.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

ALTO ESPIRITISMO - Luiz Alves Thomaz

REFLEXO: - Ele já frequentou o espiritismo de mesa branca, mas, para ser franco, não gostou de nada do que observou. Ele ficou sabendo que nesta Casa Racionalista Cristã é praticado o alto espiritismo. Ele está gostando, está vendo muita disciplina, tudo bem organizado e as pessoas sendo bem atendidas. Isso o deixa feliz.

DOUTRINAÇÃO: - Um REFLEXO dessa categoria traz à tona a lembrança do saudoso mestre Luiz de Mattos, no seu livro Cartas oportunas sobre espiritismo, onde ele mostra a diferença que existe entre espiritualismo e o espiritismo vulgar. Não aceitamos a prática do baixo espiritismo, como prática hedionda que muitas vezes leva as criaturas a conseqüências desagradáveis, mas não estamos aqui para diminuir quem quer que seja, em absoluto.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra com outra finalidade. Veio para ensinar, esclarecer, para colaborar no avanço da tecnologia que exige a expansão da cultura. Em tudo isso estão os ensinamentos do Racionalismo Cristão, mas não podemos deixar de tocar nessa tecla tão perniciosa, que tem infelicitado milhares de criaturas e desmoronado lares.

Tudo isso é praticado pela magia negra nesses meios hediondos. Está esclarecido no livro Cartas oportunas sobre espiritismo. Luiz de Mattos era franco, leal, sincero, não dizia coisas para agradar, mas para ensinar e acordar a criatura. Esse livro mostra o que é a praga do espiritismo praticado sem disciplina, sem método, sem ordem e sem o devido conhecimento, desenvolvido por médiuns indisciplinados. Muitos deles viciados no fumo, no álcool dão comunicações espíritas dentro dos lares e dos botequins, e tudo isso é pernicioso.

Por isso, afirmamos aos que nos procuram que fujam dessa praga. Luiz de Mattos já dizia que o médium perturbado é pior que a sapucaia que infesta qualquer ambiente que adentra. Praticar o espiritismo vulgar, propriamente dito, confabular com espíritos para pedir proteção, para pedir favores, para saber o que se passa com parentes que desencarnaram, isso é um absurdo. As criaturas não têm proveito nessas coisas, pelo contrário, estão perdendo tempo e estão se infelicitando.

Não queremos vê las doentes do corpo e do espírito, queremos vê las elevadas e colocadas nos seus devidos pedestais, para que possam caminhar na Terra com firmeza e enfrentar os problemas da vida, que não são poucos.

Devemos estar preparados para sobrepujar a matéria. Dar ao espírito o que é do espírito, sem confundir uma coisa com outra. Não se pede nada aos espíritos, porque é perder tempo. Se existe a razão, o bom senso e o raciocínio, estamos bem assessorados para o nosso progresso, e não precisamos pedir nada. Pela lei de causa e efeito, a criatura tem o que merece e aquilo a que tem direito; aí existe Verdade, clareza, bom senso, “conforme pensares, assim serás”, “só a Verdade vos libertará”. Não estamos aqui para iludir, e muito menos para mentir.

REFLEXO: - Como é bom vir a uma Casa Racionalista Cristã conhecer esses ensinamentos e praticá los com disciplina. É o que o meu assistido pensa, o que tem feito e analisado.

DOUTRINAÇÃO: - Ele tem razão, porque no mundo que habitamos recebemos uma carga violenta de misticismo, que fica impregnada no subconsciente dos seres humanos, criando barreiras muitas vezes intransponíveis, aparentemente.

Quando a criatura tem a felicidade de adentrar numa Casa Racionalista Cristã depara se com ensinamentos que darão condições suficientes para aflorar os seus atributos, e dentro da razão e do bom senso, vai entender que aquilo que o atormentava e aprisionava não existe. Então, cairá por terra o castelo ilusório que estava impregnado no subconsciente do encarnado.

O Racionalismo Cristão, como ciência da vida, ensina a criatura a pensar, a raciocinar, a entrar em detalhes minuciosos, a buscar conclusões de que esses ensinamentos são os mesmos que Jesus Cristo apregoava há dois mil anos: “não as faças, que as pagas”, “conforme pensares, assim serás”. A criatura, assim compreendendo, terá mais cuidado com os pensamentos, com as atitudes, enfim com sua maneira de ser.

