.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

COMO SABER SOBRE AS DOENÇAS DO CLIENTE, SE SÃO DE ORDEM ESPIRITUAL OU MATERIAL - Olga Brandão de Almeida

REFLEXO - Ele está freqüentando esta Casa e estudando a Doutrina com muita força de vontade. Está-se esclarecendo sobre a vida fora da matéria. Isso o ajuda a saber sobre as doenças do cliente, se são de ordem espiritual ou material.

DOUTRINAÇÃO - É, de fato, está tomando consciência de que tudo vem de fora, como fora do corpo está a vida, porque a vida não está dentro da matéria, está envolvendo a matéria pelo lado de fora. O espírito alimenta o corpo matéria, ligado pelos cordões fluídicos às duas peças mais sensíveis do corpo, que são cérebro e coração. Por isso, quando as criaturas referem-se ao coração, não conhecem a vida fora da matéria.



O poeta quando atingir o conhecimento não atribuirá à matéria aquilo que se refere ao espírito, porque quem canta, chora, ri, e quem tem sensibilidade é o espírito. O coração é uma víscera, um músculo, e já está sendo transplantado em muitas pessoas. Por isso, quem diz que o coração tem melodia não está com a Verdade.

O Racionalismo Cristão explica tudo isso com clareza, não menosprezando quem quer que seja. Ele, como médico, está no caminho certo. Temos uma grande obra que foi oferecida por um grande médico, quando em vida física – Dr. Antonio Pinheiro Guedes – cujo título é Ciência espírita. Dedicou esta obra à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e sua família forneceu os direitos autorais dessa obra, gratuitamente, ao Centro Redentor que edita as obras e não faz comércio, cobra apenas o papel e a impressão.

Essa obra, Ciência espírita, é digna de estar em todas as estantes de livros para ser analisada, ser compreendida como ciência, porque a vida espiritual é uma ciência. Ninguém pode negar esta grande Verdade, porque é o farol que ilumina a estrada que estamos percorrendo.

Fora do alto psiquismo ninguém explica nada, por mais conhecimento que tenha o cientista. Se se amparou em Força e Matéria, poderá explicar muitas coisas interessantes, mas fora do alto psiquismo ele nada alcança. Não pode atingir os seus objetivos. Por isso, o médico que estudou a vida espiritual, é médico duas vezes. Na parte material, sabe as funções de cada órgão do corpo humano. E é um médico preparado para atender aos problemas de ordem psíquica. Está de parabéns o teu assistido.

A nossa Casa está sempre à disposição daqueles que queiram estudar, que precisam chegar à vida espiritual. Ela está ao alcance de todos; não são privilégios de ninguém esses conhecimentos.

REFLEXO - A minha assistida está aí procurando compreender o porquê da sua existência e dos seus sofrimentos.

DOUTRINAÇÃO - Já é uma grande coisa o que ela está realizando na vida. Cabe a cada um de nós tomar consciência da nossa estada no planeta Terra e do que estamos realizando de posse de um corpo físico. Não é por acaso a nossa presença aqui.

É prova evidente de que estamos realizando um trabalho de aperfeiçoamento espiritual, porque a melhor forma para o espírito evoluir é reencarnar, tomando corpos diferentes em ambientes diferentes, vivendo no meio de uma massa heterogênea, sentindo as asperezas do meio onde vive, para que sua sensibilidade vá sendo desenvolvida aos poucos. E espiritualmente, a criatura vai adquirindo conhecimentos que facilitarão o seu viver na Terra, porque temos que raciocinar muito.

As criaturas precisam compreender que há decisões que não devem ser tomadas precipitadamente. As coisas seriam bem melhores e o planeta Terra estaria em condições bem mais avançadas, mas a precipitação, a ganância, a usura, a exploração do ser humano por outro ser humano são fatores que têm retardado o progresso do planeta Terra. E, nesse retardamento, também estamos retardando o nosso progresso material e espiritual.

As Casas Racionalistas Cristãs abrem suas portas três vezes por semana para ensinar a pensarmos e a nos conhecermos como Força e Matéria.

