.-.-.
Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano, tais como amor, paciência, tolerância, renuncia, contentamento, noção de responsabilidade e de harmonia que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros.
- Audinice Bortoleti Pereira

UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL – Carlos Vicente Lobosque

“O espírito não envelhece nunca. O que realmente envelhece é o instrumento corpóreo. O espírito encarna para promover o seu progresso, em luta constante com a adversidade. Os que vivem vida sã, dentro dos ensinamentos do Racionalismo Cristão desencarnam geralmente sem dar trabalho a quem quer que seja. Esses cumprem os seus deveres até o fim, porque não é o espírito que envelhece, é o seu corpo, a sua máquina. Com a desencarnação, regressa o espírito ao seu mundo de luz, para reencontrar-se no espaço superior com sua grande família espiritual.” Maria Cottas

Ao frequentar regularmente as reuniões públicas de limpeza psíquica, do Racionalismo Cristão de minha Cidade de Santos, Estado de São Paulo, o meu viver mudou e consegui equilibrar alguns sintomas que não me faziam bem, e a sintonia com esse ambiente me proporcionou aclarar minhas ideias, identificar meus erros e acertos, que formavam o acervo de minha juventude.

Também notei a alta frequência de seres com a cabeça branquinha, que se identificavam com a minha idade, assim me levaram a refletir ao passado com relação a minha idade física.

No entendimento de humanistas, o envelhecimento natural das pessoas não é uma doença e sim um momento de sua vida, que deverá ser levada como uma arte, e a sua maior recompensa é o carinho de sua família.

Na juventude o ser comum desfruta de recursos que a sua saúde lhe faculta e no envelhecimento é o momento do contato com outra realidade, quando diminui a riqueza dos reflexos e dos movimentos.

Nesse período da vida, o idoso admite que lhe é dado uma oportunidade a mais para refletir, quanto às coisas sérias da sua existência e assume uma atitude positiva para o futuro.

Ao passar dos anos a resistência física, os reflexos e os relacionamentos do idoso se modificam, porém a idade madura proporciona sentimentos de gratidão em relação à vida. Mas não é tudo, pois esse sentimento de confiança e força interior ajuda aprofundar sua sabedoria, diante dos erros e os acertos, que elevam e reforçam o estudo da espiritualidade.

“Para o espírito, quando encarnado, este mundo tem muitos atrativos, e ele sente ilusoriamente que a verdadeira vida está aqui, e muitos, perturbados, preocupam-se com o dia da chamada morte do corpo. Mas isso faz por ignorância da vida fora da matéria ou por fraqueza espiritual. Todavia, os que já ultrapassaram essa mentalidade têm condições de sentir a vida, a verdadeira vida, através do que aprenderam em nossa Doutrina. Para esses, a preocupação da desencarnação não existe.” Luiz de Mattos

A aposentadoria de um ser que trabalhou uma vida não significa parar deixando de lado suas atividades, entretanto, poderá ter uma vida mais centrada num permanente controle, principalmente com sua saúde, mas, parar a sua mente, jamais.

Poderá ser em trabalhos artesanais, voluntários, ou em sua profissão para que não lhe falte os recursos da sobrevivência de sua família.

Especialistas garantem que o idoso que busca a realização pessoal, prazer e alegria de viver depois da aposentadoria, vive mais e melhor, alternando seu tempo com o estudo da espiritualidade e o lazer metodizado e participativo.

A adesão do idoso ao trabalho voluntário, ou outra atividade que combine com a identificação e gosto pelo que faz, fatalmente irá refletir positivamente em sua saúde emocional, prolongando a sua existência física.

Ao aderir a um grupo social, o indivíduo eleva a auto-estima, melhora o bem-estar e condiciona-se fisicamente, reforçando-se a um processo de defesa imunológica em sua saúde.

Nesse grupo social, principalmente se for espiritualista, em contato com as Forças Superiores, numa convivência, o idoso tem a consciência de pensar e agir de forma mais salutar do que aqueles que estão em situação isolada.

Viver só não é bom, pois as consequências produzem tristeza, e debilitam a saúde física e mental, com agressões de ordem psíquica, produzindo outros males no organismo físico, porém, ao sentir-se em companhia de amigos, diminuem os riscos da depressão e da ansiedade.

Poderíamos citar, por exemplo, a adesão à militância racionalista cristã, pois esse trabalho voluntário proporciona ao ser a mudança comportamental, produzindo efeitos benéficos em sua natureza, que o ajudará cultivar sua saúde pelo simples fato de se ocupar, elevando sua auto-estima, para que sua mente se mantenha sempre saudável.