Portanto, ele está de parabéns. O teu assistido que continue a investigar, porque a Doutrina exige estudo, método, disciplina e ordem. Sem estudo, sem disciplina e sem método não podemos atingir nenhum objetivo.

REFLEXO: - É maravilhoso estar neste lugar, onde recebo eflúvios do bem.

DOUTRINAÇÃO Como espírito liberto da matéria, estás podendo analisar, com clareza, a grandiosidade superior que se manifesta neste recinto, neste colóquio espiritual. Não podias anteriormente observar essa grandeza, porque o teu espírito ainda estava embotado pelo materialismo em que viveste, quando de posse de um corpo físico.
O raciocínio não podia penetrar nas questões concernentes à vida do espírito, porque estavas vivendo mais para a matéria. Isso ocorre a milhões e milhões de seres humanos que vivem na Terra. A matéria fala mais alto e agrada, porque é palpável.

Quanto à vida real, esta é impalpável, mas é sublime e subsiste a qualquer transformação, porque o espírito é imortal. Ele nunca perece, é imaterial. Portanto, estás sentindo agora, dentro dessa imaterialidade, a luz da razão, a grandeza superior que se manifesta irradiando não só no teu ser, mas sim, em todos os presentes. Parte com a nossa irradiação amiga.


REFLEXO: - Meu assistido está lendo a obra publicada por esta Casa de Santos Racionalismo Cristão responde, e ele pensa como seria bom se os pais presenteassem seus filhos com essa obra, para que compreendessem a Doutrina.

DOUTRINAÇÃO: - Ele tem toda razão. Esse livro foi estruturado, elaborado, programado, dividido e numerado em temas, para facilitar ao leitor a pesquisa que foi feita em várias obras do Racionalismo Cristão. Uma obra maravilhosa é indispensável nas bibliotecas dos lares. Ela orienta, esclarece e responde com sinceridade. É um título maravilhoso e de acordo com o conteúdo da obra, não resta dúvida. Ela está na parte baixa do prédio à disposição de todos os amigos, e o autor dessa obra é o nosso amigo e companheiro, Sr. Fernando Faria, nosso diretor da assistência, e terá o prazer de autografar essa obra que está na primeira edição, lançada que foi em 1993.

Todas as Casas Racionalistas Cristãs estão fazendo pedidos dessa obra, porque ela orienta não só o leigo, mas também os esclarecidos. Ela dá uma base de perguntas e as respostas. Foram pesquisadas 1.680 proposições e separadas 15 perguntas, divididas e subdivididas, formando um corolário de respostas. Tudo foi feito pelo engrandecimento da Doutrina Racionalista Cristã.

REFLEXO: - A minha assistida aí se encontra, a conselho de uma amiga, para mudar o rumo da sua vida. Ela irá estudar e pôr em prática esses ensinamentos.

DOUTRINAÇÃO: - E é a chave. A Doutrina é uma chave que abrirá todas as portas para os seres de boa vontade. Todas as criaturas têm em si o poder de modificar a sua vida para melhor. A finalidade do Racionalismo Cristão é transformar o conceito de vida do ser humano para que ele possa, através de uma estrutura bem equilibrada, manter se nesse equilíbrio não fugindo do bom senso e da razão, e observar tudo que a vida oferece com naturalidade, sem desespero, porque somos meros viajantes aqui no planeta Terra, estamos de passagem nesta peregrinação. Temos que aprender convivendo com as demais criaturas. Não podemos viver isolados uns dos outros.

Exige se estudo, método, disciplina, renúncia e compreensão para entendermos o que se passa com nossos semelhantes. Às vezes, eles têm coisas muito úteis para nos ensinar. Através das suas atitudes, aprendemos muito, e quando a criatura não tem a sua sensibilidade preparada deixa passar essas oportunidades despercebidamente. Depois, vai reclamar de quem? Dela mesma.