A tua assistida, vindo mais vezes a esta escola de moral e de princípios, irá aos poucos assimilando o porquê da sua estada no planeta Terra; quais os deveres do ser encarnado de posse de um corpo físico. Tudo isso faz bem ao próprio espírito, porque é do conhecimento adquirido que evitamos cometer débitos, que no futuro teremos que resgatar.

REFLEXO - Ele julga os outros por ele mesmo. Todos vêm aqui acossados pelo sofrimento, mas encontrou uma boa assistência que proporciona às criaturas ficarem à vontade e aproveitar os ensinamentos. Foi o que aconteceu com ele.

DOUTRINAÇÃO - Em parte ele tem razão, porque não devemos julgar os outros pelos nossos próprios atos. Muitas vezes precisamos colocar-nos em condições de aprender com as demais criaturas, porque há muitos seres evoluídos no planeta.

Tu, como espírito liberto da matéria, nada mais tens a realizar aqui. O espírito só é útil na Terra quando tem o corpo, sabe fazer uso do pensamento para o bem e tem disciplina nas duas vidas. O ser humano possui um potencial de força, mas desconhecendo a disciplina que deverá estabelecer no viver, torna-se um perigo, se usar essa força para o lado negativo.

E, para isso, vieram à Terra os ensinamentos do Racionalismo Cristão. Não foi para angariar adeptos, não foi para pedir, foi para ensinar a criatura a viver as duas vidas, a material e a espiritual.

REFLEXO - Meu assistido ainda não havia entrado em seitas e religiões, mas sabe que esta é uma doutrina espiritualista. Nunca tinha ouvido palavras tão certas, verdadeiras lições. Está freqüentando há pouco tempo, mas já sabe o que é certo e o que é errado.

DOUTRINAÇÃO - A natureza manifesta-se aos seres humanos com naturalidade e grandeza, para ser analisada perante suas leis que são simples e objetivas. Assim, também, são as Casas Racionalistas Cristãs, não existem efígies nas paredes, não existem palavras melosas, existe, sim, a sinceridade, o objetivo de levar o conhecimento aos nossos semelhantes do que seja a vida do ser encarnado no planeta Terra, por que estamos aqui a realizar um trabalho. Mas, para que esse trabalho seja executado com ordem, com profundidade e aproveitamento é preciso desenvolvê-lo dentro de critérios e de bom senso, tanto na vida material quanto na vida espiritual.

A criatura não precisa pedir; ela é um composto de Força e Matéria; portanto, tem em si todos os meios para suplantar as vicissitudes da vida e caminhar na Terra com firmeza, com a cabeça erguida e ver, nas demais criaturas, qualidades que ela mesma não possui. Assim tem que ser o viver do encarnado.

O Racionalismo Cristão vem desfraldando essa bandeira desde 1910. Não é uma religião, não é uma seita espírita, mas é uma doutrina filosófica e científica, porque ensina a pensar, a ponderar, a raciocinar, a meditar com profundidade em cada tema que a própria vida oferece. Todos temos problemas para serem desenvolvidos. Eles aparecem, simultaneamente, na vida de cada um, e cabe a cada um solucionar esses problemas ou temas, melhor dizendo, para que o nosso espírito tenha a consciência de haver cumprido seus deveres durante a estada no planeta Terra e não passar por aqui inutilmente.

Dessa forma, quando chegar o momento de deixar a matéria, que é o agasalho do espírito, ele terá a consciência plena da sua desencarnação. Essas são as leis da vida e é o que ensina a Doutrina sem alarde, sem propaganda, sem exigir nada de ninguém; não obrigamos ninguém a ser racionalista cristão. Jesus Cristo, há dois mil anos falava com tanta simplicidade que daqueles que o ouviram poucos sentiram a sua grandeza espiritual. Dos apóstolos que o acompanharam muitos deles vacilaram, ficaram com medo das conseqüências, porque não tinham conhecimento da imortalidade do espírito.

Esse entendimento é importante para o ser humano, porque lhe dá estabilidade para que possa enfrentar os problemas que a vida oferece com seriedade, com respeito, pois de outra maneira não ultrapassamos essas barreiras, elas ficam por serem vencidas e é um fracasso espiritual perder a encarnação. Não é para isso que encarnamos, e sim para progredir. Cada encarnação é um grau de estudo que o espírito atinge. São graus de escolaridade.

