.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

RACIONALISMO CRISTÃO É A CONTINUAÇÃO DA DOUTRINA DE JESUS - Emir Nunes de Oliveira

REFLEXO - É a primeira vez que a minha assistida vem a esta Casa, e gostaria de saber se os espíritos ajudam as pessoas. Ela está muito necessitada de um conforto, porque está passando por muitas agruras neste momento.

DOUTRINAÇÃO - Em primeiro lugar, a tua assistida vai ficar sabendo que Racionalismo Cristão é a continuação da doutrina de Jesus, o Cristo. Foram esses princípios explanados por ele, há dois mil anos, quando afirmava que conforme a criatura pensa assim ela é. A criatura pensando bem está bem assistida pelos pensamentos que está irradiando, e se pensar mal está mal assistida, em razão dos pensamentos irradiados por ela.

Os espíritos nada podem fazer pelos seres encarnados; pelo contrário, têm prejudicado as criaturas, porque na atmosfera da Terra existem milhões e milhões de espíritos desencarnados e a linguagem deles é o pensamento.

Por isso, Jesus, o Cristo, há dois mil anos dizia francamente: “serás o que pensares”, “só a Verdade vos libertará”. Se a criatura guarda ódio no seu ser, se irradia pensamentos de inveja, ciúme, perversidade, ela é assediada por sentimentos de igual natureza.

Quando a criatura está dominada por pensamentos negativos não tem alegria, nem felicidade, ela tem que sofrer as conseqüências do mau uso do livre-arbítrio, da irradiação perversa do seu próprio pensamento. Portanto, tais espíritos nada podem fazer pelo bem dos seres humanos. As criaturas, quando vêm a uma Casa Racionalista Cristã, aprendem a se conhecer a si próprias como Força e Matéria, e a saber que tudo depende da sua vontade e do seu querer. Jamais pedirão algo a quem quer que seja, aos espíritos e aos supostos deuses, porque ninguém poderá ajudá-las, a não ser elas a si mesmas.

Ao adquirir essa personalidade, a criatura coloca sua vontade para o bem, o que é a alavanca do progresso, ocupa o tempo em trabalho produtivo, e assim não dá vazão a pensamentos de enfermidades, ódio, vingança, inveja e nem de sentimentalismo, porque são os sentimentos negativos que retardam o progresso do espírito.

REFLEXO - Minha assistida tem tudo materialmente, mas sente uma tristeza inexplicável.

DOUTRINAÇÃO - É uma prova evidente da vida fora da matéria. Ela tem tudo materialmente, e tem, pela sua sensibilidade, essa tristeza.

Prova é que tudo vem de fora, inclusive o nosso espírito está fora do nosso corpo, animando-o através de cordões fluídicos ligados ao cérebro e ao coração, envolvendo-o através da Força e impulsionando-o para que possa se locomover no meio da sociedade de que faz parte.

De acordo com o grau de evolução alcançado, o espírito tem a sua intensidade de pensamento. Quanto mais evoluído o espírito, mais Força dará aos seus pensamentos. É através dessa intensidade que ele colhe as vibrações saturadas de negativismo que pairam na atmosfera da Terra, e que vêm ocasionar essa tristeza, essa melancolia ao ser encarnado.

Mas tudo passa na vida. Ela que se mantenha em condições positivas de bem pensar para bem atrair, porque é pelo pensamento que a criatura atrai ou repele.

REFLEXO - Ele veio pelo sofrimento, e eu estou sofrendo com ele.

DOUTRINAÇÃO - És um espírito livre da matéria e ele, sem conhecimento do que seja o pensamento em ação, atraía-te, porque percebias através da aura dele o sofrimento nos seus pensamentos.
Procuravas transmitir a tua energia negativa, prova é que estavas sofrendo até o presente momento.

Quem está sofrendo nada tem a dar aos outros, tem que cuidar de si próprio. Por isso é que as Forças Astrais Superiores coarctaram teu livre-arbítrio. Neste instante estás aqui dando o teu depoimento e ele, como ser pensante, é um composto de Força e Matéria, como todos nós.

