.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

PALAVRAS FRANCAS E LEAIS – Henrique Ribeiro Bastos

REFLEXO - A minha intuída está pensando: por que as pessoas que vêm a esta Casa não estudam, não põem em prática os ensinamentos desta Doutrina, que é uma jóia rara? Aqui se esclarece sobre a vida espiritual e todos se sentem bem; não é como esses antros que existem por aí.

DOUTRINAÇÃO - A criatura tem o seu livre-arbítrio. Aqui se fala a Verdade com franqueza, com clareza, com o desejo de ver a criatura reerguer-se espiritual e materialmente. Lá fora ela é dona da sua vontade e dos seus pensamentos.

Ela será, daí para frente, a responsável pelos seus atos e poderá dizer com sinceridade que esteve num ambiente onde ouviu palavras francas e leais.

Isto já é uma grande coisa para os espíritos daqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã, que ouviram algo diferente, sincero, puro, cristalino: é o nosso dever, perante a nossa consciência e o Astral Superior.

REFLEXO - Por que só eu posso expor a minha palavra e os meus companheiros não, se sempre trabalhamos juntos?

DOUTRINAÇÃO - É, meu amigo! Onde há disciplina, um fala e as demais criaturas ouvem. Do contrário, haveria confusão. Falando todos ao mesmo tempo, ninguém se entenderia. Era o que acontecia contigo e os teus comandados. Não é verdade?

Agora estás aqui e por esta disciplina te foi dado o direito de externar os teus sentimentos, mas de uma maneira respeitosa, porque só assim podemos aprender o que seja a vida do espírito e a vida do encarnado. Quando em vida física, foste um baderneiro, comandando uma falange de espíritos inferiores.

Na presença do Astral Superior não há superiores, há, sim, comandados pelas Forças Astrais Superiores, porque essas almas evoluídas sabem o que fazem e por que fazem; não é para diminuir, mas, sim, para esclarecer. Vê que é completamente diferente: aqui não é lugar para vaidade nem para presunção, mas para se dizer a Verdade.

Através da Verdade, atingirás o teu mundo espiritual, como também os teus comandados, que estão esperando as ordens do Astral Superior.

REFLEXO - Ela está com seu filho doente; ele tem sete anos. Foi ao médico, fez todos os exames e nada se encontrou. Ela veio a esta Casa para esclarecimentos; espera que seu filho melhore e que tenha uma boa assistência.

DOUTRINAÇÃO - Ele já está melhor, porque a doença dele era a tua presença. Não é verdade?

REFLEXO - Eu só queria o bem.

DOUTRINAÇÃO - Como querias o bem daquela criatura, se não tinhas o esclarecimento para isso? Quem não tem não pode dar.

Meu amigo, se o médico que é um profissional, que estudou a anatomia humana, nada constatou no corpo daquela criança, é lógico que a doença era de ordem psíquica. E estas doenças psíquicas são oriundas de espíritos desencarnados que perambulam na crosta terrena.

Muitas vezes são parentes daquela criança, quedados na atmosfera da Terra, pensando que estavam ajudando, mas estavam atrapalhando e espargindo os seus fluidos inferiores, danificando a vida normal da criança, sugando sua vida anímica. É claro que a criança, com a presença do astral inferior, não vai sentir-se bem. É preciso que os pais tenham consciência e peçam um folheto de limpeza psíquica para fazer a higiene mental no seu lar. Quando observarem que a criança está intranqüila e insegura, sentem-se com esta criança, coloquem-na no colo e elevem seus pensamentos.

Façam as irradiações ao Astral Superior, irradiem com convicção, sacudam essa criança três vezes, tenham confiança nas Forças do Bem, que nenhum espírito da atmosfera da Terra poderá conturbá-la. Portanto, aí está a verdade: a doença deixou de existir, porque nada mais era do que a tua presença.

REFLEXO - Eu estava acostumado a comandar, mas aqui não posso fazê-lo.

DOUTRINAÇÃO - É porque aqui há comando. Estavas acostumado a comandar nos meios indisciplinados onde não há ordem, nem princípios, mas aqui há uma direção. É o Astral Superior que comanda estes trabalhos, onde tudo vê, tudo observa, tudo analisa para seu bom andamento. Não estamos aqui por vaidade, estamos no cumprimento do dever perante a nossa consciência e a do Astral Superior que tudo determina.

Como já dizia Cristo: “a Luz há de espancar as trevas da ignorância”, “só a Verdade vos libertará” e esta Verdade está sendo dita através das Casas Racionalistas Cristãs.

Naquela época, em que Jesus apresentou a Verdade, havia apóstolos que o acompanhavam, porém, muitos deles, na hora precisa, acovardaram-se; só houve uma mulher que não teve medo. Cristo foi aprisionado pelos fariseus e ela jamais fugiu dos seus pés, jamais vacilou perante a Verdade, mas os demais foram todos covardes, tiveram medo, porque não tinham o verdadeiro esclarecimento. A Doutrina ensina a criatura a ser valorosa, desprendida, e a ter a sua palavra e atitudes fiéis aos seus pensamentos.

Falanges dessa natureza vagueiam de um lado a outro na atmosfera da Terra, a conturbar a vida social, a desmoronar os lares, a infelicitar as criaturas, quer no comércio, quer na vida pública. Isso tudo ocorre pela falta de espiritualidade e pela falta de disciplina.

A Doutrina Racionalista Cristã veio para colocar as coisas no seu devido lugar, para dizer com franqueza a Verdade. Aquele que não a quiser ouvir é problema dele e não da Doutrina.

O livro Racionalismo Cristão é um código de vida, que se as criaturas estudarem-no com seriedade, lendo seus capítulos, analisando as entrelinhas dos seus ensinamentos, irão compreender que são as responsáveis pelos seus próprios atos.

Temos os livros: A vida fora da matéria, Racionalismo Cristão, Racionalismo Cristão responde e outros, e também o jornal A Razão; todos estão à disposição dos amigos na parte baixa do prédio.

Temos um horário, das 13 às 14 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, para atender a todos. Temos as palestras que são desenvolvidas no último domingo de cada mês, e o próximo tema será A Família e, logo em seguida, teremos as perguntas e respostas. Estaremos presentes.

A Doutrina Racionalista Cristã pugna por uma família unida, esclarecida, compreensiva, em que pais e filhos, respeitosamente, possam se entender. Assim deve ser o viver no planeta Terra, porque, de outra forma, a criatura estará se iludindo, querendo tampar o sol com a peneira, e isto é impossível.

ASTRAL SUPERIOR
HENRIQUE RIBEIRO BASTOS

O Racionalismo Cristão aponta os atributos que deverão ser desenvolvidos na trajetória terrena. Entre os vários atributos destaca-se a serenidade e, para isto, será preciso uma grande força de vontade, para se obter essa serenidade. Em todos os atos da vida, física ou espiritual, existe dualidade de vida unida por um elo coeso, onde predomina a partícula da força universal inerente ao Todo.

O Racionalismo Cristão oferece oportunidade a todos para se conhecerem como Força e Matéria, através do estudo de suas obras e, dentre elas, frisamos a obra básica intitulada Racionalismo Cristão. Todo aquele que se guia por esses estudos, com esforço e com valor próprio, só poderá progredir.

O Racionalismo Cristão ensina os seres a terem paciência e a darem valor a todas as coisas necessárias ao seu progresso espiritual.

Sabemos que a perda de um ente querido traz tristeza, mas compete aos familiares irradiarem por esse espírito que parte e, não, ficar a atraí-lo para permanecer neste plano físico, fazendo-o sofrer cada vez mais. A partida do espírito para o seu mundo de luz é um momento de felicidade, quando passou pelo mundo físico e fez o que tinha de fazer, devendo, ao chegar ao seu mundo de luz, verificar se, realmente, cumpriu o seu dever.

Somente a ele, espírito, compete decidir se voltará ao plano físico, quantas vezes forem necessárias, para completar a sua evolução espiritual.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina profundamente eclética e ensina os seres a fazerem a sua evolução através do cumprimento dos seus deveres, do trabalho, para que haja paz em seus lares, para que possam fazer o bem sem olhar a quem. Sempre estar alerta cumprindo os seus deveres, numa vida retilínea, sem olhar para aqueles que se perdem na retaguarda.

A natureza, como sabemos, não dá saltos. Aquele que se quedar na ignorância, é problema dele. A vida é a para ser vivida com altivez. Havendo valor próprio, esforço, a criatura obterá mais saúde, maior alegria, harmonia e paz; disso temos a certeza.

Estudem para realmente evoluir e não estacionar neste degredo que é o plano terráqueo. Procuramos sempre alertar, batendo sempre na mesma tecla, para que se fortifiquem cada vez mais, para que haja realmente maior esclarecimento, e saibam todos que, se não houver esforço próprio, os seres não poderão evoluir neste plano físico. O espírito quer evolução e o Racionalismo Cristão ensina como se espiritualizar, para que haja maior alegria, em qualquer momento que seja.

Avante, pois! Todos aqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã em busca de um desejo, muitas vezes o de obterem maior saúde, terão que fazer um esforço muito grande para obter isso, porque os espíritos não ajudam ninguém, cada um tem que se esforçar por si mesmo. O Astral Superior, sim, esparge fluidos a todos aqueles que aqui vêm, para que seus espíritos se fortifiquem.

A direção da vida de cada criatura humana depende dela mesma, através do seu esforço, elevando bem alto o pensamento, fazendo o raciocínio trabalhar somente para o bem. Progredir, alcançar a felicidade que todos almejam, ainda que seja relativa e efêmera; só assim obterão serenidade e a paz chegará para todos. Trabalhem, pois, por si mesmos e vencerão.