.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

A VIDA ESPIRITUAL EXIGE DE CADA UM DE NÓS ESTUDO, MÉTODO, DISCIPLINA E ORDEM – Luiz Thomaz

REFLEXO - Ele está raciocinando que estes trabalhos devem ser intuídos pelos Espíritos de Luz. Estando aqui nesta Casa, recebe-se um banho de Luz e uma aula de espiritualidade através desta tribuna.

DOUTRINAÇÃO - É claro, ele tem razão. Quando assumimos a cabeceira da mesa, apenas executamos as determinações do Astral Superior. Por isso é que dizemos sempre que a Doutrina Racionalista Cristã não é dos homens e, sim, do Astral Superior.
Trabalhamos com desprendimento para servir a esta Causa que não é nossa, mas de todos os seres humanos. Esta Doutrina não trabalha somente para seus militantes, trabalha para toda a humanidade. Não há distinção entre as criaturas que procuram esta Casa. Não importa de que religião sejam.

Dentro de uma Casa Racionalista Cristã, trata-se exclusivamente dos seres humanos, e é justamente tratando a criatura individualizada que a Doutrina atinge os seus objetivos. Nós sabemos que, ao atingirmos esses objetivos no planeta Terra, não haverá necessidade de mantermos exércitos aguerridos para defender fronteiras entre as nações, porque todos os povos terão entendimentos fraternais e respeito do ser para com outro ser, de uma maneira recíproca e de acordo com a vida espiritual.

É bem simples, como simples é o desabrochar de uma flor. Quando desabrocha, torna-se tão perfeita que para poder analisar sua beleza basta a criatura usar uma lupa e, então, nossos olhos materiais visualizarão a beleza de suas pétalas aveludadas e poderemos, através do olfato, sentir seu perfume.

A criatura analisando tudo isso fica a pensar: “que artista admirável e que se chama Natureza!”. Se o ser humano apanhar um botão de rosa e tentar, por força bruta, realizar aquele trabalho que foi realizado pelas leis da natureza ele não conseguirá.

Assim também é o desabrochar da vida espiritual – tudo tem que ser espontâneo, porque não havendo a espontaneidade não haverá valor. Não forçamos ninguém dentro das Casas Racionalistas Cristãs, porque sabemos que tudo é um trabalho astral.

Quando a criatura vem a esta Casa, ela recebe esse banho espiritual e começa a meditar profundamente, com seriedade, no seu desenvolvimento espiritual e material.

REFLEXO - Ela está feliz com as orientações recebidas aqui, ela conseguiu raciocinar por conta própria E eliminar o vício de fumar.

DOUTRINAÇÃO - Isso é importante. Quando a criatura adentra numa Casa Racionalista Cristã, prestando atenção aos ensinamentos, observa de imediato que se expõem conceitos de vida para os seres encarnados colocarem em prática no seu cotidiano. Então, passa a usar as faculdades inerentes ao espírito que são: o raciocínio, o pensamento, o livre-arbítrio, a sensibilidade, e a nortear sua vida de uma forma diferente da que vinha praticando, quando desconhecia os porquês da vida espiritual.

O conhecimento da nossa composição astral e física é importante para nosso progresso, para nossa peregrinação no planeta Terra, como encarnados que somos. É usando essas faculdades com critério que a criatura vai discernindo o que é certo do que é errado, porque sabe e tem consciência plena de que o errado é prejudicial ao seu progresso, à sua moral, à sua dignidade e ao seu respeito.

Há uma série de contingências em que a criatura é envolvida, quando descobre o potencial que possui. Portanto, a Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra para ensinar a humanidade a viver e, principalmente, a pensar, porque o segredo está no pensamento.

REFLEXO - A minha assistida freqüenta há pouco tempo, mas está lendo os livros e modificando seus pensamentos, que eram negativos.

DOUTRINAÇÃO - Para tudo na vida é necessário o aperfeiçoamento. É claro que os porquês da vida espiritual exigem de cada um de nós estudo, método, disciplina e ordem para que, através desses conceitos disciplinares, o espírito possa evoluir concatenando as coisas reais da vida, observando como está vivendo as duas vidas, a material e a espiritual. Não poderá confundir uma vida com a outra, terá que vivê-las paralelamente. Assim, a criatura terá ponderação, consciência e estabilidade, colocando a vontade em ação, para perceber o que se passa ao seu redor.

Porque é pela sensibilidade que percebemos o meio ambiente em que vivemos. Muitas vezes exige-se renúncia e, às vezes, o silêncio é importante para nosso progresso.

Quando usamos a palavra articulada, temos que ter consciência para saber colocá-la no meio ambiente em que vivemos, porque, do contrário, a criatura pode se machucar e ferir o seu semelhante.

REFLEXO - Por que me afastaram dele? Somos amigos! Agora vão nos separar?

DOUTRINAÇÃO - Estás confundindo uma coisa com a outra. Amigo verdadeiro é aquele que não atrapalha e tu, como espírito desencarnado, nada de bom podias produzir com a tua amizade, porque estavas interferindo na vontade do teu assistido. Isso é um desrespeito ao teu assistido e a ti também.

Porque se tudo vem de fora, nós atraímos e repelimos pelos nossos pensamentos. A própria vida não está dentro do corpo matéria, ela está fora do corpo, comandando esse corpo através de cordões fluídicos.

Ao desencarnar, o espírito esclarecido sobre os porquês da vida sabe que nada mais tem a realizar na Terra, e pelo conhecimento dessa Verdade não fica aqui atrapalhando, principalmente aquele suposto amigo. Foi justamente isso que não fizeste. Desconhecias a vida espiritual e não compreendias o fenômeno da desencarnação, que é natural como encarnar.

Pela falta desses conhecimentos, pensavas que tinhas o corpo matéria e, nesses pensamentos inferiores, querias manter esse tipo de amizade com a criatura. Veja bem, meu amigo, que não estamos aqui para perder tempo. Foste arrebatado pelas Forças Astrais Superiores e estas dizem que és demais na Terra e tens que alar ao teu mundo espiritual, para não perder mais tempo. Parte com a nossa irradiação amiga.

REFLEXO - A minha assistida não se conforma com a perda da primeira filha e está desesperada. Eu tentava conformá-la, mas não teve jeito, agora estou aqui.

DOUTRINAÇÃO - Será que não foste tu o causador da desencarnação daquela criança? Não há efeito sem causa, para tudo há uma razão de ser. Estás manifestando teu ponto de vista, quando poderia ter ocorrido a desencarnação ocasionada pelos teus fluidos negativos, e a criança indefesa foi atingida pela tua presença, resultando a desencarnação prematura.

Essa expressão “com a perda” é muito pobre para as explicações científicas que a Doutrina Racionalista Cristã oferece. Ninguém perde, porque cada um é cada um. O espírito que encarnou no corpo daquela criança, hoje não tem mais laços familiares, agora pertence à família astral. Quantas desencarnações já teve esse espírito? Quantas famílias já teve na Terra? Tudo isso é pieguismo da pessoa. A criatura fica apegada ao seu ente querido e, uma vez desencarnado esse espírito, temos que agir diferente. Temos que irradiar para aquele que partiu, conscientes da imortalidade do espírito.

Ela, vindo mais vezes a esta Casa, aprenderá a irradiar para aquela que foi sua filha, e não ficar pensando com sentimentos doentios, porque é sempre prejudicial para o espírito que desencarnou, e tu serás um de menos, porque irás ao teu mundo espiritual para analisar o teu quadro fluídico.

REFLEXO - Rezei tanto, pedi tanto, pensei encontrar um lugar no céu para descansar. Parece que as rezas não valeram de nada.

DOUTRINAÇÃO - No dia em que a humanidade compreender as Verdades da vida, desaparecerão esses conceitos errôneos, pois tudo isso é coisa criada com interesses, porque o céu não existe e as rezas quando são dirigidas ao céu não têm valor, principalmente aquele “pai nosso que estás no céu”. Se o céu não existe, ele não pode estar lá, porque ninguém pode estar num lugar que não existe, seria um contra-senso. Esta é a realidade.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra como ciência e não como religião. Como ciência da vida, veio expor aos seres encarnados a nossa composição astral e física. O ser encarnado é um universo em miniatura, composto dos mesmos elementos do próprio Universo – Força e Matéria. E fora desses dois componentes não há explicação, por mais estudo que tenha a criatura. Ela, negando a existência de Força e Matéria, irá se perder no tempo e no espaço.


Fica envolta pela matéria, vivendo nesse materialismo, como viveste até o presente momento, pedindo e rezando. Deverias ter raciocinado mais e pensado com mais seriedade nos porquês da vida. Não ficarias presa na atmosfera da Terra à procura de algo que não existe, como o céu e o purgatório que são expostos por aí.

A Doutrina veio à Terra para dizer a Verdade, que é dita doa a quem doer, fira a quem ferir. Porque somente assim o espírito adormecido, como é o teu caso, começa a acordar para a realidade da vida, que é a vida eterna do espírito. Parte com nossa irradiação amiga.

REFLEXO - Meu assistido freqüenta esta Casa há alguns meses. Está estudando, mas está preocupado com sua idade.

DOUTRINAÇÃO - Ele está fazendo confusão. O espírito não tem idade. A idade cronológica é somente a da matéria, e quando o espírito reage tem condições de trabalhar e ser útil. Não podendo ficar de pé, ele trabalha sentado.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas e estas escolas têm que ser envolvidas pelo carinho e pelo calor humano. E conhecendo esses ensinamentos, o ser passa a se dedicar a esses serviços em prol dele e da humanidade. É isso que deve ser. Quando a criatura pode prestar um socorro, o beneficiado não é só o socorrido, o maior beneficiado é aquele que socorreu.

Assim é o componente de uma Casa Racionalista Cristã; ele vem livre e espontaneamente servir a esta Causa, que não é só dele mas de toda a humanidade. E ele é o maior beneficiado, porque está dando um pouco de si para levar um pouco de felicidade às demais criaturas.


ASTRAL SUPERIOR
LUIZ THOMAZ

O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas, e a criatura vindo a elas, vem para aprender a viver, porque viver não é tão difícil como pensam. Há criaturas que complicam suas próprias existências, porque não querem dar trato ao raciocínio, não sabem o que é o pensamento, mas, pouco a pouco, ouvindo as explanações, lendo as obras racionalistas cristãs, naturalmente, vão-se despojando das dívidas, dos erros que porventura existam em suas vidas.

Então, isso não é difícil. É apenas necessário o esforço próprio, porque só trabalhando pela espiritualidade, sabendo separar o joio do trigo, conhecendo-se como Força e Matéria, as criaturas abrirão os olhos do espírito e caminharão acertadamente na vida. Saberão cumprir seus deveres, terão disciplina, horas para tudo e não perderão tempo ou até a encarnação.

Como dizemos, é preciso ter força de vontade, pôr os atributos espirituais em ação, fazer justiça, e usar de ponderação em todas as provas que aparecerem nas suas vidas.

Os reveses estão aí; não é por isso que vão choramingar, eles têm que existir, porque, aqui, neste plano físico, não é realmente para se passar em brancas nuvens. É para ter-se um pouquinho de sofrimento, porque o sofrimento ajuda a evoluir, ajuda o espírito a fortificar-se. Sendo assim, o que sempre aconselhamos é que lutem por si mesmos, auxiliem os seus semelhantes quando sentirem que precisam de uma palavra amiga.

Todo aquele que precise indicar o caminho de uma Casa Racionalista Cristã a uma pessoa que esteja sofrendo, somente indique o endereço e nada mais. Se a criatura tiver realmente força de vontade para deixar de sofrer e para se esclarecer, aqui virá e as portas estarão abertas para todos aqueles que querem vencer na vida e não serem vencidos.

Por hoje é o que tenho a lhes dizer. A irradiação do Astral Superior estará sempre com aqueles que procuram se religar às Forças Superiores, fazendo a limpeza psíquica nos lares e nas horas certas, quando puderem; quando não, façam-na de acordo com a disponibilidade, mas não deixem de fazê-la.