Ele que venha mais vezes a esta Casa. Peça um folheto de limpeza psíquica que será entregue gratuitamente, e faça o que determina esse folheto, a higiene mental às 7 e às 20 horas. Prepare-se espiritualmente, saiba ocupar o tempo com coisas úteis, com trabalho, com leitura, para que seu espírito adquira o devido esclarecimento. Ele que não dê ensejo a espíritos de tua categoria, para não infligir sofrimento à vida dele.

Deixarás a Terra e partirás para teu mundo de origem. Lá chegando, farás um exame da tua consciência. Parte.

REFLEXO - Ele agora melhorou, mas quando entrou nesta Casa estava muito perturbado.

DOUTRINAÇÃO - São cargas deletérias que cruzam o espaço em todas as direções. O planeta Terra é envolvido por uma atmosfera completamente negativa, oriunda dos pensamentos dos encarnados e desencarnados.

O egoísmo, a prepotência, a vaidade, a presunção, tudo isso faz parte dessa atmosfera. Quanto mais ganância tem a criatura, mais prejudica o fator social do planeta Terra. Infelizmente o planeta Terra está envolvido por pensamentos negativos.

A finalidade da Doutrina é preparar o encarnado para saber pensar, porque sabemos que, quando esclarecermos 60% da humanidade, o planeta será um ambiente diferente. O que está faltando é o entrosamento das criaturas, e o que se vê é uma guerra violenta entre os seres encarnados e desencarnados.

Há falanges terríveis na atmosfera da Terra organizadas por espíritos de enorme sagacidade. Quando a criatura não tem conhecimento disso, ela é conduzida de maneira sorrateira ao descalabro social. Muitas vezes a criatura demonstra ser irracional, age imprudentemente, com violência e desrespeito a si mesma. Por isso Cristo dizia: “Serás o que pensares”.

A Doutrina veio à Terra para ensinar a criatura a ser verdadeira com ela mesma, não pedir nem implorar nada a ninguém, mas em primeiro lugar precisa saber pensar.

REFLEXO - O meu assistido não queria vir, mas agora está percebendo que é um bom ambiente.

DOUTRINAÇÃO - É claro, ele tem seu próprio livre-arbítrio. Agora, eu pergunto: o que estavas fazendo lá?

REFLEXO - Eu sempre o acompanhava.

DOUTRINAÇÃO - Por isso ele não queria vir. És um indisciplinado e precisavas de Luz. Até o presente momento, estavas vivendo como os morcegos que, quando vêem luz, saem todos espavoridos e tu estás um pouco apavorado por esse clarão espiritual que envolve este ambiente.

Se o teu assistido voltar mais vezes a esta Casa, encontrará sempre um ambiente de respeito e bom acolhimento.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas de princípios de moral. Aqui os seres vêm aprender a serem eles próprios, a terem consciência e vontade – o que mais falta faz no mundo é os seres terem vontade própria, saberem o que querem e por que querem. Assim é que tem que ser a vida.

Não devemos ser robôs conduzidos pela vontade dos outros, devemos usar a nossa vontade, agindo com bom senso e razão, analisando tudo e compreendendo, porque temos as faculdades inerentes ao nosso espírito para agirmos racionalmente. Foi justamente isso que não fizeste quando encarnado; por isso não deverias interferir na vida dos outros.

REFLEXO - Fui vítima de uma enfermidade incurável, mas estou feliz sabendo que meu espírito continua vivendo.

DOUTRINAÇÃO - O espírito é partícula da Inteligência Universal, portanto é imperecível, indestrutível e eterno. Como partícula, faz estágio pelo reino mineral, reino vegetal e reino animal. Só então, tem condições de encarnar em um corpo humano.

Como ser humano, ele é dotado dos atributos espirituais que são: pensamento, vontade, raciocínio e inteligência. Aí vem o grande problema, porque passa a ser responsável pelos seus atos. Muitas criaturas deixam de pensar e agir contra as ondas vibratórias negativas que envolvem o planeta Terra.

