.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

10. Henrique Ribeiro Bastos

Baixe este e outros
livros RC sem custo
REFLEXO - Meu assistido aí se encontra. Está fazendo tudo para se livrar dos maus hábitos e se tornar um vitorioso.

DOUTRINAÇÃO - É uma demonstração de querer. Porque o ser humano, sendo ele um universo em miniatura, tem que observar a reação do próprio Universo que age dentro de um equilíbrio tão perfeito como os planetas que rolam no espaço superior e não se chocam uns com os outros. Existe a disciplina estabelecida dentro da rota de cada um que rola no espaço infinito com precisão matemática.

Igualmente, o ser encarnado também é um universo em miniatura que, transitoriamente de passagem pelo planeta Terra, tem muito que estudar para alijar de si todos os vícios, os maus hábitos, os maus costumes, para ter uma vida regular e dentro dessa regularidade, o espírito tem o seu equilíbrio, deixando os seus pensamentos se elevarem de acordo com a disciplina do seu viver, e, então, entrará em intercâmbio com as Forças do Astral Superior para dar a ele, espírito encarnado, a compreensão real da vida com naturalidade, sem desespero, porque compreende que o desespero é prejudicial ao bem-estar do espírito. O espírito, uma vez conturbado, não tem equilíbrio, e não tendo equilíbrio está fora de órbita.

REFLEXO - Ela veio assistir a esta reunião porque se sente bastante perturbada.

DOUTRINAÇÃO - Aí está a resposta. É claro que só podias estar ao redor de uma criatura que tem maus hábitos. A criatura tem que assumir a responsabilidade dos seus atos e dos seus pensamentos, porque saberá, uma vez vindo a esta Casa, que não poderá viver isolada, porque só existem duas correntes: a positiva e a negativa. Pela indisciplina estará ligada à negativa e pela disciplina estará em contato com a positiva.

E tu, como espírito liberto da matéria, que tinhas esses vícios quando encarnado, estavas a envolver aquela criatura de pensamentos deletérios. Agora foste atraído pelas Forças Astrais Superiores e aqui estás sendo doutrinado por elas. Serás encaminhado ao teu mundo espiritual para observar de perto teu quadro fluídico. Poderias encontrar um quadro alegre, positivo, mas pelos maus hábitos e maus pensamentos irradiados, encontrarás um quadro desolador. Cabe a ti enfrentar esse mesmo quadro, com seriedade, porque assim determinam as leis naturais e imutáveis que regem e regulam tudo, não só o insignificante planeta Terra, mas o espaço infinito e belo.

REFLEXO - Ele veio pela primeira vez a esta Casa a convite de um amigo, pois a sua vida anda muito desregrada. Quer saber se vai melhorar a sua situação.


DOUTRINAÇÃO - Já melhorou, porque foste afastado do lado dele. Como espírito liberto da matéria, devias estar no teu mundo espiritual e não aqui perdendo o teu precioso tempo e também não devias perturbar o teu assistido que tem que trabalhar, ter uma vida eficiente para sua família e a sociedade.

A criatura é o que pensa, é o que quer ser. Todos nós somos dotados do livre-arbítrio. Esse livre-arbítrio conduz a criatura ao ponto “A” ou ao ponto “B”. A vontade, que é aliada ao livre-arbítrio, é que delineará o que essa criatura irá executar. Feliz de quem, através da vontade e do livre-arbítrio, pode se conduzir com dignidade e respeito, pisar na Terra com firmeza, sentir as vibrações harmoniosas do bem e afastar as negativas. Portanto, meu amigo, tu serás um de menos.

REFLEXO - Ela veio hoje a esta Casa a conselho de uma amiga, porque não está se sentindo bem, tem insônia e ouve barulho a noite toda.

DOUTRINAÇÃO - Ela que peça um folheto de limpeza psíquica aos nossos auxiliares. Faça justamente aquilo que determina esse folheto, ou seja, a higiene mental às 7 e às 20 horas. Ocupe seu tempo em trabalho produtivo, não fique falando da vida alheia e nem tenha conversas inconvenientes; assim, ela terá uma vida equilibrada e conseguirá dormir.

REFLEXO - Meu intuído analisa que os cientistas são bafejados pelos espíritos de luz, até mesmo sem saber, para não desanimarem nos seus estudos, inventos, suas descobertas contra os vírus que assolam o planeta Terra e, principalmente, pensa ele, que deveriam conhecer primeiro a sua composição como Força e Matéria. Foi isso o que aconteceu, hoje está unido a essa corrente vibratória.

DOUTRINAÇÃO - Não há seres privilegiados, meu amigo. Neste planeta, em toda a extensão do infinito, somos todos partículas da Inteligência Universal, em evolução. Não é porque é um cientista que vem a ser melhor que outras criaturas ou que seja bafejado, isso não existe. Ele é um cientista porque tem um grau e estudou para chegar lá, mas não é por ser um cientista que ele é mais que as outras criaturas. Ele também tem que ter responsabilidade e disciplina, porque não havendo disciplina poderá causar um transtorno à humanidade; isto está nos anais da História. Esta é a verdade!

Ele terá que estudar, para compreender o que ensina a Doutrina Racionalista Cristã, e para saber que não existem seres privilegiados, existem seres em evolução.
REFLEXO - Eu não queria estar aqui, mas estou preso. O que posso fazer?

DOUTRINAÇÃO - Ouvir e obedecer às determinações superiores. Chega de andar para um lado e para outro, sem ter um rumo certo.

O espírito é inteligência, é poder, é partícula indestrutível, pertence ao Todo absoluto; portanto, não há razão para, uma vez liberto da matéria, viver como estavas vivendo até o presente momento.

Aqui estás por determinação superior e partirás para o teu mundo espiritual para dar nova orientação a tua evolução, que estava parada pela falta de conhecimento espiritual. O que estava ocorrendo contigo, na invisibilidade, ocorre com milhares e milhares de criaturas que, de posse de um corpo físico, desconhecem o poder que possuem: a vontade, o livre-arbítrio, o raciocínio. As criaturas têm tudo para serem relativamente felizes no planeta Terra. No entanto, quando desgraçadamente esquecem delas mesmas, tornam-se indesejáveis e malvistas na sociedade, e isso acontece por falta de respeito que devem ter por si mesmas. Foi tudo o que ocorreu até o presente momento. Parte com nossa irradiação amiga.

REFLEXO - Depois que ele começou a frequentar esta Casa, ouvindo todos os esclarecimentos, está raciocinando que agia errado.

DOUTRINAÇÃO - De fato, o raciocínio é uma luz. Se todas as criaturas parassem um pouco em certos momentos da vida e usassem o raciocínio evitariam muitos erros nas suas existências. Deixariam de prejudicar muitas criaturas e causariam melhor impressão de vida.

É isto que ensina a Doutrina Racionalista Cristã, como filosofia de vida que é: que tenham cuidado, vivendo com dignidade, com respeito aos outros e a si próprios, tendo uma moral sadia, porque se não existir essa moral não pode estar presente o Astral Superior.

Os similares atraem-se, enquanto que os contrários repelem-se: estas são verdades cristalinas. A criatura que não respeita a si própria não tem condições de elevar seus pensamentos aos Mundos Superiores, e deixa esse pensamento paralisado pelas vibrações doentias de ódio, ciúme, inveja, ganância, prepotência, mania de grandeza, mas se esquece que não é mais que as demais criaturas. Somos todos iguais perante a Inteligência Universal, porque somos partículas em evolução dessa mesma Inteligência.

A Doutrina Racionalista Cristã não fala para agradar, fala para acordar os espíritos adormecidos. Existem milhões e milhões deles já desencarnados e ainda no planeta Terra. E cada um tem o que merece. A criatura que não se disciplinar não deve exigir nada dos outros, porque nada tem para dar; deve viver em paz com a sua consciência, porque a consciência é o nosso tribunal.

O dia em que desencarnarmos, atingiremos o nosso mundo e, com essa consciência, faremos uma análise da nossa estada no planeta Terra, observando de perto, como se estivéssemos assistindo a um filme de longa metragem, através das imagens dos nossos pensamentos, onde falhamos, onde cometemos atos dignos, produtivos para a evolução do espírito.