A criança vai para o jardim da infância, e com o correr dos tempos atinge a universidade, até se tornar um “PHD” sobre a matéria que ela desenvolveu. Assim também é o espírito encarnado, ele tem os mesmos subsídios para serem desenvolvidos e assimilados para o seu progresso, até que possa atingir a sua própria fonte de origem, porque somos um facho de Luz, mesmo com pouco brilho. O grande facho de Luz é o que irradia tudo que tem vida, não só o minúsculo planeta Terra, mas toda a extensão do infinito que é a Força Criadora.

REFLEXO - Ele se refere a um texto do livro Vibrações da Inteligência Universal, publicado por esta Doutrina: o que brota este espargir de aroma? São os trabalhos dessa Inteligência Universal?

DOUTRINAÇÃO - Luiz de Mattos, que é o autor dessa obra, com sua grande sensibilidade espiritual deixou gravadas nesse volume as explicações sobre a Inteligência Universal, desde o transpor dos oceanos, as artes nas tapeçarias e assim, sucessivamente, mostrando com clareza o que é a Inteligência Universal, e, às vezes, relegamos a segundo plano essa beleza que se manifesta com tanta grandeza.

Subindo a Serra do Mar, com o tempo limpo, observa-se o romper da aurora e pode-se apreciar, ao vivo, toda a baixada banhada por luzes, pelo esplendor do sol. Então, pode-se analisar a grandeza da Força Criadora que está envolvendo e dando vida a tudo. E, também, a flor que desabrocha, naturalmente, pela irradiação da Força, e ninguém, em sã consciência, poderá negar essas Verdades, como o perfume das flores com seus aromas.

Nenhum laboratório até hoje criou meio para reproduzir um sangue puro. É preciso que o organismo humano, alimentado de um copo de leite, um pedaço de pão, um bife mal passado, e depois digeridos, transforme-os em gotas de sangue para irrigar o corpo, porque os laboratórios ainda não fizeram um sangue natural. Ainda é preciso retirar o sangue de um ser humano para injetar em outro. Vejamos, falando cientificamente, como estamos atrasados no planeta Terra perante as leis que o regem e tudo impulsionam para o aperfeiçoamento de cada um. Por isso, Luiz de Mattos foi feliz ao escrever o livro Vibrações da Inteligência Universal, que está à disposição de todos.

REFLEXO - Ela está prestando muita atenção. Já adquiriu o livro Racionalismo Cristão, e está compreendendo que esta Doutrina é o caminho certo.

DOUTRINAÇÃO - Ela está certa. Quando a criatura procura nortear a sua vida, dando-lhe uma bússola precisa às suas orientações, na sua jornada pelo planeta Terra, sofrerá menos. Vai dar menos cabeçadas, porque estará mais habilitada a dar um rumo certo a sua vida e navegar no planeta Terra de posse de um corpo físico.

Estamos fazendo isso e o Racionalismo Cristão abre suas portas para dar essas explicações, como devemos usar essa bússola na nossa vida, que é uma passagem temporária, mas tem importância fundamental no progresso do espírito e no progresso material.

Se a criatura deixar-se envolver pelo “canto da sereia”, fica um tanto ludibriada pelo materialismo que assola a face da Terra. Através dos meios de comunicação, muitas vezes, há falta de compostura e de respeito. Presenciamos tudo isso por meio da televisão. Isso é uma afronta para a sociedade. E o Racionalismo Cristão vem batendo nesta tecla desde 1910. A criatura tem que ter respeito por ela mesma, tem que ter dignidade e sentir-se útil à sua pátria, à sua família, porque ninguém encarna para ser criatura negativa.

O espírito não encarna para perder a encarnação. Isso só ocorre quando se deixa materializar e vive nababescamente a vida material, não admitindo horário, passando a ser um robô; mas o espírito não é um robô. Ele tem força, sensibilidade, inteligência e poder.

Tudo isso está no livro Racionalismo Cristão, a começar pela introdução do livro, o capítulo I - TRAÇOS GERAIS; e no capítulo II - FORÇA E MATÉRIA. É por isso que, estudando, nós atingimos os nossos conhecimentos e a Doutrina faz questão de enaltecer o estudo.

