.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

NÃO ESTAMOS AQUI PARA ATACAR RELIGIÕES - Por Luiz Alves Thomaz

REFLEXO - Ele frequenta uma igreja evangélica, mas percebeu que não estava colhendo nenhum resultado. Mandavam ele acreditar em Deus e mais nada. Aqui ele está ouvindo o que necessitava. Ele é um pesquisador.

DOUTRINAÇÃO - Como já dizia Cristo há dois mil anos “a criatura é o que pensa e é o que quer ser”; ele disse também: “só a Verdade vos libertará”. É preciso que a criatura seja verdadeira consigo mesma, não se deixe envolver por coisas falsas que não têm base fundamental no que seja a vida.


Veja bem, não estamos aqui para atacar religiões, em absoluto. A Doutrina não tem essa finalidade. Veio para dizer a Verdade, mas em dizendo a Verdade é preciso que toquemos em determinados assuntos, e é claro não iremos faltar com a Verdade.


São mais de 8.000 religiões, cada uma tem um Deus a apresentar. Mas que tipo de Deus é esse que perdoa e ao mesmo tempo castiga? Que tipo de Deus é esse? O que cria o imbecil e o inteligente? Existe esse Deus? Nós, que estudamos a Doutrina Racionalista Cristã, não admitimos um Deus dessa categoria. Achamos um absurdo, pois sendo todos nós partícula da Inteligência Universal, somos da mesma fonte de origem. Todos temos os mesmos direitos, mas é preciso que cada um, uma vez encarnado, procure dar trato ao raciocínio, estudar e analisar os porquês da vida, não se atendo a conversas banais.

O que mais existe dentro das religiões são conversas sem nexo. Pedem a Deus, pedem aos santos para ajudá-los, mas ninguém poderá nos ajudar, se não nos colocarmos em condições. Ao acionarmos a chave da luz, ela acende. Nós, encarnados, somos a mesma coisa. A vontade é uma bobina que aciona tudo no ser humano, e sem essa vontade a criatura não usa a inteligência, o raciocínio e a capacidade de percepção, para usufruir a sua encarnação para melhorar.

Nós somos um composto de Força e Matéria, e não precisamos de religião. Precisamos, sim, de estudo, porque ele é indispensável para o discernimento do bem e do mal. O ser é sempre um elemento tanto do bem como do mal, somos positivo ou negativo.

A concepção do encarnado é ser positivo, porque sendo positivo o espírito alcança a perfeição espiritual. Somos sempre alunos perante essa vasta e profunda Inteligência que envolve tudo que tem vida, não só neste minúsculo planeta Terra, que não tem luz própria. Observem a imensidão do infinito com seus sistemas planetários e imaginem como somos pequeninos perante a Inteligência Universal.

REFLEXO - É a primeira vez que ele vem a esta Casa. Está achando muito diferente, está gostando da disciplina e das explanações. Ele pretende vir mais vezes.

DOUTRINAÇÃO - Pois que faça desta Casa a extensão da sua casa. Aqui é uma escola que abre suas portas três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19 horas, onde recebemos o público e às 20 horas começam os trabalhos que são desenvolvidos até às 21 horas.

Esta Casa foi inaugurada em 21 de junho de 1912, sempre orientando o que seja a Doutrina. Sabemos que a criatura que adentra nesta escola procura raciocinar e analisar aquilo que é explanado na cabeceira da mesa e também as Doutrinações Superiores.

Adquirindo as obras editadas pela Doutrina, constatará que não há comércio dentro de uma Casa Racionalista Cristã. Tudo é feito para o progresso do ser humano. Mas, às vezes, o progresso exige sacrifícios, não podemos dar os livros de graça, temos que colocar o preço do papel e da impressão. Esses livros estão na parte baixa do prédio à disposição de todos.

Sabemos que o melhor amigo do ser humano é um bom livro, porque é um amigo que sempre responde às perguntas formuladas dentro do silêncio. Quando não queremos compulsá-lo, ele nos aguarda para a próxima vez, e quando necessitamos de informações ele as fornece espontaneamente. Em seus capítulos, vamos somando conhecimentos, e nessa soma de conhecimentos alargamos os horizontes do saber.

Com o raciocínio a criatura vai compreendendo que tudo depende dela mesma, que não há protetores nem protegidos, não há privilégios para quem quer que seja; há seres em evolução – isso existe.