É isso que ensina a Doutrina Racionalista Cristã, nada pedindo, mas só desejando o bem ao ser humano. Portanto, a criatura tem tudo aquilo que merece, de acordo com o que ela faz jus, através dos seus pensamentos. Pela lei de causa a feito, “conforme pensares, assim serás”, já dizia Jesus, o Cristo, há dois mil anos, e não existe outra saída: se a criatura pensar bem, atrairá o bem, se pensar mal, atrairá o mal, pois ele existe nas vibrações deletérias que cruzam o espaço em todas as direções, com intensidade maligna no planeta Terra.

REFLEXO - Tem muito que sofrer. Tem que desenvolver a mediunidade; daí o trabalho que está dando.

DOUTRINAÇÃO - Estás enganado. Se o desenvolvimento da mediunidade resolvesse os problemas das criaturas, não haveria problemas no mundo Terra. A mediunidade, todos a possuímos, principalmente a intuitiva, que é um fato verídico para aqueles que estudam o Racionalismo Cristão e a vida fora da matéria. Somos um composto de Força e Matéria.

A Força é o elemento inteligente que governa e comanda a Matéria e o desenvolvimento da mediunidade. Esta muitas vezes tem originado desgraças no ser humano, porque a prática mediúnica requer estudo, disciplina, método e ordem. O desenvolvimento sem conhecimento e sem disciplina leva a criatura a um estado indesejável.

Há muitos loucos falando sozinhos. São médiuns desenvolvidos, sem conhecimento da vida espiritual. Não havendo disciplina, a Doutrina Racionalista Cristã não aconselha o desenvolvimento da mediunidade. Deve se esclarecer, conhecer-se como Força e Matéria e ter certeza de que tudo depende das criaturas. Deve viver as duas vidas, a material e a espiritual, para então pensar no desenvolvimento da mediunidade.

O médium desenvolvido e esclarecido dentro de uma corrente organizada pelo Astral Superior é útil a ele mesmo e à sociedade, porque é um instrumento dócil das Forças Astrais Superiores.
Estude o livro Racionalismo Cristão e terá melhor informação sobre o assunto mediunidade.

REFLEXO - Nunca frequentou nenhuma religião, mas está gostando do que está ouvindo, e irá estudar os livros.

DOUTRINAÇÃO - Estás compreendendo que aqui não é uma Casa espírita, mas, sim, o local onde se pratica uma Doutrina filosófica que esclarece sobre os porquês da vida espiritual. Isto é muito importante para o teu assistido não fazer confusão, não discutir nada sem o devido conhecimento, não falar em religião lá fora, cuidando de si e dos seus estudos.

Como nunca frequentou religião, melhor para ele, porque não tem o seu subconsciente impregnado de conceitos errôneos, que são transmitidos gratuitamente com palavras melosas, bonitas, mas muitas vezes por trás das aparências existem a exploração e a bajulação. Isso é inadmissível em nosso século.

REFLEXO - Meu assistido está pensando que a ignorância da Verdade acarreta sofrimento.

DOUTRINAÇÃO - Claro que, se não houvesse a ignorância da Verdade, o planeta Terra estaria completamente diferente, haveria mais compreensão e mais respeito. Os filhos respeitariam seus pais, estes educariam melhor os filhos, não dariam maus exemplos de conduta, de vícios, de coisas prejudiciais em decorrência desses mesmos vícios. Por isso é que dizemos: “quem não tem, não pode dar”. É isso que afirma a Doutrina Racionalista Cristã.

Observamos um pai que exige do filho respeito, mas se ele não dá o devido respeito, como pode exigi-lo? Tudo está dentro da lei de causa e efeito e do conhecimento da Verdade.

O dia em que o ser humano for verdadeiro com ele mesmo e vencer suas próprias imperfeições, o mundo Terra será diferente. Não haverá necessidade de colocar fechadura nas portas das casas, não haverá necessidade de exércitos aguerridos, como está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, nesta época. É triste, é desagradável tomar conhecimento desses fatos, fatos que machucam os seres de índole boa. Tudo isso ocorre pela falta de conhecimento da Verdade e exploração do ser humano para com o ser humano. Não se respeita mais o direito do cidadão.

O dia em que a humanidade atingir esses conhecimentos, a ignorância desaparecerá; quando nos referimos à ignorância, estamos falando da ignorância espiritual, porque jamais chamaríamos quem quer que seja de ignorante – isto é inadmissível na Doutrina Racionalista Cristã.

REFLEXO - Ele segue há pouco tempo esta Doutrina. Está procurando se esclarecer, porque admira as criaturas que trabalham nesta Casa. Os auxiliares estão sempre contentes, felizes, com suas fisionomias alegres; por isso tem vontade de participar dos trabalhos.

DOUTRINAÇÃO - Esse é o dever de cada um. Só não podemos ter alegria transbordando em nossa fisionomia quando vemos a tristeza que envolve milhões e milhões de seres no planeta Terra. Deveriam acontecer coisas boas, lindas e positivas, mas, infelizmente fatos desagradáveis acontecem, e a razão é para que as coisas melhorem.

A Doutrina Racionalista Cristã veio à Terra com a finalidade de esclarecer. É claro que necessitamos de criaturas de boa vontade para servi-la, espontaneamente, não queremos ninguém servindo a esta Casa sem ser desta forma. Queremos servidores de livre e espontânea vontade, porque dentro dessa vontade a criatura tem condições de se ligar às Esferas Superiores. E, então, dar sua colaboração com amor espiritual, um pouco de alento e paz para as criaturas que nos procuram, porque diariamente somos procurados, quer nas reuniões públicas, quer no atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras. Há sempre criaturas aflitas com problemas que surgem no cotidiano, que fazem parte do viver no planeta Terra.

As vibrações enfermiças, inferiores que envolvem o planeta com tanta intensidade espantam aqueles que têm conhecimento dessas mesmas vibrações. Por isso, deve haver cuidado com os pensamentos. Deve-se fazer as irradiações às 7 e às 20 horas, ou fazendo-as quando necessárias, quando se observa que os problemas estão acontecendo de uma forma estranha, os quais são corriqueiros no planeta Terra.

Devemos elevar o pensamento às Esferas Superiores, não lembrar de pessoas nas horas das irradiações, mas enfocar um ponto objetivo da natureza, para estarmos em contato com ela, instantaneamente, em fração de segundo, porque o pensamento tem velocidade maior que a da luz solar, que é de trezentos mil quilômetros por segundo.

O nosso pensamento é muito mais rápido do que qualquer velocidade registrada por aparelho na Terra. Muitas vezes o ser humano fecha-se num campo limitado, porque não tem conhecimento e nem vontade própria, e fica se julgando um infeliz, quando ele tem tudo para ser uma criatura feliz e responsável por sua vida, sabendo que pelo pensamento e pela vontade ele modificará seu viver para melhor.

É isso que fazemos nas Casas Racionalistas Cristãs, e é por isso que teu assistido está observando esta grandeza.

REFLEXO - Estou me sentindo envergonhado. Tenho sofrido tanto e estou arrependido. Todos que tivessem o vício que tive, teriam o mesmo fim, sem forças para poderem reagir e se libertar daquele sofrimento.

DOUTRINAÇÃO - Não conseguias te libertar do sofrimento sozinho porque não tinhas base para isso. Nenhum espírito que está na atmosfera da Terra tem condições de alar ao seu mundo sem o auxílio das Forças Astrais Superiores. Isso são Verdades cristalinas. O que aconteceu contigo foi o desrespeito que tiveste por ti mesmo, porque não vieste do teu mundo encarnar no planeta Terra para aqui chegar e ser um viciado ou um alcoólatra. O espírito não veio para ser um viciado. O espírito encarna para trabalhar, para evoluir racionalmente, para estudar e sentir a vida por todos os prismas.
Agora estás aqui sendo envolvido por essas almas evoluídas que, condoendo-se do teu sofrimento, irradiam para ti, para que possas ascender ao teu mundo sem perda de tempo, e lá então realizar uma auto-análise. Quem sabe em outra encarnação terás mais cuidado contigo mesmo? Isso é o que oferece o Astral Superior neste momento aos espíritos desencarnados e encarnados.

