela falta de espiritualidade. Veja bem o que estava acontecendo contigo naquele lar. As Forças Astrais Superiores tudo fazem para debelar esses problemas que existem na Terra. É preciso ter cuidado com os nossos pensamentos, mais disciplina na vida, mais vontade, porque a vontade é tudo na vida das criaturas. Sem vontade ninguém faz nada e perde-se no tempo e no espaço. Há criaturas que só vegetam, nada fazem para si e nem para as demais. Há outras que são desprendidas, resolvem tudo, para elas não existem obstáculos e nem dificuldades, não existe proteção de “A” ou de “B”, existe a vontade soberana do ser humano.

A Doutrina Racionalista Cristã faz questão de ressaltar que a vontade é uma bobina que impulsiona a criatura para o seu viver na Terra. O espírito encarna para ser vencedor e sobrepujar a matéria, dar à matéria o que é dela.

ASTRAL SUPERIOR
ANTÔNIO DE ORNELLAS FLOR

A Doutrina Racionalista Cristã explana princípios salutares e nela trabalhei longos anos, ensinando e amenizando a dor daqueles que vinham ao meu encontro, mas isso, não fiz sozinho.

Unido aos meus companheiros de lutas, trabalhávamos com ardor, com vontade de vencer e ser criaturas esclarecidas. Aqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã, não é de um dia para o outro que compreendem a Doutrina, se esclarecem e sabem o que ela significa, o seu valor, e por isso, devem estudá-la minuciosamente, esclarecendo o seu espírito, pois cada um faz a sua parte, não resta a menor dúvida.

A Doutrina nada pede a quem quer que seja. Ela tem o dever de esclarecer o ser humano para que seja feliz e aprenda alguma coisa de útil para o seu espírito. É preciso compreendê-la, e para compreendê-la é necessário disciplinar o pensamento.

A plêiade do Astral Superior se fará sentir com as boas irradiações e sentimentos de altivez. É isso que a Doutrina ensina e vem resplandecendo a cada dia, explanando os seus princípios, porque é uma Doutrina que não pode parar. Ela concorrerá sempre para a evolução dos espíritos daqueles que tenham convicção, para se esclarecerem e aceitá-la.

Apóiem-se nesses belos ensinamentos, nessa filosofia que não engana ninguém e só diz a Verdade, porque a Verdade fará o homem livre; esclareçam-se sobre a composição astral e física, para não retardarem sua evolução espiritual. Bem sabem que para a Doutrina ser implantada na Terra foram necessários quase dois mil anos.

Vejam bem, meus amigos, ela é uma Doutrina espiritualista, é a filosofia das filosofias, a mais justa que poderá existir, pois é dirigida pelo Astral Superior, através daqueles que têm vontade de trabalhar, disciplinar-se, explanar esses princípios, porque precisamos de criaturas esclarecidas, compreensivas, que trabalhem materialmente e muito mais espiritualmente. Assim, o trabalho não será em vão; será um trabalho produtivo, porque aquele que caminha mais depressa chegará ao seu mundo mais rápido, e aquele que caminha mais devagar retarda a sua chegada. É isso que a Doutrina ensina.

O Racionalismo Cristão foi codificado por aqueles que vieram à Terra com a missão especial de implantá-lo, para esclarecer a humanidade. Se não fosse assim, meus amigos, o que seria do mundo! Se as coisas estão mal, seriam piores. Mas, felizes daqueles que sabem o que o Racionalismo Cristão representa, que vieram tomar um novo corpo físico neste País glorioso. A Doutrina teve início num país calmo, onde não há guerras.

É preciso que se esclareçam, é preciso compreender o que a vida significa, se quiserem ser felizes e viver com mais tranqüilidade, com mais certeza e mais saúde.