REFLEXO - É o que ela pensa: não falar sobre a Doutrina lá fora, mas estudá-la minuciosamente.

DOUTRINAÇÃO - Falar lá fora é dar murro na ponta de faca, e a criatura não deve bater com a cabeça nas paredes, porque irá se machucar, mas usando o raciocínio poderá demolir a parede sem se machucar.

Devemos estudar, analisar profundamente, com seriedade a Doutrina Racionalista Cristã, através dos livros. O silêncio é de ouro, porque a linguagem do espírito é o pensamento. Ninguém sabe o que estamos pensando e, não sabendo o que estamos pensando, isso é uma grande vantagem para o nosso progresso espiritual.

É pensando mais e falando menos que a criatura evolui. A Doutrina Racionalista Cristã recomenda não fazer alarde dos seus ensinamentos lá fora; fale sempre com consciência, exponha seu ponto de vista com seriedade. Se surgir a oportunidade, ensine o endereço desta Casa ou das demais Casas Racionalistas Cristãs. Não queira expor os princípios a ninguém, porque cada um é cada um e tem o seu livre-arbítrio.

Devemos respeitar na íntegra nossos semelhantes, porque mais direito teremos de sermos respeitados. Portanto, o ser esclarecido é como uma grande árvore que agasalha as pequenas plantas que estão em sua sombra. Assim ensina a Doutrina Racionalista Cristã, fundada por Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz, e consolidada por Antonio Cottas; e nós continuaremos a bater na mesma tecla, como gota d'água. Com o perpassar dos séculos, atingiremos os nossos objetivos de dizer sempre a Verdade às criaturas.

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

O Racionalismo Cristão não é uma religião, é uma Doutrina de princípios e de moral, é uma Doutrina filosófica porque ensina a filosofia da vida, a verdadeira vida, que é a vida espiritual. Através dos seus ensinamentos, muitas criaturas se esclareceram e também já esclareceram outros, que foram dando exemplos de moral e de dignidade a toda prova.

Caminha a humanidade ainda cega, por ignorar a Verdade espiritual, mas o que fazer? Muitas criaturas acreditam no milagre, pedem ajuda aos santos, aos espíritos, quando a força reside nelas mesmas. Vivem à procura de ajuda, vivem de muletas, e, assim, vão-se atrasando espiritualmente.

As Casas Racionalistas Cristãs são escolas, e a criatura vindo a elas, vem para aprender a viver, porque viver não é tão difícil como pensam. Há criaturas que complicam suas próprias existências, porque não querem dar trato ao raciocínio, não sabem o que é o pensamento, mas, pouco a pouco, ouvindo as explanações, lendo as obras racionalistas cristãs, naturalmente, vão-se despojando das dívidas, dos erros que porventura existam em suas vidas.

Então, isso não é difícil. É apenas necessário o esforço próprio, porque só trabalhando pela espiritualidade, sabendo separar o joio do trigo, conhecendo-se como Força e Matéria, as criaturas abrirão os olhos do espírito e caminharão acertadamente na vida. Saberão cumprir seus deveres, terão disciplina, horas para tudo e não perderão tempo ou até a encarnação.

Como dizemos, é preciso ter força de vontade, pôr os atributos espirituais em ação, fazer justiça, e usar de ponderação em todas as provas que aparecerem nas suas vidas.

Os reveses estão aí; não é por isso que vão choramingar, eles têm que existir, porque, aqui, neste plano físico, não é realmente para se passar em brancas nuvens. É para ter-se um pouquinho de sofrimento, porque o sofrimento ajuda a evoluir, ajuda o espírito a fortificar-se. Sendo assim, o que sempre aconselhamos é que lutem por si mesmos, auxiliem os seus semelhantes quando sentirem que precisam de uma palavra amiga.

Todo aquele que precise indicar o caminho de uma Casa Racionalista Cristã a uma pessoa que esteja sofrendo, somente indique o endereço e nada mais. Se a criatura tiver realmente força de vontade para deixar de sofrer e para se esclarecer, aqui virá e as portas estarão abertas para todos aqueles que querem vencer na vida e não serem vencidos.

Por hoje é o que tenho a lhes dizer. A irradiação do Astral Superior estará sempre com aqueles que procuram se religar às Forças Superiores, fazendo a limpeza psíquica nos lares e nas horas certas, quando puderem; quando não, façam-na de acordo com a disponibilidade, mas não deixem de fazê-la.