"Não há nada que mais dignifique o homem que o trabalho, por mais modesto que ele seja, porque todos fazem falta nesta grande oficina que é o mundo.” Luiz de Mattos — Livro Para Quando os Reveses Chegarem - Joias da sabedoria racionalista cristã

UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Carlos Vicente Lobosque
Participação na elaboração e revisão: Wilson Candeias


Fonte:

ASTRAL SUPERIOR
LUIZ ALVES THOMAZ

A Doutrina Racionalista Cristã é de grande valor espiritual, que ensina as criaturas a se conhecerem como Força e Matéria, porque aprendem a viver, sem pedir nem implorar proteções, ensinamos as criaturas que tudo depende dela, que é ela que fará o seu viver no planeta Terra, que é ela que fará sua própria proteção, conforme usar o seu livre arbítrio, conforme dirigir a sua própria vida.

Aqui no Racionalismo Cristão respeitamos a vida de todos os seres humanos, porque as criaturas merecem respeito e consideração, aqui não se engana a ninguém porque nosso lema é sempre dizer a verdade, a vida no planeta Terra é coisa séria, todos tem que aprender a viver, viver sem ilusões, vivendo a realidade da vida, sabendo valoriza-la sabendo da importância a vida aos valores espirituais, sabendo se conduzir, sabendo agir honradamente em prol da sua própria evolução, cada um tem que fazer a sua parte.

O espírito quando vem encarnar no planeta Terra, já vem preparada porque sabe dos sofrimentos que ira passar e vem para resgata-los e para fazer a sua evolução espiritual, por isso não adianta as lamúrias e queixumes, a criatura tem que se fortalecer, tem que se esclarecer, para poder levar avante, por se desvencilhar dos seus sofrimentos, para viver a vida com dignidade, com valor, honradez e com coragem.

A covardia, as desilusões, as vinganças, são sentimentos inferiores, que muito atrasam a evolução das criaturas no planeta Terra, as criaturas tem que viver com humanidade, tem que viver com dignidade, e tem que ajudar uns aos outros, a vida é difícil no planeta Terra, todos sabem disso, mas, não é só de sofrimentos, há muitas alegrias no viver do ser humano, e há muita coisa boa a ser apreciada no planeta Terra, é preciso olhar ao seu redor, é preciso ver com os olhos da alma, tudo aquilo que acontece, tudo que a natureza oferece, a natureza é grande e sabia em tudo aquilo que faz, despertem olhem para as coisas bonitas que a vida oferece, olhem o cantar dos pássaros, olhe o sol que ilumina, que esquenta o planeta Terra, olha os frutos que vos alimenta, olha tudo aquilo que de bom existe também para a alegria do ser humano no planeta Terra.

Não vivam só pensando em desgraças, coisas ruins, procurem altear os seus pensamentos, a pensar com elevação, a pensar nas coisas boas da vida, a atrair para si os eflúvios superiores, eflúvios dos espíritos que aqui estão para ajuda-los, fortifica-los, e que as criaturas continuem o seu viver no planeta Terra, para que saibam caminhar com passos firmes, que tenham personalidade, que saibam aquilo que querem, porque querer é poder, todos são partículas da inteligência Universal, são força, e como força tudo podem.

Sempre que usar esta força para o bem, usar seu pensamento positivo para o bem próprio e para o bem de todos seres humanos, aprendam a irradiar por todos, não peçam nada aos espíritos e não pensem apenas em si, procurem irradiar também pelo ser humano, por tudo que existe no planeta Terra, por todos os sofrimentos, todas as agruras que está passando o planeta Terra, procurem irradiar com os pensamentos positivos, para que os dirigentes das nações tenham consciência do dever que lhes cabe, para que tudo façam em benefício dos povos, em benefício da pátria, para que haja paz.

Haja tranquilidade no planeta Terra, para diminuir o sofrimento dos seres humanos, tudo depende das criaturas, e havendo a união de pensamentos, tudo ira melhorando aos poucos no planeta Terra, mas é preciso que as criaturas tenham consciência, de que precisam pensar bem, de que precisam ter o pensamento elevado para ajudarem-se a si próprios e ajudarem o próprio progresso do planeta Terra, ajudarem a ter dias melhores, para que haja mais paz e tranquilidade, a paz que todo mundo deseja e que esta em cada um.

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo