.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

1. Henrique Ribeiro Bastos

Baixe este e outros
 livros RC sem custo
REFLEXO - Olhando bem estes ensinamentos, a Doutrina só diz a Verdade. É o que meu intuído analisa neste momento.

DOUTRINAÇÃO - De engano, de ilusões, de promessas, o mundo está cheio e não seria possível que o Astral Superior viesse a implantar a Doutrina em 1910 no planeta Terra para somar-se às oito mil e tantas religiões a estar a deturpar a Verdade. A Verdade precisava ser dita de uma forma clara e objetiva e, para isso, surgiram Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, que a implantaram genuinamente. Hoje se diz a Verdade, como disse Jesus há dois mil anos.

A Doutrina é clara e objetiva, e sua finalidade é ensinar a pensar e a viver com dignidade, respeito e caráter a toda prova. O espírito encarnado tem uma grande responsabilidade sobre seus ombros: viver paralelamente a vida material e a espiritual, com raciocínio, ponderação, moderação e justiça.

A Doutrina é verdadeira, sadia, e impulsiona a criatura para o aperfeiçoamento espiritual.

REFLEXO - Ela anda muito contrariada. A vizinha tem inveja dela e procura imitá-la; isso a deixa muito nervosa e aborrecida.

DOUTRINAÇÃO - Ela não deve preocupar-se com o que a vizinha fala. Deve preocupar-se com ela mesma, como acabei de frisar anteriormente. E o que estavas fazendo lá?


REFLEXO - Eu queria apaziguar a situação, mas não tem jeito.

DOUTRINAÇÃO - Deverias estar, como espírito desencarnado, no teu mundo espiritual, mas viveste de uma forma errônea quando encarnado. Deixaste a matéria e continuavas a espreitar as criaturas indisciplinadas, para intuí-las ao ciúme, à inveja, à maledicência enfim, que é um dos vícios mais perniciosos da humanidade.
REFLEXO - Ela veio a esta Casa e está-se sentindo muito bem neste ambiente. Deseja aprofundar-se nos estudos da Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - Ela que adquira o livro Racionalismo Cristão, nossa obra básica, E estude-o para, aos poucos, ir compreendendo a finalidade dos seus ensinamentos. Poderá, assim, adotá-los no seu viver terreno e usufruí-los através da disciplina estabelecida em normas rígidas. É o que propõe o Racionalismo Cristão. Ela que procure pautar sua vida nessa mesma disciplina e saiba que o pensamento é um poder espiritual, devendo ter cuidado com seus pensamentos, porque é pensando que atraímos e, também, é pensando que repelimos.
Conforme a criatura pensa assim será, e, assim, passará a viver de acordo com seus pensamentos irradiados. A vontade é uma alavanca poderosa. Estabelece a criatura, com essa vontade, normas disciplinares. Vivendo nessa disciplina rígida e, tendo o cuidado e a vigilância permanente com seus pensamentos, poderá usufruir desses conhecimentos para ter uma vida regular, vivendo racionalmente. É isso que almeja a doutrina Racionalista Cristã a todas as criaturas. Procurem pensar bem para viver bem, porque é pensando bem que a criatura é relativamente feliz.

REFLEXO - A minha intuída veio a esta Casa muito nervosa e com dor de cabeça. Discutiu no seu emprego e ficou estarrecida.

DOUTRINAÇÃO - Se as criaturas compreendessem que as discussões não resolvem problemas, deixariam de discutir e procurariam raciocinar, para tomar uma deliberação na vida. Então, sentir-se-iam mais felizes e mais seguras com elas mesmas. As revoltas, as rebeliões causam sempre um transtorno para o espírito. Uma vez perturbado por esses transtornos, não tem um viver ameno no planeta Terra; aí então, conturba-se com facilidade e faz uma tempestade num copo d'água. Mas a vida exige, de cada um, renúncia, compreensão, respeito e entendimento para que possa progredir. Para evoluir é preciso que haja calma, cautela, moderação, ponderação e justiça.
Peça um folheto que é distribuído, gratuitamente, pelos nossos auxiliares, faça as irradiações que ali se recomendam e procure ocupar o tempo com coisas úteis. E, assim, não estará predisposta ao nervosismo, que é oriundo do astral inferior.

REFLEXO - Eu sinto que seria impossível partir deste mundo sem passar por estas correntes. Não entendo muito bem o que vocês praticam aqui, no entanto estou-me sentindo bem.

DOUTRINAÇÃO - É importante observar a felicidade que estás sentindo neste instante. O que se pratica nas Casas Racionalistas Cristãs são ensinamentos de Jesus Cristo, os quais ensinam a criatura a respeitar a si própria e não desejar aos outros aquilo que não desejaria para si. Neste viver retilíneo, o espírito encarnado ocupa o tempo com coisas úteis, para não deixar o pensamento vagar de um lado para o outro. Foi isso que aconteceu contigo quando encarnado.

REFLEXO - Eu gostaria da saber por que fui atraído até aqui e o que estou fazendo.

DOUTRINAÇÃO - És um espírito desencarnado e, quando encarnado, tinhas o teu livre-arbítrio e, dessa forma, ninguém poderia obrigá-lo a vir aqui. As Forças Superiores coarctaram teu livre-arbítrio, porque a tua vontade era fraca. Agora estás aqui sendo orientado a compreender por que não conseguias passar para teu mundo espiritual, sem primeiro passar por estas correntes.

Baixe este e outros
livros RC sem custo
A finalidade das correntes do Racionalismo Cristão na Terra é a de proporcionar subsídios aos espíritos que desencarnam, para poderem alar aos seus mundos espirituais, mas para isso ocorrer são arrebatados por estas correntes, com o objetivo de serem doutrinados. Uma vez compreendendo a razão da desencarnação, nada mais têm a realizar na Terra.

Atingirás o teu mundo espiritual e lá, livre do degredo Terra, farás um exame de consciência que mostrará que, quando encarnado não deste valor à vida real, desprezaste nababescamente a vida do espírito.

Ocorre a milhões de espíritos desencarnados o desconhecimento da vida real, que é a eternidade do espírito.

REFLEXO - Ele está estudando as obras desta Doutrina, está pondo disciplina no seu viver, com a finalidade de preparar-se para ser um militante desta Doutrina.

DOUTRINAÇÃO - É um belo pensamento, porque as portas das Casas Racionalistas Cristãs não se abrem automaticamente. É preciso a presença de seres encarnados conscientes do que representa a Doutrina na Terra e que se predisponham a servi-la com liberdade de pensamentos, haja vista que não se obriga ninguém a ser racionalista cristão, porque tudo aquilo que é obrigado não tem valor.

É preciso que a criatura manifeste-se de livre e espontânea vontade, para entender a finalidade destes ensinamentos. Só assim terá valor sua presença aqui. Fora disso, ela nada representará perante a Doutrina Racionalista Cristã. Se o seu assistido está querendo estudar a analisar as obras, ele que continue com esses pensamentos e nunca estará sozinho, pois quem pensa bem, está sempre bem assistido.

A criatura que deseja o bem aos outros, também recebe este mesmo bem. Portanto, servir a esta Causa, que não é só nossa, mas de toda a humanidade, é um grande passo que dá o espírito encarnado. Conhecendo a finalidade destes ensinamentos, que são imorredouros, é que o espírito, como partícula da Inteligência Universal que também é indestrutível, tem a consciência plena de servi-la com desprendimento.

REFLEXO - Disseram que aqui os trabalhos eram diferentes, e ela aí está constatando a Verdade.

DOUTRINAÇÃO - É diferente mesmo, porque nas Casas Racionalistas Cristãs não há sensacionalismo, não se fala para agradar, nem se fala às paredes. Fala-se para o ser pensante que, uma vez aqui estando, vem para aprender a investigar, e através dessa investigação é que o espírito atinge o conhecimento da sua própria imortalidade. Quando ele atinge esses conhecimentos e toma consciência da sua composição astral e física, como Força e Matéria que é, começa a andar na Terra de cabeça erguida e descobre que está neste planeta de passagem, fazendo um curso de aprendizagem de posse de um corpo matéria.

Sentir as asperezas do meio ambiente é sentir de perto a vibração existente na atmosfera da Terra, como estamos sentindo agora. A cada ano que passa, a vibração de inferioridade, materialidade e de exploração do ser humano é mais intensa. É um absurdo o comércio que se faz em nome de Jesus Cristo; isso um dia irá desaparecer da face da Terra. Só assim o planeta Terra será um ambiente diferente. Porque agora só se pensa no estômago, não se pensa no espírito. É um erro muito grave do ser encarnado. Esta é a grande realidade.

Limpeza Psíquica
A Doutrina é diferente, porque falando a Verdade é sempre diferente, como fez Jesus Cristo naquela época, e os homens pregaram-no na cruz. Disse ele, naquele tempo, a Verdade nua e crua e a Doutrina também a diz, porque ela é independente e tem melhores condições de dizê-la, pois ela é a Verdade.

REFLEXO - A minha intuída aí se encontra pensando que através desta Doutrina está vivendo os melhores dias da sua vida. Está estudando as obras e pondo em prática os princípios, com muita força de vontade de se esclarecer sobre a vida material e espiritual.

DOUTRINAÇÃO - É preciso ter muita força de vontade. A criatura que foi educada no meio místico desde sua infância, quando começa a estudar a Doutrina Racionalista Cristã, faz uma lavagem cerebral do que foi impregnado no seu subconsciente. Passa ela a mão no corpo, apalpando-se para saber se é ela mesma, de tantas coisas que adquiriu na sua infância e agora está retirando todo esse misticismo violento que atrofia a capacidade de raciocinar. A sua assistida, portanto, está certa; o campo de estudo é incomensurável, abrange toda a ciência da vida. A Doutrina Racionalista Cristã é objetiva a clara. Uma vez a aprendendo, a criatura passa a viver livremente, porque liberdade quer dizer liberdade de raciocínio. Viver com esse raciocínio embotado no misticismo e dizer que é livre é uma mentira, é hipocrisia e a Doutrina fala isso com clareza.

REFLEXO - Pelas poucas vezes que o meu intuído veio a esta Casa, analisa que nunca frequentou um ambiente com tanta calma, tanta serenidade, tanta disciplina e todos se mantêm em silêncio.

Limpeza Psíquica
DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã é simples e objetiva. Não há rodeio dentro das suas Casas. Há, sim, sinceridade e o desejo de ver o seu semelhante esclarecer-se livremente. Portanto, onde está a presença desta cautela e desta calma, estão também as Forças Superiores, que têm capacidade para limpar psiquicamente as criaturas que aqui estão presentes. Não só as que estão presentes, como também as que estão ausentes, desde que tenham seus pensamentos voltados para as coisas sérias da vida.

Onde estiver uma criatura com o pensamento positivo, há um pólo atrativo das Forças Superiores que são Forças do Bem. É por isso que ainda se abrem as Casas Racionalistas Cristãs. O dia em que a humanidade atingir esses conhecimentos, não haverá mais necessidade de se abrirem Casas Racionalistas Cristãs, porque existirão lares bem formados, que serão as Casas Racionalistas Cristãs do futuro. Falarão pelos exemplos, pelas atitudes de bem, pela maneira franca de se conduzirem, pela sinceridade, pela espiritualidade e pelo amor ao próximo.

REFLEXO - Ele aceitou o convite do amigo para assistir a esta sessão, está maravilhado com tudo que está ouvindo e não sabe como o senhor tem capacidade para explicar tantas coisas.

DOUTRINAÇÃO - A Doutrina Racionalista Cristã é diferente. Diferente porque nos seus ensinamentos não há rodeios, nem subterfúgios, há sim a Verdade. Quando se diz a Verdade, as coisas são mais objetivas, claras e fáceis de serem compreendidas. A Doutrina veio à Terra para ensinar as criaturas a viverem livremente. A liberdade faz parte da evolução do espírito, mas dentro dessa liberdade existe a responsabilidade de cada um.

Leia sem custo
Jornal A Razão
Se a criatura veio a esta Casa e gostou destes ensinamentos, poderá voltar aqui quantas vezes quiser. Nesta Casa não se faz comércio, não há bandejas para pedir óbolos de quem quer que seja, há franqueza de alma a isso faz bem ao espírito, porque o espírito precisa da Verdade. “Somente a Verdade vos libertará”, disse o meigo Nazareno há dois mil anos.

Em 1910 esta Doutrina foi implantada por Luiz de Mattos juntamente com seu companheiro Luiz Thomaz, que é o Presidente Astral desta Casa, duas almas francas, leais, sinceras e desprendidas, vivendo mais para o imaterial, porque viviam mais para o espírito do que para a matéria. Souberam representar física e espiritualmente a Doutrina.

Logo em seguida surgiu Antonio do Nascimento Cottas que consolidou a Doutrina Racionalista Cristã. Trabalhou este em vida física mais de cinqüenta anos na cabeceira da mesa da Casa Chefe, no Rio de Janeiro. Foram recebidas e respondidas milhares de cartas por aquele espírito quando encarnado. São lições de vida que estão nos livros Cartas doutrinárias. Foram eles que nos legaram essa precisa Doutrina Racionalista Cristã.

REFLEXO - A minha intuída está pensando: por que as pessoas que vêm a esta Casa não estudam, não põem em prática os ensinamentos desta Doutrina, que é uma jóia rara? Aqui se esclarece sobre a vida espiritual e todos se sentem bem; não é como esses antros que existem por aí.
DOUTRINAÇÃO - A criatura tem o seu livre-arbítrio. Aqui se fala a Verdade com franqueza, com clareza, com o desejo de ver a criatura reerguer-se espiritual e materialmente. Lá fora ela é dona da sua vontade e dos seus pensamentos. Ela será, daí para frente, a responsável pelos seus atos e poderá dizer com sinceridade que esteve num ambiente onde ouviu palavras francas e leais. Isto já é uma grande coisa para os espíritos daqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã, que ouviram algo diferente, sincero, puro, cristalino: é o nosso dever, perante a nossa consciência e o Astral Superior.

REFLEXO - Por que só eu posso expor a minha palavra e os meus companheiros não, se sempre trabalhamos juntos?

DOUTRINAÇÃO - É, meu amigo! Onde há disciplina, um fala e as demais criaturas ouvem. Do contrário, haveria confusão. Falando todos ao mesmo tempo, ninguém se entenderia. Era o que acontecia contigo e os teus comandados. Não é verdade?

Agora estás aqui e por esta disciplina te foi dado o direito de externar os teus sentimentos, mas de uma maneira respeitosa, porque só assim podemos aprender o que seja a vida do espírito e a vida do encarnado. Quando em vida física, foste um baderneiro, comandando uma falange de espíritos inferiores.

Na presença do Astral Superior não há superiores, há, sim, comandados pelas Forças Astrais Superiores, porque essas almas evoluídas sabem o que fazem e por que fazem; não é para diminuir, mas, sim, para esclarecer. Vê que é completamente diferente: aqui não é lugar para vaidade nem para presunção, mas para se dizer a Verdade.

Limpeza Psíquica
Através da Verdade, atingirás o teu mundo espiritual, como também os teus comandados, que estão esperando as ordens do Astral Superior.

REFLEXO - Ela está com seu filho doente; ele tem sete anos. Foi ao médico, fez todos os exames e nada se encontrou. Ela veio a esta Casa para esclarecimentos; espera que seu filho melhore e que tenha uma boa assistência.

DOUTRINAÇÃO - Ele já está melhor, porque a doença dele era a tua presença. Não é verdade?

REFLEXO - Eu só queria o bem.

DOUTRINAÇÃO - Como querias o bem daquela criatura, se não tinhas o esclarecimento para isso? Quem não tem não pode dar.

Meu amigo, se o médico que é um profissional, que estudou a anatomia humana, nada constatou no corpo daquela criança, é lógico que a doença era de ordem psíquica. E estas doenças psíquicas são oriundas de espíritos desencarnados que perambulam na crosta terrena.

Limpeza Psíquica
Muitas vezes são parentes daquela criança, quedados na atmosfera da Terra, pensando que estavam ajudando, mas estavam atrapalhando e espargindo os seus fluidos inferiores, danificando a vida normal da criança, sugando sua vida anímica. É claro que a criança, com a presença do astral inferior, não vai sentir-se bem. É preciso que os pais tenham consciência e peçam um folheto de limpeza psíquica para fazer a higiene mental no seu lar. Quando observarem que a criança está intranqüila e insegura, sentem-se com esta criança, coloquem-na no colo e elevem seus pensamentos.

Façam as irradiações ao Astral Superior, irradiem com convicção, sacudam essa criança três vezes, tenham confiança nas Forças do Bem, que nenhum espírito da atmosfera da Terra poderá conturbá-la. Portanto, aí está a verdade: a doença deixou de existir, porque nada mais era do que a tua presença.

REFLEXO - Eu estava acostumado a comandar, mas aqui não posso fazê-lo.

DOUTRINAÇÃO - É porque aqui há comando. Estavas acostumado a comandar nos meios indisciplinados onde não há ordem, nem princípios, mas aqui há uma direção. É o Astral Superior que comanda estes trabalhos, onde tudo vê, tudo observa, tudo analisa para seu bom andamento. Não estamos aqui por vaidade, estamos no cumprimento do dever perante a nossa consciência e a do Astral Superior que tudo determina.

Limpeza Psíquica
Como já dizia Cristo: “a Luz há de espancar as trevas da ignorância”, “só a Verdade vos libertará” e esta Verdade está sendo dita através das Casas Racionalistas Cristãs.

Naquela época, em que Jesus apresentou a Verdade, havia apóstolos que o acompanhavam, porém, muitos deles, na hora precisa, acovardaram-se; só houve uma mulher que não teve medo. Cristo foi aprisionado pelos fariseus e ela jamais fugiu dos seus pés, jamais vacilou perante a Verdade, mas os demais foram todos covardes, tiveram medo, porque não tinham o verdadeiro esclarecimento. A Doutrina ensina a criatura a ser valorosa, desprendida, e a ter a sua palavra e atitudes fiéis aos seus pensamentos.
Falanges dessa natureza vagueiam de um lado a outro na atmosfera da Terra, a conturbar a vida social, a desmoronar os lares, a infelicitar as criaturas, quer no comércio, quer na vida pública. Isso tudo ocorre pela falta de espiritualidade e pela falta de disciplina.

A Doutrina Racionalista Cristã veio para colocar as coisas no seu devido lugar, para dizer com franqueza a Verdade. Aquele que não a quiser ouvir é problema dele e não da Doutrina.

O livro Racionalismo Cristão é um código de vida, que se as criaturas estudarem-no com seriedade, lendo seus capítulos, analisando as entrelinhas dos seus ensinamentos, irão compreender que são as responsáveis pelos seus próprios atos.

Temos os livros: A vida fora da matéria, Racionalismo Cristão, Racionalismo Cristão responde e outros, e também o jornal A Razão; todos estão à disposição dos amigos na parte baixa do prédio.

Temos um horário, das 13 às 14 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, para atender a todos. Temos as palestras que são desenvolvidas no último domingo de cada mês, e o próximo tema será A Família e, logo em seguida, teremos as perguntas e respostas. Estaremos presentes.

A Doutrina Racionalista Cristã pugna por uma família unida, esclarecida, compreensiva, em que pais e filhos, respeitosamente, possam se entender. Assim deve ser o viver no planeta Terra, porque, de outra forma, a criatura estará se iludindo, querendo tampar o sol com a peneira, e isto é impossível.
HENRIQUE RIBEIRO BASTOS

O Racionalismo Cristão aponta os atributos que deverão ser desenvolvidos na trajetória terrena. Entre os vários atributos destaca-se a serenidade e, para isto, será preciso uma grande força de vontade, para se obter essa serenidade. Em todos os atos da vida, física ou espiritual, existe dualidade de vida unida por um elo coeso, onde predomina a partícula da força universal inerente ao Todo.


O Racionalismo Cristão oferece oportunidade a todos para se conhecerem como Força e Matéria, através do estudo de suas obras e, dentre elas, frisamos a obra básica intitulada Racionalismo Cristão. Todo aquele que se guia por esses estudos, com esforço e com valor próprio, só poderá progredir.

O Racionalismo Cristão ensina os seres a terem paciência e a darem valor a todas as coisas necessárias ao seu progresso espiritual.

Sabemos que a perda de um ente querido traz tristeza, mas compete aos familiares irradiarem por esse espírito que parte e, não, ficar a atraí-lo para permanecer neste plano físico, fazendo-o sofrer cada vez mais. A partida do espírito para o seu mundo de luz é um momento de felicidade, quando passou pelo mundo físico e fez o que tinha de fazer, devendo, ao chegar ao seu mundo de luz, verificar se, realmente, cumpriu o seu dever.

Somente a ele, espírito, compete decidir se voltará ao plano físico, quantas vezes forem necessárias, para completar a sua evolução espiritual.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina profundamente eclética e ensina os seres a fazerem a sua evolução através do cumprimento dos seus deveres, do trabalho, para que haja paz em seus lares, para que possam fazer o bem sem olhar a quem. Sempre estar alerta cumprindo os seus deveres, numa vida retilínea, sem olhar para aqueles que se perdem na retaguarda.

A natureza, como sabemos, não dá saltos. Aquele que se quedar na ignorância, é problema dele. A vida é para ser vivida com altivez. Havendo valor próprio, esforço, a criatura obterá mais saúde, maior alegria, harmonia e paz; disso temos a certeza.
Limpeza Psíquica
Estudem para realmente evoluir e não estacionar neste degredo que é o plano terráqueo. Procuramos sempre alertar, batendo sempre na mesma tecla, para que se fortifiquem cada vez mais, para que haja realmente maior esclarecimento, e saibam todos que, se não houver esforço próprio, os seres não poderão evoluir neste plano físico. O espírito quer evolução e o Racionalismo Cristão ensina como se espiritualizar, para que haja maior alegria, em qualquer momento que seja.

Avante, pois! Todos aqueles que vêm a uma Casa Racionalista Cristã em busca de um desejo, muitas vezes o de obterem maior saúde, terão que fazer um esforço muito grande para obter isso, porque os espíritos não ajudam ninguém, cada um tem que se esforçar por si mesmo. O Astral Superior, sim, esparge fluidos a todos aqueles que aqui vêm, para que seus espíritos se fortifiquem.

A direção da vida de cada criatura humana depende dela mesma, através do seu esforço, elevando bem alto o pensamento, fazendo o raciocínio trabalhar somente para o bem. Progredir, alcançar a felicidade que todos almejam, ainda que seja relativa e efêmera; só assim obterão serenidade e a paz chegará para todos. Trabalhem, pois, por si mesmos e vencerão.