A criatura é o que pensa e o que quer ser. Se ela pensa bem, é uma criatura positiva, mas se pensa negativamente estará caminhando para a derrocada da sua vida espiritual e material, não tem outra saída. Ninguém pode ajudar quem pensa negativamente, nem as Luzes poderão atingi-la, porque as Forças do Bem respeitam o livre-arbítrio do ser encarnado, na íntegra. E, dessa forma, não interferem na sua vida, porque ela estará entregue à vontade dos seus pensamentos. Quando a criatura procurar disciplinar seus pensamentos através da vontade, e estabelecer uma disciplina rígida, as Forças do Bem poderão espargir os seus fluidos, fortificando o seu espírito debilitado pelas vibrações negativas da Terra.

Há muitas criaturas que nos procuram e vêm se lamuriar, dizendo : “Por que sofro tanto?”, “O que fiz nesta vida?”, “Não suporto mais”. O espírito é invencível, meus amigos. Ele é indestrutível, é eterno. Basta que a criatura ponha a vontade em ação, que é a alavanca do progresso, para sair da miséria. A criatura dará seus passos na Terra com firmeza, sentirá a grandeza da vida, que está a sua disposição, por todos os lados. Mas para ela sentir essas Verdades é preciso despojar-se dos vícios, das misérias que vêm degradando a moral do ser humano, como aconteceu contigo em vida física. Parte, pois, com nossas irradiações amigas.

ASTRAL SUPERIOR
HENRIQUE RIBEIRO BASTOS

Caminhar com segurança na vida é dever de todos, sabendo conduzir a vida pela pauta da honradez. É preciso honrar seus compromissos com a sociedade e consigo próprios, trabalhar pela família para não haver a sua dissolução; e a Nação somente será fortalecida, se a família também o for.

Elevem-se acima das mazelas, para que possam viver com dignidade; saber ser tolerante com seus semelhantes é, realmente, o grande compromisso dos seres humanos que se faz necessário.

Honrem o trabalho, porque é pelo trabalho que o ser se tornará digno de se chamar cidadão. Não sendo um parasita, ajudará a Nação a progredir. São essas lições que se aprendem nas Escolas do Espiritualismo Cristão. Sendo assim, não haverá ninguém a queixar-se da vida, porque a vida é magnífica, sabendo vivê-la.

Existe sofrimento no planeta Terra porque a humanidade o atrai. Sabemos que o espírito vem a este mundo tomar posse de um corpo físico para despojar-se das dívidas de outras encarnações ou desta mesma. Mas se o espírito estiver alerta, se quiser realmente progredir na evolução e souber se esforçar, o seu sofrimento será muito pouco.

Por que dizem os seres que sofrem se nada devem? Devem muito, meus amigos: são débitos de vidas pretéritas.

As Escolas Racionalistas Cristãs oferecem obras maravilhosas, simples de serem assimiladas; não procuram lucros com elas, mas esclarecer os seres para que aprendam a viver com dignidade consigo mesmo e com a sociedade. Tenham horas para todos os momentos: no trabalho, na recreação ou no descanso do corpo físico, para não errarem mais do que já erraram.

Façam a limpeza psíquica diariamente de acordo com os horários convencionados pelo Racionalismo Cristão. Não podendo ser nesses horários, devem fazê-la de acordo com o tempo que se for apresentando para cada um, mas não deixem de fazê-la. Assim os seres terão mais alegria e poderão se elevar cada vez mais, trabalhando pela sua trajetória evolutiva, necessária a todos que estão encarnados. Após a partida deste mundo, ao chegarem a seu plano astral e depararem com suas esteiras fluídicas verificarão as suas ações. Se foram boas, haverá muita alegria, ou terão que voltar a este plano físico quantas vezes forem necessárias para aprenderem a viver dignamente.