Ninguém conhece uma ciência sem estudá-la, e a Doutrina é uma ciência, porque explica os porquês da vida fora da matéria. Somos um composto de Força e Matéria; então, vamos estudar, porque o estudo é indispensável ao espírito, como é indispensável o alimento para o corpo.

REFLEXO - Eu me sinto tão bem neste ambiente que gostaria de permanecer aqui.

DOUTRINAÇÃO - Não é possível, meu amigo. Não tens mais o teu corpo físico e estás transmitindo o teu pensamento através de um corpo que não é o teu, e estás aqui de passagem.
Esta Casa, neste momento, é uma estação receptora do Astral Superior, e através dessa corrente fluídica foste atraído por essa força maior, para o teu esclarecimento.

Uma vez consciente do papel que te cabe desempenhar no teu mundo, analisarás os teus feitos, observarás o teu quadro fluídico e verás o que resta a fazer. Passaste por aqui por determinação das Forças Astrais Superiores que presidem estes trabalhos, porque a Doutrina Racionalista Cristã não é dos homens, mas do Astral Superior. Foi através dele que a Doutrina foi implantada no planeta Terra por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, sendo este o presidente astral desta Casa, que está te orientando espiritualmente. Parte com a nossa irradiação amiga.

REFLEXO - Ela é professora, aqui tem recebido esclarecimento, e através dos livros está aprendendo ensinamentos que transmite aos alunos. Assim, ela está aprendendo no Racionalismo Cristão o que é a Força Universal e o espírito que dela emana.

DOUTRINAÇÃO - É, de fato ela tem razão, porque o estudo dá base fundamental para a criança. E estudando, ela jamais irá se arrepender, porque a única coisa que não nos é roubada é o esclarecimento. Nas demais coisas, os seres humanos podem ser roubados, nos seus haveres, nos seus pertences, isso pode ocorrer com qualquer criatura, mas ninguém pode roubar os nossos conhecimentos.

Portanto, para o ser humano, o maior tesouro é o conhecimento. Por isso, alguém afirmava, antes de vir a Doutrina à Terra: “conhece a ti mesmo”, “só a Verdade vos libertará”. A criatura que conhece a si mesma, coloca os pés na Terra, tem confiança em si, sabe discernir o que é certo e o que é errado, raciocina com liberdade, critério e bom senso, e compreende o que a vida está lhe oferecendo como um ser pensante. Essa é a importância da vida, fora disso a vida não tem significado. Tem que haver sacrifícios e lutas para a vida ter significado.

Mas a vida é importante para o ser, porque está lhe dando oportunidade de progredir material e espiritualmente. Há vultos que passaram pela Terra e deixaram rastros luminosos dos seus trabalhos, dos seus feitos. São fatos imorredouros que passarão à História, são registrados e serão lembrados com saudade pelos que estão na Terra.

A criatura se põe de pé e deixa a moleza de lado para sentir a vida, como deve ser sentido o perfume da vida. O Racionalismo Cristão ensina tudo isso. Portanto, essa professora está de parabéns. Faça isso na sua classe, ensine os seus alunos a amar a natureza, porque os ensinando a amar a natureza não haverá seres perversos.

REFLEXO - Ele passou por momentos críticos com sua situação financeira; possui nível superior, mas não conseguia emprego. Foi até camelô na praça de Santos, mas agora voltou ao seu emprego e está muito bem. Ele vinha a todas as sessões e se ligava ao Astral Superior. Está agradecido a essas Forças.

DOUTRINAÇÃO - Ele não precisa agradecer a ninguém. Deve agradecer a ele mesmo, por ter desprendimento; tendo nível superior, não se ter envaidecido. Um nível superior é muito bom, os conhecimentos ninguém nos rouba, “vão-se os anéis e ficam os dedos”, como dizem. E é uma grande Verdade. Quanto ao trabalho de camelô, não há problema, pois temos no Brasil criaturas que adquiriram fortunas trabalhando como camelô, como por exemplo, o Sr. Sílvio Santos, o Matarazzo, fundador da firma Matarazzo, este vendia banana nas ruas de São Paulo; o Dedine, em Piracicaba, trabalhou na bigorna com martelo na mão, e hoje tem a sua siderúrgica.

Tudo isso são feitos que são da Terra a na Terra ficam. Tudo é possível quando o ser quer, nada é impossível, porque já foram demonstrados esses fatos muitas vezes. Quantos impossíveis foram vencidos pela vontade dos seres humanos; a História é detentora desses fatos e contra os fatos não há argumentos.

REFLEXO - Meu assistido está aprendendo a fortalecer o seu pensamento, pois ele tem um ideal: quer ser um advogado criminalista, pois entende que o ser inferiorizado e bruto carece de defesa e de justiça.

DOUTRINAÇÃO - É claro, elas existem. As leis estão aí, como dizia Getúlio Vargas. O país que tem mais leis é o Brasil. Mas é preciso que existam pessoas desprendidas para executá-las, sabendo como elas devem ser apresentadas, porque se não houver criaturas desprendidas que possam interpretá-las de acordo com a justiça, em amparo à sociedade, de nada adiantam. Leis são as de causa e efeito, dentro do plano espiritual, e dessas ninguém escapa. Por isso, foi dito muitas vezes “serás o que pensares”, “só a Verdade vos libertará” e “não as faças, que as pagas”, porque são leis inalteráveis e essas não se compram com o metal vil. Mas a criatura humana tem um tribunal em si mesma que é a sua consciência. Os nossos parabéns a ele. Fazemos votos que seja um advogado que possa interpretar a lei de acordo com a justiça, porque justiça é o que está faltando na Terra.

ASTRAL SUPERIOR
OLGA BRANDÃO DE ALMEIDA

Como seria bom se a humanidade se esclarecesse rapidamente! Quantos males seriam evitados! Quantos vícios seriam diminuídos! Quantos sofrimentos assolam o mundo por falta do esclarecimento! A humanidade vive indefesa.

O Racionalismo Cristão veio ao planeta Terra exclusivamente (para) esclarecer essa humanidade, para saber viver e saber por que vive, de onde vieram e para onde irão. Saber por que sofre, por que todos sofrem. Mas a criatura esclarecida sabe como viver, como pensar e raciocinar, passa por cima de tudo, caminha por conta própria.

Enquanto permanecer seguindo daqui para ali, a humanidade estará indecisa. O Racionalismo Cristão, filosofia das filosofias, ensina as criaturas e mostra claramente o que representam, por que estão presas num corpo físico e passam por tantos sofrimentos, e às vezes não os suportam. Com certeza, deles são as únicas culpadas, porque têm o livre-arbítrio e escolheram passar por esses sofrimentos.

Fazemos votos que se esclareçam, pois é através do esclarecimento que podem compreender melhor o sofrimento e diminuí-lo, como todos os que aqui trabalham o fizeram.

Não é fácil, mas também não é tão difícil, porque querer é poder e cada um tem força suficiente para poder suplantar as vicissitudes da vida. Não é só vir a uma Casa Racionalista Cristã, ouvir desta tribuna os esclarecimentos, ouvir o Astral Superior que tanto deseja o bem-estar da humanidade em geral, mas, sim, aprender a guardar essas belas lições, e que possam a cada dia colher uma nova lição, porque o Racionalismo Cristão tem muito o que ensinar.

A vida não pára, ela tem que continuar, e aprender a viver é o mais importante: a criatura chegar ao ponto final e, olhando para trás, ver o que deixou de bem, de útil, no seu trabalho cotidiano, durante os anos que se passaram e os esclarecimentos que adquiriu de acordo com as suas possibilidades.

Gostaríamos que os professores procurassem se esclarecer para esse trabalho tão importante, de valor extraordinário, e os transmitissem aos seus alunos.

Que bom seria verificarmos as crianças crescendo, sendo esclarecidas e aprendendo o que são e por que estão aí para lutar, para vencer; se fazer jovens, amadurecer e envelhecer; como seria bom deixar uma linda passagem, uma linda estrada para boas recordações! Tudo isso ensina a Doutrina Racionalista Cristã. É uma escola de ensinamentos profundos que nada pede a ninguém, não explora e dá gratuitamente o que as criaturas precisam para sofrer menos, serem mais felizes e aprenderem o que é bom, o que é útil.

Fiquem com a minha irradiação; que ela os fortifique para que os seus espíritos tenham força suficiente e suportem todas as barreiras que se apresentem. Assim serão verdadeiros baluartes na certeza de vencerem e não serem vencidos.