Então, não é o Racionalismo Cristão que modifica a criatura, é a criatura que se modifica, quando ela quer se modificar. Porque se dissermos que o Racionalismo Cristão modifica a criatura, isso significaria milagre, mas o milagre não existe. Existe, sim, a força de vontade do ser humano, quando predisposto a realizar aquilo a que se propôs, pois tem em si todos os requisitos para pôr em prática, e buscar dentro da razão, do bom senso, da ordem, do método e da disciplina, executar o seu trabalho.

Esta Doutrina veio facilitar esses trabalhos ensinando a criatura a dividir o tempo para tudo. Muitas criaturas dizem que não têm tempo e isso é uma mentira, uma farsa, uma hipocrisia. O dia e a noite têm vinte e quatro horas; ela trabalha por oito horas, e o restante? Mesmo trabalhando por doze horas, vai dormir no máximo durante oito horas, portanto terá tempo para estudar, recrear o espírito, pesquisar, dialogar com outras criaturas, buscando dentro dessa pesquisa a razão da sua existência.

Se a criatura perde a noção desse trabalho, ela se desequilibra. Desequilibrando o espírito, ela não vai pensar com clareza, não irá compreender por que isso está acontecendo.

A Doutrina veio à Terra para construir escolas que são as Casas Racionalistas Cristãs, e elas oferecem a oportunidade de estudar, com a nossa vontade, os ensinamentos e o plano de vida que traçamos no nosso mundo espiritual; mas aqui chegando, atingindo a maioridade, o ser humano deixa a matéria falar mais alto e esquece do que se comprometeu a executar com fidelidade no seu mundo.

O Racionalismo Cristão veio à Terra para acordar os seres, fazer as criaturas despertarem espiritual e materialmente; viver as duas vidas racionalmente, porque temos que vivê las. Como estamos na Terra, existe o corpo físico e este precisa ser higienizado e alimentado pelo sustento e com muito sacrifício.

Mas existe a vida espiritual, que é a vida do espírito, invisível, e é a vida real, como real é o oxigênio que aspiramos. Basta a criatura fechar a boca e o nariz que, em segundos, não permanecerá de pé. O que está alimentando essa criatura não é o invisível?

Quem poderá ver com os olhos da matéria o oxigênio? Mas está sendo alimentada por ele. Assim também é o espírito; é invisível, mas se locomove com o corpo matéria. Esse espírito precisa ser educado, aprimorado através do estudo, da disciplina, da ordem e da vontade, porque sem vontade ninguém faz nada. Essa é a verdadeira razão da vida.

REFLEXO: - A minha assistida está prestando bastante atenção nas maravilhosas explanações do senhor. Ela andou em vários lugares e nada adquiriu. Aqui, com pouco tempo de freqüência, modificou se para o bem no seu modo de viver.

DOUTRINAÇÃO: - A criatura nunca deve reclamar por tudo que passou, porque depois que ela se esclarece dirá a si própria: “feliz o dia em que sofri”, porque se não tivesse sofrido, não teria procurado investigar.

Somos muito comodistas na Terra. O ser humano é comodista por natureza e quando nada acontece, ele se acomoda, vegeta, mas quando algo de anormal acossa o, aperta sua saúde, aí ele vai investigar. Foi o que aconteceu com a tua assistida, cansada de bater em portas erradas, encontrou aquilo que procurava há milênios, talvez, não só nesta encarnação. Isso aconteceu com muitos que chegaram ao Racionalismo Cristão que, em milhares de anos, procuraram esses ensinamentos.

Krishna disse em praça pública, três mil anos antes de Jesus Cristo: “o mal que desejamos aos outros persegue nos como a sombra persegue o corpo”. São verdades cristalinas. Calculem, a maior parte da humanidade, até hoje, não admite as reencarnações, porque há interesses.

Se falassem a Verdade verdadeira, cairia por terra a grande indústria da crendice, uma exploração que seria desmascarada. Então, não há interesse em dizer a Verdade. Mas a maioria dos que assim agem conhece a Verdade e um dia irá responder por isso, porque não há quem as faça que não as pague.

REFLEXO: - O pensamento é tudo para a criatura, quando aprender a aplicá lo e souber irradiá lo nos momentos oportunos, e onde estiver. É o que meu assistido analisa e pratica também.

