.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

DE ENGANO, DE ILUSÕES, DE PROMESSAS, O MUNDO ESTÁ CHEIO - Henrique Ribeiro Bastos


REFLEXO - Olhando bem estes ensinamentos, a Doutrina só diz a Verdade. É o que meu intuído analisa neste momento.

DOUTRINAÇÃO - De engano, de ilusões, de promessas, o mundo está cheio e não seria possível que o Astral Superior viesse a implantar a Doutrina em 1910 no planeta Terra para somar-se às oito mil e tantas religiões a estar a deturpar a Verdade. A Verdade precisava ser dita de uma forma clara e objetiva e, para isso, surgiram Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que a implantaram genuinamente. Hoje se diz a Verdade, como disse Jesus há dois mil anos.

A Doutrina é clara e objetiva, e sua finalidade é ensinar a pensar e a viver com dignidade, respeito e caráter a toda prova. O espírito encarnado tem uma grande responsabilidade sobre seus ombros: viver paralelamente a vida material e a espiritual, com raciocínio, ponderação, moderação e justiça.

A Doutrina é verdadeira, sadia, e impulsiona a criatura para o aperfeiçoamento espiritual.

REFLEXO - Ela anda muito contrariada. A vizinha tem inveja dela e procura imitá-la; isso a deixa muito nervosa e aborrecida.

DOUTRINAÇÃO - Ela não deve preocupar-se com o que a vizinha fala. Deve preocupar-se com ela mesma, como acabei de frisar anteriormente. E o que estavas fazendo lá?

REFLEXO - Eu queria apaziguar a situação, mas não tem jeito.

DOUTRINAÇÃO - Deverias estar, como espírito desencarnado, no teu mundo espiritual, mas viveste de uma forma errônea quando encarnado. Deixaste a matéria e continuavas a espreitar as criaturas indisciplinadas, para intuí-las ao ciúme, à inveja, à maledicência enfim, que é um dos vícios mais perniciosos da humanidade.

REFLEXO - Ela veio a esta Casa e está-se sentindo muito bem neste ambiente. Deseja aprofundar-se nos estudos da Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Ela que adquira o livro Racionalismo Cristão, nossa obra básica, E estude-o para, aos poucos, ir compreendendo a finalidade dos seus ensinamentos. Poderá, assim, adotá-los no seu viver terreno e usufruí-los através da disciplina estabelecida em normas rígidas. É o que propõe o Racionalismo Cristão. Ela que procure pautar sua vida nessa mesma disciplina e saiba que o pensamento é um poder espiritual, devendo ter cuidado com seus pensamentos, porque é pensando que atraímos e, também, é pensando que repelimos.

Conforme a criatura pensa assim será, e, assim, passará a viver de acordo com seus pensamentos irradiados. A vontade é uma alavanca poderosa. Estabelece a criatura, com essa vontade, normas disciplinares. Vivendo nessa disciplina rígida e, tendo o cuidado e a vigilância permanente com seus pensamentos, poderá usufruir desses conhecimentos para ter uma vida regular, vivendo racionalmente. É isso que almeja a doutrina Racionalista Cristã a todas as criaturas.

Procurem pensar bem para viver bem, porque é pensando bem que a criatura é relativamente feliz.

REFLEXO - A minha intuída veio a esta Casa muito nervosa e com dor de cabeça. Discutiu no seu emprego e ficou estarrecida.

DOUTRINAÇÃO - Se as criaturas compreendessem que as discussões não resolvem problemas, deixariam de discutir e procurariam raciocinar, para tomar uma deliberação na vida. Então, sentir-se-iam mais felizes e mais seguras com elas mesmas. As revoltas, as rebeliões causam sempre um transtorno para o espírito. Uma vez perturbado por esses transtornos, não tem um viver ameno no planeta Terra; aí então, conturba-se com facilidade e faz uma tempestade num copo d'água. Mas a vida exige, de cada um, renúncia, compreensão, respeito e entendimento para que possa progredir. Para evoluir é preciso que haja calma, cautela, moderação, ponderação e justiça.

Peça um folheto que é distribuído, gratuitamente, pelos nossos auxiliares, faça as irradiações que ali se recomendam e procure ocupar o tempo com coisas úteis. E, assim, não estará predisposta ao nervosismo, que é oriundo do astral inferior.

REFLEXO - Eu sinto que seria impossível partir deste mundo sem passar por estas correntes. Não entendo muito bem o que vocês praticam aqui, no entanto estou-me sentindo bem.