A matéria fala sempre mais alto do que as leis espirituais, mas não podemos colocar o carro adiante dos bois. Assim tem que ser a vida do encarnado: viver as duas vidas, material e espiritual, dando trato ao raciocínio e ao livre-arbítrio, que lhe dá plena liberdade de ação, mas dentro dessa liberdade ele está sujeito a adquirir doenças incuráveis.

Então, o espírito vai sofrer e, através do sofrimento, começa a pensar na morte do físico. A morte do espírito não existe, prova é que estás falando através de um corpo que não é o teu. O que aconteceu a ti está sujeito a acontecer com qualquer criatura. Muitos estão sujeitos a adquirir uma enfermidade incurável, mas o importante é a lucidez espiritual, porque o espírito é Força e jamais será destruído. O que pode atingir o espírito é a falta de respeito e de caráter, mas enfermidade não.

ASTRAL SUPERIOR
EMIR NUNES DE OLIVEIRA

Quantas lutas foram travadas no Astral Superior e no plano físico, e quantas ainda haverá, para se atingir o esclarecimento da humanidade!

Trabalhamos incansavelmente, numa luta tremenda, porque a humanidade sempre pende para o lado dos milagres. Quase nove décadas se passaram. Nessas lutas procuramos esclarecer as criaturas, para maior compreensão da verdadeira vida, como vivê-la sabendo separar o joio do trigo. E, temos certeza, um dia a humanidade terá que ser esclarecida; levará milênios, mas esse dia há de chegar, custe o que custar.

Lembrando sempre que as Casas Racionalistas Cristãs são escolas de princípios e de moral, alertamos que tenham cuidado com os pensamentos, com essa força poderosa que tem dois gumes, tanto para o bem, como para o mal.

As Escolas Racionalistas Cristãs abrem suas portas a todos aqueles que procuram um lenitivo para o sofrimento, como aos que já estão aptos para cultivar a vida espiritual, sendo recebidos com muito respeito, muita consideração e muito amor. Os militantes estão sempre prontos para uma palavra amiga, para um esclarecimento ao que porventura alguém pergunte. Os presidentes físicos, que estão à cabeceira da mesa no estrado, estão sempre batendo na mesma tecla, explicando o que é o Racionalismo Cristão, o que é essa Doutrina, falando sobre as obras que são editadas para que as criaturas procurem estuda-las, a fim de compreenderem o que vieram fazer no planeta Terra de posse de um corpo físico.

Há muitos que adentram numa Casa Racionalista Cristã somente com o intuito de se limpar psiquicamente, para que tudo corra bem materialmente. Tudo correrá bem, sim, material e espiritualmente, desde que a criatura se esforce para isso, tenha força de vontade.

Procurem entender o que é a vida espiritual, sejam amigos de si próprios e amigos dos seus semelhantes, não tenham vícios; se os tiverem, procurem se despojar desses vícios que, se tanto mal fazem ao corpo físico, imaginem ao espírito! Como é retardada a trajetória do espírito no plano físico quando a criatura mantém a ignorância da vida espiritual! É preciso alertar as consciências obscurecidas pela ignorância da espiritualidade.

A Doutrina Racionalista Cristã oferece meios à espiritualização da humanidade. Aqueles que nos procuram compreendem que, realmente, a vida não é fácil, mas se fizerem um pouco de sacrifício obterão facilidades maiores no seu dia-a-dia. E, quando estiverem no fim da jornada neste planeta e alcançarem os mundos de luz, lá chegando, verificarão em sua esteira fluídica se a vida foi bem vivida no plano físico. Se o foi, que felicidade! Poderão, então, trabalhar em plano astral pela humanidade, assim como outros espíritos estão fazendo.

Avante, pois! Precisam esclarecer-se cada vez mais, estudando, tendo disciplina no seu viver, fazendo a limpeza psíquica nos seus lares, cuidando da família e dos seus filhos, porque a desgraça no planeta Terra está sempre rondando os seres encarnados. O astral inferior não perde tempo. Se estão com a corrente do bem, não poderão estar com a corrente do mal.

Avante, mais uma vez repetimos. Sejam fortes no seu viver, nos seus pensamentos, nas suas ações e que elas sejam dignas, a toda prova. Tenham uma moral cristã, para poderem evoluir cada vez mais.