DOUTRINAÇÃO: - De fato é tudo mesmo, porque compreendendo que o pensamento é tudo, a criatura tem mais cuidado com o que pensa. O ser encarnado é constituído de três corpos: o corpo mental, o astral, que é matéria fluídica do mundo a que pertence, e o corpo físico, que é matéria composta.

REFLEXO: - Quantos males poderia ter evitado!

DOUTRINAÇÃO: - De fato, porque pensar é atrair e pensar é também repelir. Então, se a criatura tem o amadurecimento mental, ela repele os maus pensamentos. Quando pensa em determinado lugar, irá com seu corpo etéreo, juntamente com o pensamento.

Calculem, quando pensamos em ambientes hostis, ambientes conturbados, ele vai aos ambientes conturbados e lá atrairá os fluidos deletérios que estão camuflados naquele ambiente e conturbará o eu espiritual, isto é infalível; então, a educação do pensamento exige exercício mental.

Não devemos pensar em coisas ruins, porque pensar é atrair, como também pensar é repelir. A criatura tendo o conhecimento dessa chave maravilhosa, deve ocupar o tempo em coisas úteis, no trabalho, na leitura, recreando o espírito ou então produzindo algo que venha em benefício seu ou da coletividade.

É o que fazem os inventores. O que seria do mundo se não existissem os cientistas que descobrem medicamentos, salvando vidas, prolongando a existência física, como tem acontecido?

Albert Sabin, que descobriu a vacina Sabin, quantas lutas teve aquele espírito, quanta grandeza espiritual estava manifestando, naquele momento; não foi por acaso que ele descobriu a vacina que tomou seu nome. Foi estudando com dedicação a causa que abraçou. Assim é tudo na vida.

Uma dona de casa, dentro do seu lar, jamais será uma dona de casa se ela não tiver carinho por ele. Ela deixará sempre a desejar, mas se ela tem amor por aquilo que está realizando, não estará sozinha porque adquirirá força para realizar o seu trabalho com perfeição. Poderá ser admirada pelo trabalho que realiza com amor. Por exemplo: um operário laborioso, que se dedica aos seus afazeres com seriedade, terá o respeito, a admiração e o respaldo do ambiente em que está trabalhando.Tudo isso está proporcionando a ele mesmo. Ninguém dá o que não tem, é humanamente impossível.

Como dizia o saudoso Martins Fontes: “Como é bom ser bom!” Mas não é fácil ser bom; para sermos bons é preciso deixar cair a máscara da hipocrisia, do fingimento; é preciso ser bom, espiritualmente falando, como ele o foi em vida física.

É isso que faz questão de frisar a Doutrina Racionalista Cristã. Não adianta a criatura bater no peito e dizer que é racionalista cristã, porque se não dá exemplos, ele não é nada, é igual a um místico religioso que também não sabe nada.

É preciso deixar cair por terra a máscara da hipocrisia que envolve a criatura, tornando a indesejável; são leis da vida que são extensivas a todos.

REFLEXO: - Como ela é amante da literatura, está sendo maravilhoso ler as obras do Racionalismo Cristão. Foi uma felicidade que ela alcançou nesta vivência.

DOUTRINAÇÃO: - No campo dos conhecimentos humanos, são inesgotáveis os ensinamentos do Racionalismo Cristão, que abrangem todos os ciclos da vida, porque mostrando a composição do Universo como Força e Matéria, eles atingem todos os objetivos. Por mais culta que seja a criatura, ela desconhecendo o que é Força e Matéria, não atingirá os seus objetivos. Quando tem a cultura aliada ao conhecimento da força psíquica e da composição astral e física, que é Força e Matéria, ela abrange os conhecimentos com mais facilidade.

Como somos pequenos perante a Inteligência Universal que rege tudo o que tem vida! Quanta grandeza! E deixamos tudo isso passar, sem perceber.

Temos o livro Vibrações da Inteligência Universal do saudoso Luiz de Mattos. Quanta beleza, quantas explicações existem nesse livro, desde o transpor dos oceanos, o bramir das cachoeiras, o cantar dos pássaros, o romper da aurora, tudo isso é mostrado com clareza em seu livro.

REFLEXO: - Ele põe em prática esses ensinamentos e jamais será um farrapo humano.

DOUTRINAÇÃO: - Ele, executando o plano estabelecido pelo “eu” e pela vontade, jamais será um farrapo. Jamais dará um passo em falso, jamais terá medo no transcorrer da vida, porque tem a consciência tranqüila. A criatura que tem consciência daquilo que está realizando, nunca se conturba. Não tendo firmeza e consciência, deixará se levar. E o papel mais triste, mais degradante do ser humano, é deixar se vencer por suas próprias fraquezas. Ninguém poderá destruir o ser humano, quando ele sabe se comandar. Grandes vultos já mostraram isso.

O próprio Cristo foi condenado naquela época; ele nem pestanejou e sabia que estava sendo condenado à morte. E até hoje ainda dizem que ele morreu para nos salvar.

Calculem, que confusão fizeram, quanto desrespeito pela morte de Jesus Cristo. Acham que a morte dele veio salvar a humanidade. Que tipo de salvamento é esse? Ele perdeu a vida física, por motivo da ignorância da época – não compreenderam a profundidade da sua doutrina naquela época. Qualquer um está sujeito, quando diz a Verdade que precisa ser dita, a ser crucificado, como foi Jesus Cristo, não resta dúvida.

Não se pode dizer a Verdade, conforme o ambiente em que estamos. Nas Casas Racionalistas Cristãs se diz a Verdade, porque o ambiente está preparado para isso, mas lá fora não, lá fora temos que ouvir e saber calar, porque se expusermos o ponto de vista em certos meios, estaremos guerreando abertamente, porque há muito fingimento, hipocrisia, mentira, na face da Terra. Se mexermos diretamente com tudo isso, vai tremer tudo como um pântano, que ao pisarmos sobre ele, treme tudo ao nosso redor. Esta é a grande realidade.

Então, a Verdade desabrocha como uma flor; pela ação da Força Criadora, torna se perfeita no desabrochar, com naturalidade. Não há razão para o desespero; deve haver paciência para esperar o momento certo.

E a Doutrina caminha realizando o seu trabalho, para que um dia a humanidade possa entender o que é a vida espiritual e a material.

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

O Racionalismo Cristão trabalha com o firme propósito de esclarecer a humanidade, trazendo a luz da Verdade. Exige estudo, método e disciplina. A Verdade é uma só, não há mentira dentro dos princípios racionalistas cristãos. A humanidade caminha trazendo para si própria muito sofrimento, porque não quer despertar.

Esta Doutrina, filosofia e ciência integral, traz em todos os momentos para os seres humanos lições preciosas de valor e justiça, aos que querem estudar e acatar os seus ensinamentos. Levantem bem alto os pensamentos, elevem a mente para as irradiações ao Astral Superior. Depois de ligados às Forças Superiores terão o raciocínio mais claro, para haver menos erros no dia a dia. Procurem dar bons exemplos aos semelhantes, mostrando que são esclarecidos.

Infelizmente, ainda existem criaturas que vivem na indolência, vivem somente para a matéria, não querendo nada saber sobre a vida espiritual. Sem esta, o que sobrará? Simplesmente nada.

Estudem as nossas obras, elas estão ao alcance de todos, ao alcance de qualquer inteligência, pois são simples. Não se esqueçam que as atitudes de cada um serão exemplos que ficam para aqueles que estão próximos. Portanto, cuidem de suas famílias, procurando dar aos seus filhos exemplos de moral, para haver saúde do corpo e do espírito.

Lembrem se sempre que o astral inferior não perde tempo; procura visar aos incautos, àqueles que são indolentes e não querem saber das coisas sérias da vida.

Por isso, meus amigos, estamos sempre tocando a mesma tecla: façam a limpeza psíquica diariamente em seus lares, nas horas convencionais, procurem ler as obras com bastante atenção e elevação espiritual, procurando descobrir a Verdade dos ensinamentos do Racionalismo Cristão. Pela vida que escolherem, terão um dia, perante a consciência, a satisfação íntima do dever cumprido, ou o remorso, respondendo pelo mal que praticarem.