DOUTRINAÇÃO - É importante observar a felicidade que estás sentindo neste instante. O que se pratica nas Casas Racionalistas Cristãs são ensinamentos de Jesus Cristo, os quais ensinam a criatura a respeitar a si própria e não desejar aos outros aquilo que não desejaria para si. Neste viver retilíneo, o espírito encarnado ocupa o tempo com coisas úteis, para não deixar o pensamento vagar de um lado para o outro. Foi isso que aconteceu contigo quando encarnado.

REFLEXO - Eu gostaria da saber por que fui atraído até aqui e o que estou fazendo.

DOUTRINAÇÃO - És um espírito desencarnado e, quando encarnado, tinhas o teu livre-arbítrio e, dessa forma, ninguém poderia obrigá-lo a vir aqui. As Forças Superiores coarctaram teu livre-arbítrio, porque a tua vontade era fraca. Agora estás aqui sendo orientado a compreender por que não conseguias passar para teu mundo espiritual, sem primeiro passar por estas correntes.

A finalidade das correntes do Racionalismo Cristão na Terra é a de proporcionar subsídios aos espíritos que desencarnam, para poderem alar aos seus mundos espirituais, mas para isso ocorrer são arrebatados por estas correntes, com o objetivo de serem doutrinados.

Uma vez compreendendo a razão da desencarnação, nada mais têm a realizar na Terra.

Atingirás o teu mundo espiritual e lá, livre do degredo Terra, farás um exame de consciência que mostrará que, quando encarnado não deste valor à vida real, desprezaste nababescamente a vida do espírito.

Ocorre a milhões de espíritos desencarnados o desconhecimento da vida real, que é a eternidade do espírito.

ASTRAL SUPERIOR
HENRIQUE RIBEIRO BASTOS

O Racionalismo Cristão aponta os atributos que deverão ser desenvolvidos na trajetória terrena. Entre os vários atributos destaca-se a serenidade e, para isto, será preciso uma grande força de vontade, para se obter essa serenidade. Em todos os atos da vida, física ou espiritual, existe dualidade de vida unida por um elo coeso, onde predomina a partícula da força universal inerente ao Todo.

O Racionalismo Cristão oferece oportunidade a todos para se conhecerem como Força e Matéria, através do estudo de suas obras e, dentre elas, frisamos a obra básica intitulada Racionalismo Cristão. Todo aquele que se guia por esses estudos, com esforço e com valor próprio, só poderá progredir.

O Racionalismo Cristão ensina os seres a terem paciência e a darem valor a todas as coisas necessárias ao seu progresso espiritual.

Sabemos que a perda de um ente querido traz tristeza, mas compete aos familiares irradiarem por esse espírito que parte e, não, ficar a atraí-lo para permanecer neste plano físico, fazendo-o sofrer cada vez mais. A partida do espírito para o seu mundo de luz é um momento de felicidade, quando passou pelo mundo físico e fez o que tinha de fazer, devendo, ao chegar ao seu mundo de luz, verificar se, realmente, cumpriu o seu dever.

Somente a ele, espírito, compete decidir se voltará ao plano físico, quantas vezes forem necessárias, para completar a sua evolução espiritual.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina profundamente eclética e ensina os seres a fazerem a sua evolução através do cumprimento dos seus deveres, do trabalho, para que haja paz em seus lares, para que possam fazer o bem sem olhar a quem. Sempre estar alerta cumprindo os seus deveres, numa vida retilínea, sem olhar para aqueles que se perdem na retaguarda.

A natureza, como sabemos, não dá saltos. Aquele que se quedar na ignorância, é problema dele. A vida é a para ser vivida com altivez. Havendo valor próprio, esforço, a criatura obterá mais saúde, maior alegria, harmonia e paz; disso temos a certeza.

Estudem para realmente evoluir e não estacionar neste degredo que é o plano terráqueo. Procuramos sempre alertar, batendo sempre na mesma tecla, para que se fortifiquem cada vez mais, para que haja realmente maior esclarecimento, e saibam todos que, se não houver esforço próprio, os seres não poderão evoluir neste plano físico. O espírito quer evolução e o Racionalismo Cristão ensina como se espiritualizar, para que haja maior alegria, em qualquer momento que seja.

Avante, pois! Todos aqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã em busca de um desejo, muitas vezes o de obterem maior saúde, terão que fazer um esforço muito grande para obter isso, porque os espíritos não ajudam ninguém, cada um tem que se esforçar por si mesmo. O Astral Superior, sim, esparge fluidos a todos aqueles que aqui vêm, para que seus espíritos se fortifiquem.

A direção da vida de cada criatura humana depende dela mesma, através do seu esforço, elevando bem alto o pensamento, fazendo o raciocínio trabalhar somente para o bem. Progredir, alcançar a felicidade que todos almejam, ainda que seja relativa e efêmera; só assim obterão serenidade e a paz chegará para todos. Trabalhem, pois, por si mesmos e vencerão.